Cominho: mais sabor para os seus pratos e benefícios para a sua saúde

Algumas das preparações mais famosas que utilizam o cominho como ingrediente são o molho barbecue e o curry

Escrito por Tais Romanelli

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De nome científico Cuminum cyminum, o cominho é um tempero conhecido desde o Egito Antigo. Atualmente, é cultivado especialmente na Índia, África do Sul, Oriente Médio e México, mas, vale destacar, utilizado no mundo inteiro.

Bianca Sermarini, nutricionista funcional e consultora do Instituto OrtoBio, explica que o cominho era utilizado desde a antiguidade no preparo de alimentos e de licores. “Ainda hoje, é um ingrediente muito comum no preparo de carnes, molhos, assados, pães, queijos, sopas e até alguns pratos doces”, diz.

Seu uso mais comum é em forma de pó. “As preparações mais famosas que utilizam o cominho como ingrediente são o molho barbecue e o curry”, destaca a nutricionista Bianca. Outros exemplos de pratos que se utilizam da iguaria são o kibe cru e homus, famosos na culinária árabe.

Os benefícios do cominho, porém, vão além do fato de dar mais sabor aos pratos. Conheça as vantagens deste tempero e saiba como utilizá-lo no seu dia a dia.

5 benefícios incríveis do cominho

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Bianca explica que o cominho é fonte de magnésio, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A e B. Confira bons motivos para inclui-lo nas suas preparações:

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1. Aliado da saúde cardiovascular: um estudo publicado no jornal científico Fundamentals of Clinical Pharmacology apontou que o cominho pode oferecer benefícios em longo prazo no que diz respeito à saúde cardiovascular, já que seu consumo constante foi relacionado a valores mais baixos de colesterol LDL e de pressão sanguínea.

2. Combate à anemia: Bianca destaca que o consumo de cominho pode ajudar a combater a anemia pelo fato de ser rico em ferro.

3. Melhora da digestão: o tempero é ainda conhecido por ajudar a melhorar a digestão e evitar gases.

4. Ação antioxidante: Bianca explica que o cominho oferece ação antioxidante, facilitando o processo de eliminação de toxinas do corpo.

5. Melhora da memória: a nutricionista acrescenta que o consumo regular de cominho também contribui para a melhora da memória, pois eleva os níveis de concentração.

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Vale destacar que a melhor maneira de incluir o cominho na sua alimentação é contando com as orientações de um nutricionista para, então, usufruir da melhor maneira dos benefícios que ele pode oferecer à saúde.

Formas de consumo do cominho

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Quer saber como incluir este tempero na sua alimentação? Confira as dicas:

Cominho em pó: este é provavelmente seu uso mais comum. O pó é proveniente da semente seca moída e tem sabor bem marcante. Bianca destaca que ele pode ser utilizado como ingrediente de receitas, sugerindo-se utilizar uma ponta de faca. “Os estudos sobre cominho ainda são escassos na literatura científica, porém, sugere-se utilizar uma ponta de faca como medida caseira (na forma em pó)”, acrescenta a nutricionista.

Chá: é possível preparar um chá com a semente do cominho, de acordo com a nutricionista Bianca. “Leve 500 mL de água ao fogo até ferver, apague o fogo e acrescente uma colher (de sobremesa) de semente de cominho. Abafe por 10 minutos. Basta coar e beber”, diz.

A iguaria ressalta o sabor dos mais variados pratos à base de queijos, carnes, ovos e legumes. Aromática, pode ainda ser acrescentada a molhos e pães, bem como a alguns tipos de licores, conservas e compotas doces.

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10 receitas que têm o cominho como estrela

Inspire-se com as receitas abaixo e ressalte o sabor dos seus pratos com o uso do cominho:

1. Curry caseiro

Foto: Reprodução / Sem medida


Vale destacar que curry não é um tempero, mas, sim, a combinação de vários. Também conhecido como caril, é muito utilizado em países asiáticos como Índia, Tailândia. Geralmente leva, além do cominho, gengibre, canela, cardamomo, zimbro, cúrcuma, feno-grego e pimenta.

2. Homus

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Trata-se de uma pasta de grão-de-bico com tahine, de origem árabe, muito saborosa. Existem várias versões, mas esta receita é feita com grão de bico cru, tahine, limão, azeite, alho, sal, pimenta-do-reino e cominho.

3. Kibe cru

Foto: Reprodução / Jantinha de hoje

Para fazer este clássico prato da culinária árabe, você usará trigo para kibe, patinho moído duas vezes, cominho, pimenta síria (opcional), sal, pimenta-do-reino, azeite, hortelã e cebola.

4. Chili

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Receita típica do Texas, o chili é superfácil de fazer e fica com um sabor incrível. Além disso, é perfeito para aquecer nos dias frios e uma boa maneira de reaproveitar o feijão.

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5. Tex-Mex

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O rendimento é de seis porções, e você usará apenas carne moída, cebola, aipo, tomate, água, feijão cozido, chili powder, cominho em pó, alho em pó, sal, pimenta-preta moída, açúcar e azeite de oliva.

6. Guacamole

Foto: Reprodução / Gastronomismo

O já conhecido e apreciado guacamole numa receita fácil em que você precisará apenas de cominho, sal, alho, avocados, limão, tomates, cebola roxa, coentro fresco e pimenta.

7. Carne moída com batatas e cominho

Foto: Reprodução / Temperaria

Essa é uma boa pedida para uma refeição completa e saborosa. Você precisará apenas de carne moída, batatas inglesas grandes, cebolas, alho, tomates, molho de tomate, cominho em pó, óleo e folhas de manjericão fresco.

8. Frango indiano

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Um filé de frango feito com cebolas, gengibre e cúrcuma, sementes de coentro e de cominho para dar textura e mais sabor, um pouquinho de pimenta vermelha em pó e leite de coco para unir os sabores e deixar o prato com um molho sedoso.

9. Pão de cebola e cominho

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Para fazer este pão saboroso, você usará apenas farinha de trigo, açúcar, manteiga, água, fermento biológico fresco, sal, cominho, cebola e ovo.

10. Arroz tailandês

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

De sabor marcante, este arroz é uma ótima ideia para variar o prato principal do dia a dia. O cominho, combinado com louro, coentro, páprica doce, tahine e gengibre, criam um sabor poderoso e inesquecível!

Lembre-se, porém, que o cominho tem sabor marcante, por isso, não exagere!

Efeitos colaterais e contraindicações

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O consumo moderado de cominho não oferece problemas à saúde. De acordo com Bianca, o cominho só é contraindicado para quem tem gastrite, pois é irritante à mucosa gástrica.

Agora você já sabe que, além de dar mais sabor aos pratos, o cominho, quando consumido regularmente, pode oferecer vantagens à saúde. Consulte seu nutricionista e inclua este tempero na sua alimentação.

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