Como ter cílios longos: dicas que funcionam e máscaras poderosas

Escovar os cílios diariamente antes de dormir é uma das orientações valiosas

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Cílios longos e curvados – chamados popularmente de “cílios de boneca” – são, há muito tempo, sinônimo de beleza. Desejo entre muitas mulheres, eles costumam proporcionar um olhar mais marcante.

Os cílios longos podem ser características naturais de algumas pessoas, já que a quantidade de fios é determinada especialmente pela genética. Mas, para aquelas que desejam um “efeito extra” neste sentido, a dica é recorrer a alguns métodos que prometem alongar e/ou dar mais volume aos cílios. Confira todas as dicas abaixo!

Como ter cílios longos: 7 dicas que funcionam

Foto: iStock

Você não precisa necessariamente recorrer a técnicas de alongamento. É possível conseguir bons resultados em casa, mas, claro, é preciso ter paciência e, sobretudo, criar um hábito de cuidado com os cílios.

1. Aplicar óleo de rícino

Foto: iStock

Carina Arruda, diretora da MyLash, destaca que todos os óleos de origem natural agem estimulando o bulbo do fio (sejam cílios ou sobrancelhas). E, entre eles, o mais utilizado é o óleo de rícino.

Vale destacar que o resultado “não vem da noite para o dia”, ou seja, é preciso passar diariamente o óleo na área e ter paciência. Embora isso varie de pessoa para pessoa, a dica é usar o óleo de rícino corretamente por pelo menos dois meses.

Leia também: 10 truques de maquiagem que toda mulher deveria saber

Para aplicá-lo, não tem segredo: com o rosto previamente lavado e sem maquiagem, é só passar umas gotinhas do óleo perto da raiz dos cílios, todos os dias, antes de dormir.

2. Aplicar azeite

Foto: iStock

Carina explica que o azeite age da mesma forma que o óleo de rícino. A dica é aplicar cerca de duas gotas de azeite em um algodão e aplicar nos cílios, tomando cuidando com os olhos. Deixar o azeite agir por cerca de 10 minutos e depois enxaguar com água morna.

3. Aplicar óleo de coco

Foto: iStock

A profissional Carina destaca o óleo de coco como outra opção semelhante ao azeite e ao óleo de rícino. Em uma bola de algodão, aplique um pouco do óleo e passe na região dos cílios tendo cuidado com os olhos.

4. Escovar os cílios

Foto: iStock

Carina explica que a escovinha de cílios também ajuda no crescimento, pois estimula fisicamente a região. A dica é criar o hábito de escovar com cuidado os cílios diariamente, antes de dormir ou em outro momento do dia.

5. Cuidar da saúde dos fios

Foto: iStock

Conquistar cílios longos exige, antes de qualquer “fórmula mágica”, cuidados simples no dia a dia.

Leia também: 10 truques para mulheres que gostam de uma maquiagem bem natural

Carina explica que dormir de maquiagem nos olhos é um dos hábitos que mais prejudicam a saúde (e, consequentemente, a beleza) dos cílios. Outro cuidado essencial é não esfregar os olhos com força. “E caso a pessoa utilize cílios postiços, é preciso retirar todo o resíduo da cola, e lavar os olhos de forma correta e com sabonete neutro”, orienta.

6. Usar LiLash

Foto: Reprodução / Virve Vee

Trata-se de um sérum específico para cílios, que promete deixá-los mais fortes, longos e volumosos.

O produto deve ser aplicado uma vez por dia, preferencialmente de manhã, nos cílios limpos (sem nenhuma maquiagem).

7. Usar Latisse

Foto: Reprodução / La France Medical

O Latisse foi criado a partir de um colírio indicado para tratar glaucoma. Isso porque, durante os tratamentos, os médicos puderam notar que o princípio ativo do colírio, bimatoprosta, oferecia como efeito colateral um aumento no número de cílios e no comprimento dos fios, além de alterações na cor.

O ideal é que este produto seja usado apenas se houver acompanhamento de um dermatologista, afinal, assim como o Lalish, não é um agente natural. Exatamente por isso, a profissional Carina, prefere e indica os tratamentos e cuidados naturais.

Leia também: 11 maus hábitos de maquiagem que você deve excluir da sua vida

De forma geral, os métodos naturais (como usar óleos vegetais e escovar os cílios) costumam demorar um pouco mais para oferecer resultados, mas são seguros e mais econômicos.

Aposte no rímel certo para ter cílios longos

O rímel é outro grande aliado na hora de alongar e/ou dar mais volume aos cílios. Existem diversas opções no mercado e a dica é procurar por aqueles que já prometem estes efeitos.

É essencial ainda apostar em produtos de boa qualidade pois, caso contrário, o efeito pode ser reverso, prejudicando a saúde e aparência dos cílios. Confira uma seleção com os preferidos das blogueiras:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Máscara Escândalo da Quem Disse, Berenice?
  2. “Para mim, que quase não tenho cílios, ela fez uma revolução” – Vanessa Nunes

  3. Máscara Eudora Diva Alongamento Perfeito
  4. “Eu achei que o alongamento desta máscara é incrível” – Sarah Oliveira

    Leia também: 15 dúvidas comuns sobre a máscara de cílios resolvidas

  5. Máscara They’re Real! Benefit, na Sephora
  6. “Esse pincel alonga muito, muito, muito os cílios. A máscara é uma queridinha minha” – Camila Coelho

  7. Máscara para cílios Alonga Glamour da Tracta, na TBlogs shop
  8. “Apliquei duas camadas e alonga muito (…) dá muita diferença” – Bia Munstein

Vale a pena testar estas e outras máscaras e escolher a que mais dá certo para você! Pois, claro, o resultado varia de acordo com as particularidades de cada tipo de cílios! Uma dica importantíssima, porém, é nunca esquecer de remover o rímel e toda a maquiagem dos olhos antes de dormir.

Agora você já sabe que, com cuidados básicos no dia a dia e boas estratégias (como usar óleos vegetais), é possível conquistar cílios longos e mais bonitos!

Assuntos: Cosméticos, Maquiagem

Dicas pela Web