Clubes de investimentos

Não é preciso ser expert em ações para investir na bolsa, conheça os clubes de investimentos para mulheres

Escrito por                    
Atualizado em 04.05.22

Por
Atualizado em 04.05.22

Publicidade

As mulheres cada dia mais se interessam pelos negócios, e consequentemente, mais brasileiras estão tendo a iniciativa de se inserir no mercado das ações.

Como essa área ainda é nova para o mundo feminino, algumas mulheres optam pelos clubes de investimentos para aprender a lidar com esse tipo de investimento e depois poder gerenciar suas finanças mais independentemente. O mais interessante, ainda, é que existem clubes de investimentos específicos para mulheres.

Como funcionam os clubes de investimentos

O clube de investimentos é um grupo de pessoas que se junta para investir em ações de empresas brasileiras, se tornando então sócias destas empresas.

Para começar a investir, é preciso juntar no mínimo três pessoas e conseguir um administrador. O administrador pode ser uma corretora da Bolsa de Valores, uma distribuidora de títulos ou um banco. Os clubes de investimento precisam também ter um estatuto, para regulamentar sua atividade.

O administrador deverá cuidar da parte de documentos e registros necessários para a abertura do clube, bem como gerenciar a Carteira de ações. A escolha dos investimentos a serem feitos pode ser tomada pelo administrador do clube de investimento e o mesmo deverá prestar contas dos resultados que estas aplicações estão tendo.

Os clubes de investimentos devem seguir as normas, regras e restrições propostas pela BM&FBOVESPA para garantir o seu funcionamento de acordo com a lei. Por isso, é importante se informar com uma corretora ou com o setor de investimentos do seu banco antes de criar o seu clube.

O número máximo de integrantes do clube é cinquenta, sendo que, nenhum participante sozinho pode ter mais de 40% do total de cotas. As cotas representam a divisão do dinheiro que o clube tem para investir.

O portal da BM&FBOVESPA conta com informações detalhadas sobre os clubes de investimentos e corretoras disponíveis para administrar o seu clube.

Além de serem uma ótima alternativa para quem está começando a investir em ações, também são uma boa oportunidade para quem quer começar aplicando valores mais baixos. Pode ser, ainda, a sua chance de juntar as amigas e se unirem em prol de suas finanças.

Publicidade