5 coisas que você provavelmente esquece de limpar durante a faxina

Pequenos detalhes que podem deixar os ambientes mais agradáveis

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Ter uma casa limpa e organizada é bom não só para o ambiente, mas também para a vida fluir melhor. O espaço representa quem cada um é e reflete como cada um vive.

Mas, na correria do dia a dia, a maioria das pessoas acaba não cuidado corretamente de tudo o que é necessário em uma casa e deixando passar despercebidos alguns itens importantes.

Por isso, se você é do tipo que joga a roupa suja debaixo da cama ou embola tudo dentro do armário para ninguém ver, é hora de repensar esses hábitos e começar a agir de uma forma diferente. Para buscar mudanças reais na vida, veja cinco áreas em sua casa que você precisa limpar!

1. Cortinas

Foto: iStock

As cortinas trazem personalidade para os ambientes e coletam toda a luz natural – e também os ácaros. E, portanto, elas precisam passar por limpezas periódicas. Antes de decidir simplesmente lavar à máquina, veja opções de limpeza manual e limpeza profissional. Independente da forma escolhida, é certo que o resultado será sua casa brilhando e suas visitas certamente vão observar.

Dicas para o dia a dia

  • Deixe as janelas fechadas durante o mau tempo, como chuvas e ventania.
  • Não deixe cortinas tocarem o chão (se necessário, dobre ou faça uma barra).
  • Não deixe os animais de estimação e as crianças tocarem as cortinas.

2. Controle Remoto

Foto: iStock

É a parte mais negligenciada (ainda que sempre usada) de qualquer sala de estar. Embora as impressões digitais gordurosas não sejam necessariamente o fim do mundo, elas podem deixar o controle remoto infestado por germes. Para resolver esta situação, retire as pilhas e limpe o objeto com uma mistura de sabão e água.

Leia também: Como limpar cortinas, persianas, tapetes e carpetes

Dicas para o dia a dia

  • Encape o controle remoto com papel de embrulho ou plástico.
  • Determine uma determinada área para deixar o controle remoto no final do dia.
  • Crie o hábito de limpar o controle remoto após o uso.

3. Almofadas

Foto: iStock

São a parte mais confortável do sofá – o que provavelmente é o motivo pelo qual elas precisam ser as mais limpas. É nelas que você descansa os pés ou o corpo todo depois de um longo dia de trabalho… Assim como as cortinas, as almofadas podem ser limpas com diferentes métodos, que dependem principalmente do seu material. Algumas capas podem ser lavadas à máquina, já outras precisam ser lavadas a seco profissionalmente.

Dicas para o dia a dia

  • Não deixe os animais de estimação se deitarem sobre elas.
  • Invista em boas capas para as almofadas.

4. Molduras das portas

Foto: iStock

As portas usadas diariamente – como a porta do armário, do quarto, do banheiro, entre outras – coletam marcas de desgaste, impressões digitais suas e de outras pessoas que frequentam a casa. A solução mais fácil é usar um espanador para remover a poeira (não se esqueça de limpar a parte superior) e um pano para finalizar, mantendo suas portas com cara de novas.

Dicas para o dia a dia

  • Mantenha as dobradiças da porta em boas condições.
  • Limpe a área em torno das portas que ficam para fora.

5. Lixeiras

Foto: iStock

As latas de lixo são usadas apenas para colocar coisas sujas, então pode parecer engraçado ter que limpá-las. Mas a culpa do mau cheiro do lixo pode ser exatamente o que cai fora do saco e acaba apodrecendo na parte inferior da lixeira. Embora esta não seja uma tarefa agradável, ela precisa ser feita. Use um detergente de lavar louças, deixe com água na lixeira, depois enxágue.

Dicas para o dia a dia

  • Compre sacos de lixo de alta qualidade que não rasguem facilmente.
  • Evite jogar o lixo com líquidos e objetos cortantes.
  • Use lenços desinfetantes depois de cada vez que você tirar o lixo.

A princípio todas essas tarefas podem parecer complexas, mas, ao inseri-las na rotina, criando o hábito da limpeza de cada item, o processo se tornará mais fácil e natural, além de garantir uma casa sempre agradável.

Leia também: 10 hábitos inteligentes para uma casa sempre limpa e arrumada

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web