Coaching: saiba como essa técnica pode melhorar a sua vida

Escrito por Camila Mocki

Foto: iStock

Você tem algum sonho, mas sente que por algum motivo não consegue alcançá-lo? Talvez o coaching possa te ajudar.

De uma maneira eficaz, o coaching faz um reconhecimento sobre você e traça metas certeiras para que você atinja seus objetivos e se aperfeiçoe em todos os âmbitos de sua vida.

Nós conversamos com a coach Marcia Rafael, para esclarecer algumas dúvidas em relação ao coaching, confira:

O que é coaching?

Foto: iStock

O coaching é um processo de desenvolvimento pessoal que visa atingir um determinado objetivo, podendo ser no âmbito profissional ou pessoal.

Durante o treinamento, o coach irá propor objetivos e metas para alcançar o que foi pedido pelo cliente. É um processo que não tem uma duração fixa, ela varia de acordo com os objetivos de cada pessoa. Mas sempre busca o desenvolvimento e aperfeiçoamento individual ou de um grupo.

Leia também: 10 mulheres empreendedoras para te inspirar

Tipos de coaching

Foto: iStock

O coaching pode se desdobrar em várias vertentes. Dependendo do seu objetivo, você irá procurar um determinado tipo de coach, especializado na área que você deseja se aperfeiçoar.

Coaching financeiro

O objetivo do coaching financeiro é identificar falhas e traçar metas para melhorar as finanças do cliente. Pode ser voltado para as finanças pessoais ou de uma empresa. O coach irá ensinar o cliente a identificar os melhores momentos para fazer um investimento ou a hora certa de economizar, por exemplo.

Coaching de carreira

Muito procurado por jovens que estão decidindo seu futuro, o coaching de carreira é responsável por auxiliar as pessoas a evoluírem em suas carreiras ou a encontrarem uma profissão que as complete.

Coaching de emagrecimento

É indicado para quem quer perder peso para ter uma vida mais saudável. O coach trabalhará os hábitos do cliente, ensinando-o sobre gestão de tempo, disciplina e comprometimento. Visando alcançar seus devidos objetivos.

Coaching de vendas

No coaching de vendas, o coach utilizará a metodologia do coaching, juntamente com as melhores táticas de vendas, para aperfeiçoar a capacidade de venda de um indivíduo ou de uma empresa.

Leia também: 8 maneiras leves e divertidas de reacender a sua criatividade

Coaching de relacionamentos

Auxilia casais a alcançarem suas metas e objetivos em comum. Nesse processo, os casais são postos a se conhecerem melhor, com o objetivo de conquistarem seus objetivos juntos.

Coaching de negócios

O coaching de negócios ajuda empresários e microempreendedores a identificar as potencialidades de sua empresa, para conseguir fazer com que ela cresça a partir das metas do coaching.

Coaching esportivo

Esse tipo de coaching auxilia atletas a alcançarem seus objetivos mais rápido, dentro da carreira do esporte. Nele são utilizados incentivos positivos e treinamentos de coaching.

Para cada tipo de objetivo existe um tipo de coaching específico, que irá ajudá-la a alcançar seus sonhos. Já identificou o seu?

Coach e coachee

Foto: iStock

O mundo do coaching envolve algumas terminologias complicadas que podem causar certa confusão. Como é o caso do coach e coachee.

Leia também: 14 traços poderosos de líderes para praticar na sua vida

Coach

O coach é o profissional habilitado para aplicar as metodologias do coaching para ajudar pessoas e empresas a alcançarem seus resultados de forma rápida e objetiva. Ele que é responsável por analisar a situação atual do cliente e traçar metas compatíveis, para que seus objetivos sejam alcançados.

Coachee

O coachee é o cliente, a pessoa que recebe o coaching. O coachee terá sua vida aperfeiçoada durante o processo e viverá uma evolução em sua essência, visto que o objetivo do coaching é acessar o ser humano em sua essência e explorar a vida ao máximo, para que o coachee possa vivê-la em sua plenitude.

Apesar da semelhança entre os nomes, seus significados são completamente diferentes. Mas ambos têm uma enorme relevância para o processo de coaching.

Os benefícios do coaching

Foto: iStock

O coaching visa trazer inúmeras melhorias para a vida do coachee. Conheça alguns benefícios da metodologia que defende o aperfeiçoamento da vida humana:

Autoconhecimento e autocontrole

Para que o processo de coaching se realize, é preciso que o coach guie o coachee em uma introspecção, para que esse se conheça melhor, resultando nas metas ideais para alcançar o objetivo desejado. Dessa forma, o coachee passa a se conhecer melhor e ter maior controle sob suas ações. O processo de coaching fortalece o senso de identidade nos coachees.

Eliminação de travas

Para que o processo tenha sucesso, é indispensável que o cliente se desfaça de qualquer amarra ou trava que o impeça de progredir. Ele ajuda o indivíduo a sair da vida que ele não deseja mais viver, proporcionando o crescimento do coachee.

Curas emocionais

O processo de coaching proporciona a pessoa uma realidade de acolhimento, perdão, pertencimento e importância. O indivíduo é convidado a entender seus vícios emocionais que o impedem de chegar onde deseja, fazendo com que ele assuma uma outra postura diante de seus sentimentos. Deixando as emoções ruins e pesadas de lado e exaltando as que o fazem bem.

Habilidade do sonho

Com o coaching, o indivíduo passa a ser muito mais sonhador e ambicioso. Ele começa a enxergar sua vida cheia de oportunidades e não de obstáculos. Sua visão em relação à vida se torna muito mais positiva.

O coaching pode trazer muitos benefícios para o coachee, desde que este esteja aberto a encarar sua vida e buscar mudanças junto ao coach.

O que não é função do coaching?

Foto: iStock

Apesar do coaching proporcionar inúmeras melhorias para o indivíduo e o deixar mais disposto para encarar os desafios da vida, há coisas que não dizem respeito a esse processo.

Existem problemas e algumas travas que só podem ser resolvidas com um/uma psicólogo(a), por exemplo. Não é possível motivar uma pessoa com depressão por meio do coaching, isso só mascararia o problema. Neste caso, ela deve ser tratada da maneira correta.

É muito importante entender o papel desempenhado pelo coaching, para não cometer o erro de usá-lo como tratamento para condições psicológicas. “Coaching não é terapia, não é treinamento, não é aconselhamento, não é mentoria e muito menos consultoria.” – alerta Marcia.

O coaching pode ser a chave que você procurava para abrir a porta do seu sucesso. Com ele você consegue alcançar seus objetivos por meio de seu aperfeiçoamento. Está convencida a entrar nesse processo?

Para você