Chorar faz bem? 6 razões que explicam por que as lágrimas têm seus benefícios

Entenda por que demonstrar suas emoções é bom para você

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você já deve estar cansada de ouvir que chorar é um sinal de fraqueza, que não resolve nada e, pior ainda, que é “coisa de mulher”, como se nós fôssemos emocionalmente instáveis e incapazes de resolver um problema.

Caso você escute isso de alguém, saiba que essa pessoa está muito desinformada. Em primeiro lugar, chorar não tem nada a ver com ser homem ou mulher, mas sim com a característica humana que nos faz sentir emoções. Além disso, o ato de chorar tem uma série de benefícios para o nosso corpo e a nossa mente.

Talvez não seja muito produtivo ir às lágrimas durante uma reunião no trabalho; porém, caso você tenha que dar uma fugidinha para o banheiro para aliviar suas emoções ou precise desabafar com uma colega de confiança, saiba que chorar tem sim suas vantagens. Conheça algumas delas:

1. É uma forma de aliviar a tensão do sistema nervoso

Foto: iStock

Depois da crise de choro, ocorre um efeito de relaxamento no sistema nervoso. Isso diminui a frequência dos batimentos cardíacos, que estava elevada antes devido à tensão, faz a respiração voltar ao ritmo normal e reduz a contração involuntária dos músculos. Em consequência, seu corpo todo relaxa, aliviando o estado de ansiedade em que você estava.

2. Recupera a função digestiva

Foto: iStock

Quando ficam muito nervosas, algumas pessoas têm a sensação de que vão vomitar a qualquer momento, não conseguem comer nada por longas horas ou têm crises de diarreia – isso sem falar em quem sente tudo isso ao mesmo tempo. Se você sofre com esses problemas, saiba que chorar ajuda nosso corpo a retomar o processo de digestão, aliviando esses sintomas.

Leia também: 10 melhores filmes românticos da Netflix para te fazer chorar

3. Mostra que você precisa de ajuda

Foto: iStock

Muitas vezes, queremos passar a imagem de que somos autossuficientes e conseguimos resolver tudo sozinhas. O problema é que nem sempre isso é verdade. Assim, ao chorar, você demonstra que precisa de ajuda e permite que as pessoas que realmente gostam de você percebam essa necessidade. E fique tranquila, isso não é um sinal de fraqueza.

4. Faz bem para a saúde

Foto: iStock

Situações de muita tristeza ou nervosismo fazem aumentar os níveis do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Quando está muito elevado, esse hormônio é prejudicial para as nossas defesas, deixando o corpo mais sujeito a doenças como resfriados e faringites.

O lado bom de quando essas situações nos fazem chorar é que as lágrimas carregam consigo parte desse hormônio que está em excesso e também algumas toxinas acumuladas durante o período de tensão. Com isso, elas fazem uma limpeza no organismo e protegem o sistema imunológico.

5. Faz as pessoas se sentirem mais confortáveis perto de você

Foto: iStock

Pessoas que te virem chorando vão entender que, para você, demonstrar sentimentos não é nenhum sinal de fraqueza. Elas vão saber que você é uma pessoa mais receptiva e vão se sentir mais confortáveis em procurar você quando estiverem enfrentando algum problema.

6. Chorar ajuda sim!

Foto: iStock

Quem diz que “chorar não ajuda em nada” está se esquecendo de um detalhe importante: ao liberar as lágrimas, estamos estimulando a produção das endorfinas, hormônios capazes de aliviar a dor e promover uma sensação de bem-estar.

Leia também: Inteligência emocional: saiba o que é essa habilidade e como ela pode te ajudar

Talvez chorar não faça diferença no problema em si; contudo, ao aliviar um pouco suas emoções, você certamente ficará com os pensamentos mais tranquilos para encontrar uma saída. Portanto, se você sentir vontade, não tenha medo de chorar – somente os corajosos, que não têm medo de si mesmos, podem fazer isso!

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web