5 coisas que você precisa saber antes de cortar a franja

Cortar ou não cortar? Conheça algumas vantagens e desvantagens da franja

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock


Bateu aquela vontade de mudar o visual e você está pensando em adotar uma franja? Então saiba que ela é democrática e combina com cabelos de todos os tipos e comprimentos, desde que suas características sejam levadas em consideração na hora de cortar.

Porém, antes de sair correndo para o salão, você precisa saber que a franja pode mudar a sua rotina de cuidados com o cabelo, além de parecer ter vida própria alguns dias. Mas não se abale! Quando o corte é bem escolhido, a franja tem tudo para deixar você ainda mais charmosa.

Se você ainda não conseguiu decidir, aqui estão cinco coisas sobre a franja que você precisa levar em consideração:

1. Seus penteados vão ganhar um charme a mais

Foto: Instagram / CamilaCoelho

Sabe o que vai acontecer quando você fizer penteados como um coque alto, um rabo de cavalo ou uma trança? Sua franja vai dar ainda mais charme para o seu rosto! Penteados com o cabelo preso ficam ainda mais graciosos e divertidos com esse detalhe.

Claro que, para obter esse efeito, a franja precisa ser escovada e modelada, senão ela pode se desalinhar e comprometer o seu visual.

Leia também: Franjas: conheça os estilos e saiba como escolher a ideal para você

2. O secador será seu melhor amigo

Foto: iStock

Com a franja, os bad hair days podem se tornar mais frequentes se você não der a devida atenção a essa parte do cabelo, pois não é possível disfarçá-la com um coque um ou rabo de cavalo – na verdade, ela ganha ainda mais destaque com esses truques!

Por isso, logo você vai descobrir que secar a franja com o secador enquanto a modela com uma escova garante um visual muito melhor do que deixar que ela seque naturalmente. Quando a franja seca ao vento, ela costuma ficar desalinhada e cheia de frizz.

3. Ela cresce muito rápido – ou muito devagar!

Foto: iStock

Sim, sua franja vai crescer muito rápido ou muito devagar, tudo depende do ponto de vista. Se você estiver amando seu visual com franjinha, pode ter certeza que você vai achar que ela está crescendo demais. Dessa forma, você vai ter que frequentar o salão a cada 15 dias – ou pelo menos aprender a apará-la em casa sem causar grandes desastres.

Por outro lado, se você cansar do visual e quiser se livrar da franja, vai parecer que ela está levando uma eternidade para crescer. Para piorar, no começa ela vai ficar caindo no olho até atingir o tamanho suficiente para você prendê-la.

Assim como o restante dos fios, a franja cresce de 1 a 2 cm por mês. Embora isso seja suficiente para modificar o corte, ainda é muito pouco para que o comprimento dela se iguale ao do cabelo. Você vai precisar ter bastante paciência nesse período.

Leia também: Inspire-se com a leveza dos looks com franja lateral para seu próximo corte de cabelo

4. A franja fica oleosa com bastante facilidade

Foto: iStock

A franja está em contato com a testa, uma das regiões mais oleosas do nosso rosto. Por isso, ela acaba absorvendo parte desse óleo e pode ficar com uma aparência não muito legal, mesmo que o restante do cabelo esteja maravilhoso.

Para evitar esse problema, evite ficar passando a mão na franja o tempo todo e carregue um shampoo seco na bolsa para dar uma disfarçada na oleosidade e manter o cabelo bonito até você poder lavá-lo.

5. Seu rosto pode mudar – e isso não é de todo ruim

Foto: Instagram / Franbonaa

Quem nunca usou franja pode ter uma surpresa ao se olhar no espelho logo após o corte, pois ela é capaz de modificar bastante sua aparência conforme o formato do seu rosto, as características do seu cabelo e a sua idade.

Franjas laterais e mais longas formam uma moldura para o rosto, deixando a face mais estreita. As franjas na altura da sobrancelha, por sua vez, podem dar um charme ou fazer você parecer mais nova.

Franjas bem curtinhas são mais adequadas para rostos retangulares e quadrados e para pessoas com testa estreita, pois elas têm o poder de alongar as feições. Porém, esse tipo de franja pode não ficar muito legal em pessoas com rosto redondo ou testa muito larga, pois ela ressalta ainda mais essas características.

Leia também: Franja curta: ousadia e estilo para um visual marcante

Por isso, antes de cortar a franja ou de fazer qualquer mudança significativa no cabelo, o mais indicado é procurar um cabeleireiro especialista em visagismo, capaz de avaliar o formato do rosto e indicar as melhores opções para cada pessoa.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web