Como a meditação pode ajudar sua carreira

Dar uma pausa no trabalho para meditar ajuda a aliviar a tensão e a se concentrar melhor nas tarefas

Escrito por Deborah Busko

Cada vez mais interessadas na melhoria da qualidade de vida dos profissionais, as empresas têm oferecido recursos e atividades que promovem o bem-estar e melhoram a produtividade. Enquanto algumas empresas oferecem os seus funcionários refeições mais saudáveis e investem em exercícios de alongamento, por exemplo, outras estão fornecendo espaço e tempo para que as pessoas deem uma pausa no trabalho para meditar.

A prática tem se tornado comum nos locais de trabalho, principalmente onde há profissionais exercendo funções de alto desgaste e tensão emocional. Essa técnica oriental dá à pessoa a possibilidade de limpar a mente e aliviar as tensões do cérebro e do corpo. Meditar ajuda a reduzir o estresse, diminuir os conflitos internos e aumenta a capacidade de auto avaliação.

A meditação também ensina a ter controle sobre as emoções diante de situações adversas. Dessa forma, é possível enxergar claramente os fatos e tomar decisões lógicas e mais razoáveis ao invés de agir impensadamente.

Com o corpo relaxado e cabeça pensando em coisas fora da vida da vida profissional, é possível ter maior poder de focalização e prestar atenção no que realmente importa.

Outra questão importante sobre como a meditação pode ajudar na carreira, é que este tipo de atividade cria um ambiente favorável à reflexão e ao autoconhecimento. Após uma sessão de meditação, as pessoas ficam mais concentradas nas tarefas, têm mais vontade e entusiasmo para cumprir o expediente.

Perder alguns minutos do dia refletindo sobre os próprios valores incentiva as pessoas a descobrirem se estão felizes com o que fazem.

Caso não estejam, é uma boa oportunidade para repensar as atitudes, criar novas estratégias e comportamentos para melhorar o rendimento. Bom para os funcionários, bom para a empresa, que ganha com o aumento da produtividade.

Como meditar no trabalho

O ideal é que a meditação no trabalho seja feita em um local calmo, confortável, com baixa iluminação e som ambiente. Mas se sua empresa ainda não oferece a atividade e nem local específico para isso, não perca tempo e comece a praticar sozinha mesmo.

A meditação pode ser feita em qualquer lugar: na mesa de trabalho, dentro do carro, em uma praça, qualquer lugar em que você possa fechar os olhos e fugir das distrações externas. Desligue o computador, o celular e tudo mais que possa atrapalhar você.

Depois, feche os olhos e se concentre na sua respiração. Sinta os movimentos de inspirar e expirar. Limpe sua mente. Pode parecer complicado fazer isso, mas com o tempo e treinando diariamente, você perceberá que o prazer de meditar no trabalho pode colaborar muito para melhorar sua vida profissional.

Para você