7 coisas tóxicas que pensamos sobre cuidar de nós mesmas

Colocar-se em primeiro lugar por alguns minutos não tem nada a ver com ser egoísta

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você até sabe que é importante separar um tempo para cuidar de si mesma. Porém, na prática, você tem muita dificuldade em dedicar alguns momentos do dia para se paparicar, pois você se sente culpada por deixar o trabalho, o parceiro, os filhos ou quem quer que seja em segundo plano por alguns instantes.

Se você se identificou com essa situação, saiba que isso acontece porque, quando o assunto é cuidar de nós mesmas, somos muito propensas a ter pensamentos tóxicos que nos impedem de fazer pequenos gestos para nos agradar. Conheça os principais deles e veja por que devemos evitá-los:

1. Cuidar de si mesma é muito caro

Foto: iStock

Dedicar um tempo aos cuidados com você mesma não é sinônimo de torrar suas economias. À primeira vista, o autocuidado pode até nos fazer lembrar de spas luxuosos e tratamentos estéticos caríssimos, mas a verdade é que até mesmo um banho ou uma soneca podem ser justamente o que você precisava para se sentir melhor.

2. Tirar um tempo para você é sinal de egoísmo

Foto: iStock

As mensagens que recebemos da nossa cultura, das outras pessoas e de nós mesmas nos dizem que não é legal pensar no próprio umbigo – e, realmente, a vida em família e em sociedade requer que levemos os outros em consideração.

Porém, é fundamental separar um tempo apenas para você, e isso não tem nada a ver com egoísmo. Em primeiro lugar, você merece. Em segundo, tenha em mente que, sem cuidar de si mesma, você não terá forças para atender às demandas do parceiro, da família, dos filhos, do chefe, dos clientes etc.

3. Cuidar de si mesma não passa de luxo

Foto: iStock

Que grande mentira! Não se deixe enganar por esse pensamento tóxico, pois cuidar de si mesma não é luxo, e sim necessidade. Prestar atenção naquilo que seu corpo e sua mente estão precisando pode significar fazer algo que vai desde diminuir a carga do treino até romper uma amizade que te faz mal, ou seja, mais ou menos complexo.

Contudo, seja qual for o caso, na maioria das vezes o cuidado que você precisa não tem nada de luxuoso: a verdadeira moeda aqui é o tempo que você poderá dedicar a você mesma.

4. Autocuidado significa meditar por longos minutos

Foto: iStock

Talvez você seja uma pessoa mais agitada que não tem a menor vontade de passar 45 minutos sentada na posição de lótus tentando prestar atenção em sua respiração. Nesse caso, saiba que tirar um tempo para si mesma não precisa ser sinônimo de meditar.

Se você precisa colocar seus pensamentos em ordem, mas não consegue ficar muito tempo parada porque você fica entediada ou simplesmente dorme, você pode dar um tempo para sua cabeça enquanto faz outra atividade, como caminhar ou praticar jardinagem.

5. Você não tem tempo para cuidar de si mesma

Foto: iStock

Ter uma rotina cheia de compromissos profissionais, familiares e pessoais, que não deixam tempo para cuidar de você mesma, pode prejudicar o sistema imunológico e favorecer o surgimento de sintomas de ansiedade e depressão.

Por isso, mesmo que você não tenha uma hora por dia, certamente você tem dois ou três minutos – e eles podem ser usados para o seu autocuidado. Use esse tempo para ficar longe do celular, apreciar a vista da janela ou simplesmente prestar atenção em sua respiração. Esses pequenos intervalos já representam uma forma de voltar seu olhar para si mesma, o que ajudará você a manter seu equilíbrio.

6. As necessidades de quem você ama devem estar em primeiro lugar

Foto: iStock

Sabe aquela orientação dada antes de um voo de avião para que, em caso de despressurização da cabine, os passageiros coloquem a máscara de oxigênio em si mesmos e somente depois ajudem pessoas com dificuldades? Então, ela também vale para o autocuidado.

Dedicar-se somente às necessidades de outras pessoas, por mais que elas sejam importantes em sua vida, é um passo certeiro em direção ao esgotamento físico e mental. Você não apenas merece, mas você também precisa se paparicar um pouco – seja comendo seu chocolate preferido ou passando um hidratante com o melhor perfume do mundo.

7. Cuidar de você mesma é apenas mais uma tarefa

Foto: iStock

Se você já não tem tempo para nada, pensar em adotar um hábito de autocuidado pode soar apenas como mais uma tarefa não cumprida na sua lista de compromissos – e isso é um tremendo engano!

Você não deve pensar em separar um tempo para si mesma apenas porque você “precisa” ou porque “vai fazer bem para você”. Em vez disso, encare os gestos de autocuidado como algo que você merece e que é seu direito.

Nem sempre é uma tarefa fácil, mas é preciso se livrar da culpa por se colocar em primeiro lugar por alguns instantes. Cuidar de si não vai fazer você uma profissional menos qualificada ou uma mãe menos dedicada. Pelo contrário: ter um tempo exclusivo para o autocuidado vai ajudá-la a encontrar seu equilíbrio para desempenhar melhor todos os seus papéis, inclusive o de ser você mesma.

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários