Clubes de corrida: entre em forma correndo em grupo

Comece hoje a praticar esta modalidade e alcance inúmeros benefícios físicos e sociais

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Considerada a modalidade de atividade física que mais cresceu entre os brasileiros no último ano, a corrida de rua vem ganhando adeptos devido à facilidade e os poucos requisitos para começar a sua prática. Para aqueles que não se adaptam ao exercício entre quatro paredes e preferem atividades ao ar livre, a corrida se torna uma ótima opção.

Sendo considerada como uma das modalidades mais indicadas para a perda de peso, já que para sua prática é necessária uma quantidade considerável de calorias, a corrida se torna uma grande parceira de uma alimentação equilibrada na busca de um estilo de vida mais saudável.

Sempre contando com a perseverança, já que o progresso nesta modalidade pode ser lento, de acordo com o preparo físico da praticante.

Para que a prática da corrida se popularize cada vez mais e se torne ainda mais agradável, profissionais de educação física criaram assessorias para seus alunos, alinhando a prática correta desta modalidade e a socialização em grupo.

Apesar de ser praticada em grupo, o treino repassado ao aluno é individual, de acordo com o preparo físico do praticante. Para a corrida, não há limite de pessoas, o grupo pode contar com inúmeros participantes, cada um com seu ritmo. Para começar é necessário apenas um par de tênis adequado e roupas leves que permitam a transpiração corporal.

Leia também: 10 exercícios que ajudam a perder a barriga

6 boas razões para começar já!

Se praticar um esporte sozinha está te deixando desestimulada, nada como uma companhia para animar e motivar seu progresso. A seguir, alguns motivos para entrar em um clube de corrida:

  1. Sair da rotina do sedentarismo não é fácil, por isso o incentivo de um amigo ou companheiro de corrida pode facilitar este início.
  2. Da mesma forma, este mesmo incentivo é válido para que o praticante não desista tão facilmente do esporte.
  3. Mesmo se não houver conhecidos no clube, esta é uma ótima oportunidade para novas amizades e melhorar seu convívio social.
  4. Que tal passar mais tempo com a família? A corrida pode ser uma boa opção para fazer uma atividade em conjunto na correria do dia-a-dia.
  5. A falta no treino acaba sendo percebida por seus colegas, sendo cobrada a frequência necessária para seu progresso.
  6. Conseguiu chegar à sua meta? Nada melhor do que ter alguém ao lado para comemorar a superação atingida.

Ou seja, não faltam bons motivos para praticar essa atividade. Além de todos esses pontos positivos, vale ressaltar que há grupos de caminhada também, em que o objetivo é fazer uma atividade de menor impacto para quem não pode correr por motivos de saúde.

Os benefícios da corrida em grupo

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Muitos são os benefícios que a corrida pode proporcionar. O personal trainer Edson Lopes da Tean Fábio Guedes cita a queima de calorias, a melhora do humor, a melhora da qualidade de sono, a tonificação muscular, o fortalecimento do coração e aumento da capacidade pulmonar, além do aumento na produção de endorfina – hormônio que traz a sensação de bem estar – como alguns dos principais benefícios físicos da prática.

Já como benefícios sociais, Edson destaca a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas as quais possuem um objetivo comum, facilitando desta forma o convívio social.

Como encontrar os grupos de corrida

Seja em sites próprios ou grupos no Facebook, para encontrar um clube de corrida na cidade onde reside, basta digitar nos sites de busca (Google, Bing, etc) “Clube de corrida + o nome de sua cidade”. Desta forma aparecerão os resultados para a busca de maiores informações e formas de contato.

Leia também: 20 melhores exercícios para perder peso

Não ceda ao sedentarismo! Busque clubes de corrida em sua cidade e inicie esta prática o quanto antes, seja com intuito de integração social, para perda de peso ou ainda para o começo de uma vida mais saudável.

Dicas pela Web
Comentários