Bem-estar

15 coisas sobre superar um amor que só se aprende com o tempo

Foto: iStock

Atualizado em 26.09.23

Seu namorado terminou com você e você está no fundo do poço? A gente realmente sente muito que isso tenha acontecido, pois todas nós sabemos como é difícil passar por uma decepção amorosa.

Porém, nós também gostaríamos de te dizer que esse sofrimento não será eterno. A verdade é que nem a gente acreditava nisso quando era mais nova, mas, se você aceitar algumas dicas de quem já passou por essa mesma situação, nós garantimos que estas 15 coisas vão te ajudar a superar seu ex:

1. Sim, você vai se apaixonar novamente

Foto: iStock

Essa tristeza toda vai passar e essa pessoa vai ficar para trás, de forma que você vai conseguir se apaixonar e amar novamente – e você não vai precisar “se esforçar” para isso, simplesmente vai acontecer.

2. Conte com suas amigas, mas recupere seu equilíbrio

Foto: iStock

Publicidade

Em um primeiro momento, você tem todo o direito de chorar no colo das amigas, contar com elas para se livrar das lembranças do ex e pedir que pelo amor de Deus elas te levem junto em todos os programas.

Porém, se o único assunto entre vocês continuar sendo o seu término por muito tempo, isso não vai ser muito legal para elas. Se você sente que ainda precisa conversar mais sobre isso, pode ser o momento de procurar uma terapia.

3. Não existe um prazo em que você “deva” parar de sofrer

Foto: iStock

Você já ouviu falar que o tempo para se recuperar de um término corresponde à metade da duração do relacionamento? Pois pode esquecer um amor. O fato é que cada pessoa precisa do seu próprio tempo para viver e superar a perda. É natural e necessário passar pelas fases do luto.

4. Você não está exagerando

Foto: iStock

Pode até ser que as pessoas mais velhas digam que um término não é motivo para tanto sofrimento – e que depois de um tempo você até concorde com elas. Porém, se é assim que você se sente de verdade, então você não está exagerando. Só tenha em mente que vai passar.

Publicidade

5. Tudo bem odiar seu ex, mas não se apegue a isso

Foto: iStock

Você tem todo o direito de odiar seu ex e qualquer coisa que te lembre dele, ainda mais se ele te traiu ou magoou de outra forma. Porém, quanto antes você se livrar dessa raiva, mais rápido você vai deixar de se preocupar com a existência dele.

6. É melhor cortar relações nas redes sociais

Foto: iStock

Pelo menos em um primeiro momento, é melhor não ter acesso às atualizações do seu ex no Facebook, no Instagram etc. Afinal, ficar tentando entender o que significa cada curtida que ele der ou receber não vai te ajudar em nada, só vai criar mais sofrimento.

7. Não é culpa sua

Foto: iStock

Não caia na armadilha de achar que você não era boa o suficiente para ele. Talvez você não fosse a pessoa ideal para este momento, mas você não pode medir seu valor a partir das expectativas de outra pessoa.

8. Bebida e celular não combinam

Foto: iStock

Você pode até ter apagado o contato da sua lista, mas, se você sabe o número dele de cor, não é difícil cair em tentação e mandar um áudio chorando no meio da madrugada depois de uns copos a mais. Por isso, tente não passar do seu limite ou deixe o celular com sua amiga.

Publicidade

9. Não desconte a raiva na nova namorada dele

Foto: iStock

Pode até ser que ela tenha um cabelo esquisito e que você se sinta um pouco melhor por alguns instantes ao procurar defeitos na atual do seu ex, mas a verdade é que a decisão de terminar ou não cabia apenas a ele. Não vale a pena perder seu tempo odiando uma pessoa que você não conhece.

10. Se você vivia nervosa por causa dele, comemore!

Foto: iStock

Lembre-se de todas as vezes em que ele sumia, te tratava mal ou fazia você se sentir insegura. Agora que o namoro terminou, isso não te pertence mais! Se você vivia passando nervoso por causa do seu ex, comemore, pois você não precisa mais se preocupar com nada disso.

11. Ele não é tão incrível assim

Foto: iStock

Ele até pode ser bonitinho e divertido, mas uma pessoa realmente incrível é aquela que vai fazer você se sentir amada e valorizada. O amor muitas vezes coloca filtros em nossos olhos – logo você vai perceber que ele não era tão perfeito assim, muito menos insubstituível.

12. Tudo bem se não der para vocês serem amigos

Foto: iStock

É bem difícil manter uma amizade com uma pessoa com quem você teve momentos muito íntimos, ainda mais se você saiu magoada. Tornar-se amiga do seu ex não significa necessariamente que você é uma pessoa mais madura, portanto não se sinta culpada por cortar qualquer tipo de relação.

13. Evite comportamentos autodestrutivos

Foto: iStock

Trancar-se em casa por meses, abandonar seus compromissos, exagerar na bebida ou sair transando com todo mundo apenas por vingança e sem ter a menor vontade são comportamentos que só trarão prejuízos à sua vida. Nada disso vai ajudar você a superar seu ex, porque o problema estará dentro de você.

14. Transforme seu sentimento em algo positivo

Foto: iStock

Em vez de adotar os comportamentos acima, procure transformar esses sentimentos em algo positivo. Dedique-se aos estudos e à carreira, matricule-se na academia, entre em um programa de voluntariado ou programe-se para fazer uma viagem: este é o momento de pensar em estar bem por você mesma.

15. Não deu certo porque não tinha que dar mesmo

Foto: iStock

Depois de algum tempo, você vai entender que esse relacionamento não tinha como dar certo e nem deveria dar certo. Talvez você perceba que seu ex não era como você imaginava (e que ele não teria lugar na sua vida hoje), ou você conheça outra pessoa com quem você será muito mais feliz.

Você não vai sofrer para sempre. É difícil aceitar isso quando somos jovens e passamos por nossas primeiras decepções amorosas, mas acredite neste recado do futuro: isso tudo vai passar, você vai se sentir bem, a lembrança do seu ex não vai mais fazer a menor diferença e você vai voltar a amar. Fique bem!

Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.