Checklist de casamento: o que deve estar pronto até o grande dia?

Preparar um casamento dá muito trabalho, mas com planejamento e organização é possível curtir até mesmo essa fase

Escrito por Jenifer Corrêa

Foto: Thinkstock

O amor está no ar. Você encontrou a sua “tampa da panela” e agora vocês decidiram se casar. Lindo! Mas você já deve ter percebido que existe um longo caminho até o tão sonhado “felizes para sempre”: a organização de um dos dias mais importantes da sua vida. Há muito o que fazer, é verdade, mas não se desespere! Com planejamento, é possível dar conta de tudo.

Mas não se esqueça também de que para que ninguém se sobrecarregue, o planejamento deve ser feito junto com o seu noivo, dividindo as tarefas com ele para que não fique tudo sob sua responsabilidade. O casamento é dos dois e a responsabilidade de organizá-lo também.

E para ajudar o casal nessa missão, confira a seguir um guia completo com várias dicas de especialistas na organização de casamentos. Aqui você irá encontrar as principais ações e decisões a serem tomadas mês a mês até a chegada do grande dia.

Com o checklist preparado com a colaboração de Tatiana Goldstein, CEO do CasarCasar, Carolina Ferraz, cerimonialista da Céu de Tule e Camila Camasmie, proprietária da Camasmie Assessoria de eventos, vai ficar bem mais fácil colocar tudo no lugar e aproveitar ao máximo essa época tão gostosa que é a organização do seu casamento.

Até 1 ano antes

Foto: Thinkstock

  1. Guarde tudo, desde o começo, no mesmo lugar. Compre uma pasta plástica na papelaria para arquivar tudo o que se relaciona ao seu casamento. Se quiser dividir por temas, vale escolher uma pasta sanfonada com divisórias. Abra uma pasta virtual também no seu computador e outra no seu email. Assim, tudo estará sempre no mesmo lugar.
  2. Qual o seu orçamento? A primeira coisa a se fazer é definir quanto vocês irão gastar e de onde virão os recursos (da noiva, do noivo, dos pais da noiva ou do noivo). Para quem não gosta de Excel, existem várias ferramentas gratuitas disponíveis na internet, como o Budget do CasarCasar. O pulo do gato é reservar uma quantia 20% maior do que a prevista para a festa, afinal, sempre acabamos gastando mais do que esperávamos.
  3. Faça a primeira lista de convidados. Ela certamente sofrerá muitas modificações até o grande dia, mas essa primeira análise é fundamental para definir o tamanho e o tipo da festa, assim como os salões e igrejas a serem reservados.
  4. Se tiver condições financeiras, vale a pena contratar um Wedding Planner. Mesmo quem não abre mão de tomar as principais decisões do grande dia, vai ter uma vida muito mais fácil e leve se tiver alguém ajudando a organizar todas as tarefas pré-casamento. Existem diversas modalidades de serviços de assessoria, mais ou menos completas, a serem contratados. Vale conhecer pelo menos três profissionais diferentes antes de escolher o seu.
  5. Escolha a data e reserve a igreja. O primeiro cuidado a se tomar é encontrar um dia que não coincida com nenhum outro evento importante da família ou amigos mais próximos. É importante ter algumas opções de data, considerando a grande procura pelas igrejas e salões mais badalados. Uma dica para casais que têm família morando em outras cidades e escolher uma data em um feriado, para dar mais tempo para que todos consigam se deslocar e descansar antes e depois do casamento.
  6. Inicie as visitas a possíveis locais da festa. Paralelamente, comece a pensar no que deseja para a festa. Vai casar de dia ou à noite? No campo, na praia ou em um salão? Quer uma cerimônia mais formal ou descontraída?
  7. Nunca é cedo demais para pensar no vestido! Você não precisa decidir nada agora, mas já vale começar a trocar ideia com as amigas, comprar revistas e visitar sites especializados para começar a se inspirar.
  8. É hora de começar a cuidar do corpo e da mente! Se você tem planos de emagrecer para o grande dia, é hora de procurar uma atividade física e um nutricionista para orientar sua dieta. Também vale se matricular na dança, ioga ou acupuntura para já começar a relaxar e manter a mente descansada para o turbilhão de decisões que estão por vir.
  9. Crie uma página em um site de casamentos. As redes sociais permitem uma maior interação entre noivos e convidados muito antes do grande dia. Existem diversas opções, como o CasarCasar, Quem casa quer site, iCasei e MeCasei

Até 9 meses antes

Foto: Thinkstock

  1. Feche a lista de convidados. Para fechar uma série de fornecedores, você precisará ter em mãos o número de pessoas que vão participar da festa. Você precisará dos nomes e endereços completos de todos.
  2. Escolha os padrinhos, madrinhas e daminhas. Não existe um número certo de padrinhos e madrinhas, mas é importante ter bom senso principalmente em relação ao tamanho do altar. É comum (e natural!) “desmanchar” casais (por exemplo, convidar o irmão e, em vez da namorada dele de três meses, uma amiga de infância que é solteira) para ter por perto somente as pessoas mais queridas. O convite para os pais das crianças que vão entrar na igreja também é importante para que eles possam se programar.
  3. Pesquise fotógrafos e cinegrafistas de casamento. Visite os estúdios e confira atentamente o portfólio de eventos anteriores para saber se a linguagem que eles usam lhe agrada. Mais uma vez, vale a dica de conhecer pelo menos três profissionais.
  4. Reserve o serviço de buffet e comece a pensar no cardápio. Não poupe visitas a diferentes fornecedores, já que a comida e a bebida são os itens mais importantes da festa. Vale participar de degustações para conhecer a qualidade do local e escolher o que entrará no cardápio.
  5. Decida qual será a atração musical da festa. DJ, banda, os dois? Não esqueça que a música é a alma da festa de casamento por isso esse item deve ser escolhido com atenção ainda mais especial pelos noivos. Como em todos os outros fornecedores, vale conhecer vários profissionais, buscar referências e pedir para dar uma passada na próxima festa de casamento em que os músicos estiverem trabalhando.
  6. Escolha o decorador.É hora de começar a pensar nas flores da igreja e também em toda decoração da festa. Para ajudar nessa missão, vale reunir-se com algumas opções de decoradores para ter inspirações e orientação sobre o que você imagina.
  7. Feche os convites. Visite gráficas especializadas e se ainda não tiver ideia de como serão seus convites, peça indicações e dicas de modelos anteriores.
  8. Comece a reduzir as opções de vestidos. Você ainda não precisa correr para decidir, mas é importante já começar a descartar algumas opções e começar a focar.
  9. Vá ao dermatologista e ao dentista. É importante começar tratamentos de pele com alguma antecedência do grande dia. Caso queira fazer algum tratamento dentário, também é importante já correr atrás disso.

Até 6 meses antes

Foto: Thinkstock

  1. Feche a decoração. Depois de pesquisar bastante, é hora de definir com o decorador como sua festa será decorada.
  2. Encomende bolo, doces e bem casados. Afinal, uma festa de casamento sem docinhos, não é festa de casamento!
  3. Feche as bebidas. Especialmente se a festa contar com um bar de bebidas.
  4. Feche a lua de mel. Escolha um destino que tenha tudo a ver com os noivos e caprichem! Lua de mel é só uma vez na vida! Para dar uma forcinha na grana, vale incluir cotas de viagem na lista de presentes. Confira também passaporte e vistos.
  5. Escolha seu vestido. Chegou a hora! Aproveite e já marque a data para a primeira prova com a costureira.
  6. Comece a pensar nas lembrancinhas. Já tem alguma ideia do que vai querer distribuir para os convidados como recordação do seu casamento? Coisas de comer sempre fazem sucesso. Comece a fazer orçamentos.
  7. Comece a pensar no Dia da Noiva. É hora de fazer orçamentos em vários salões e também começar a pesquisar sugestões de cabelo e maquiagem para o grande dia.
  8. Defina as cores dos vestidos das madrinhas. Se for escolher a cor dos vestidos das madrinhas, não deixe para informá-las na última hora. Quanto antes melhor e lembre de priorizar a escolha das mães dos noivos.
  9. Chá de lingerie? Despedida de solteira? Reúna-se com as madrinhas para falar sobre suas expectativas para sua última grande festa antes do casamento. Peça ajuda delas para organizar.
  10. Levante os documentos e marque a data do casamento civil. Burocracia é burocracia. Quanto antes você se organizar, antes se livra dela. Confiram se possuem todos os documentos necessários e, caso esteja faltando algum, vejam o que é preciso para providenciar.
  11. Liste suas músicas favoritas. A banda ou DJ certamente terão um set list pré-definido, mas a participação dos noivos é fundamental para deixar a trilha sonora mais personalizada. Não pode faltar a música favorita dele, dela e também do casal.
  12. Se acabe na academia e feche a boca! Agora é a reta final! Vale pedir um treino especial e virar melhor amiga da salada de alface com grelhado.

Até 3 meses antes

Foto: Thinkstock

  1. Faça a lista de presentes. Ofereça pelo menos duas opções de lojas para os convidados. Para os pais e padrinhos, vale fazer pedidos especiais.
  2. Envie os convites. Se tiver a oportunidade de entregar os convites em mãos, essa é sempre uma opção mais delicada e charmosa. Mas prefira entregar com antecedência do que demorar demais para conseguir arrumar um tempinho para ir até a casa daquele tio que mora longe.
  3. Feche o cardápio com o buffet. Defina o que vai distribuir para seus convidados e faça a encomenda.
  4. Acompanhe a definição da roupa do noivo. A antecedência não precisa ser a mesma do vestido de noiva, mas é bom não deixar essa escolha para a última hora. Se os padrinhos forem alugar a roupa, vale distribuir os cartões com telefone e endereço do alfaiate escolhido.
  5. Escolha a roupa do pajem e das daminhas. Vale a mesma dica de indicar para os pais da criançada a loja em que eles devem alugar a roupinha.
  6. Reserve o quarto da noite de núpcias. Dar uma boa descansada depois da festa para só então ir viajar é uma boa pedida. Mas não deixe o glamour de lado, afinal, essa será sua primeira noite de casada.
  7. Comprem as alianças. Uma ótima opção de passeio para o casal já ir curtindo o clima pré-casamento. Fica ainda mais romântico com um jantar gostoso depois.
  8. Compre seus acessórios. Sapato, grinalda, joias e sapatos. É a vez deles!
  9. Agende a sessão de fotos com o noivo. As fotos são uma opção linda e romântica para compor a decoração da festa.
  10. Defina o buquê. Escolha o tamanho e as flores e já encomende. Decida também se vai querer um buquê para entrar na igreja e outro para jogar para as amigas. Aproveite para encomendar também as flores que irão nas lapelas do noivo, dos pais e dos padrinhos.
  11. Marque a prova de cabelo e maquiagem. Com as referências que você acumulou todos esses meses em mãos, é hora de testar suas ideias para ficar linda no grande dia.
  12. Marque o curso de noivos. Procure a igreja em que vai casar e informe-se sobre as próximas datas disponíveis.
  13. Feche as lembrancinhas. Defina o que vai distribuir para seus convidados e padrinhos e faça a encomenda.

Até 2 meses antes

Foto: Thinkstock

  1. Alugue o carro da noiva. Se não for ninguém da família que vai levá-la, até a igreja, é hora de procurar uma locadora de veículos e reservar a data para o grande dia, além de contratar o motorista.
  2. Defina a ordem do cortejo. Qual a ordem de entrada dos padrinhos na igreja?
  3. Escolha a música da dança com o noivo. Vale também começar umas aulinhas rápidas de dança para não fazer feio no grande dia.
  4. Corte o cabelo. Se for aparar as pontas, é melhor fazer agora para que haja algum tempo para o cabelo crescer caso você se arrependa. Lembre que não é hora de fazer mudanças muito radicais no visual.
  5. Faça uma limpeza de pele. É importante não fazer a limpeza muito perto do grande dia, já que o rosto costuma ficar vermelho.
  6. Marque a degustação do cardápio da festa. Ainda dá tempo de fazer alguma alteração ou complemento se necessário.

1 mês antes

Foto: Thinkstock

  1. Finalize a entrega dos convites. Se ainda está faltando alguém, agora é a hora.
  2. Acerte detalhes finais com todos os fornecedores. Entre em contato com todos os fornecedores contratados para saber se está tudo certo e definido para o grande dia.
  3. Curta sua última festa de solteira com os amigos. Aproveite seu chá de cozinha, chá de lingerie ou chá bar.
  4. Cuide das alianças. Leve-as para polir e gravar o nome dos noivos.
  5. Jante com os padrinhos e as madrinhas. Aproveite a data para entregar as lembrancinhas.

1 semana antes

Foto: Thinkstock

  1. Escolha as lingeries. Para o dia do casamento e também para a noite de núpcias. Decida se vai usar alguma que ganhou no chá de lingerie (se for o caso) ou então vá as compras. Mais do que nunca, você certamente vai querer impressionar na primeira noite de casada.
  2. Confirme os fornecedores. Entre em contato com todos os fornecedores contratados para saber se está tudo certo, confirmar o endereço da festa e marcar o horário das entregas. Tire cópia de todos os contratos e entregue para a cerimonialista, para que ela consiga conferir no dia se está tudo chegando certinho.
  3. Faça a última prova do vestido. E veja como você vai ficar linda!
  4. Preparem as malas de viagem. E não deixem de conferir se estão levando todos os documentos necessários.
  5. Faça a mala da noite de núpcias. Nela devem contar sua lingerie, a roupa do dia seguinte e itens de higiene.
  6. Amacie o sapato do casamento. Vale usá-lo um pouco em casa, passar creme hidratante e até testar se ele fica mais confortável com uma palmilha especial.
  7. Defina quem vai fazer o quê. Escolha quem vai levar sua mala da noite de núpcias para a festa, quem vai levar seu vestido de noiva para a loja (se for alugado) ou para a lavanderia e etc. Delegar funções com antecedência para mãe, madrinhas e amigas é a melhor forma de não esquentar a cabeça com coisas pequenas no dia do casamento.
  8. Antecipe o que puder no salão de beleza. Depilação, sobrancelhas e unhas podem ser feitas entre dois dias e a véspera do casamento para não deixar tudo acumulado para o grande dia.
  9. Abasteça a casa nova com os itens essenciais. Antes de sair para a lua de mel, certifique-se de que haverá água, papel higiênico, itens de higiene e alimentos que não estragam para a hora que vocês forem voltar para casa.
  10. Curta a véspera do casamento. Durma bastante, beba bastante água, alimente-se bem, faça drenagem linfática e massagem e aproveite os últimos dias de solteira antes da festa. Este provavelmente será um dos dias mais felizes da sua vida e quanto antes você começar a curtir, mais boas memórias terá para guardar.

No dia do casamento

Foto: Thinkstock

  1. Hoje não é dia de resolver nenhum problema! Mas sabemos que imprevistos acontecem. Se for o caso, delegue a solução para a família ou os padrinhos. É para isso também que você pode contar com eles.
  2. Não deixe de comer, mas ingira alimentos leves. Comidas leves, como saladas e sucos, são a pedida ideal para o dia do casamento. Não estufam, mas também sustentam para que você não sinta fraqueza dentro da igreja.
  3. Aproveite seu dia! Acorde mais tarde, tome um banho demorado, escute a música favorita e agradeça seus pais pela festa. Chame amigas para o Dia da Noiva e relaxe. Chegou o grande dia!
  4. Não atrase demais para entrar na igreja! Tudo bem que um certo atraso da noiva gera alguma expectativa, mas não deixe que a cerimônia religiosa demore mais do que 15 minutos para começar por conta disso.
  5. Viva o casamento intensamente. Foram meses de preparação e ansiedade para uma noite que talvez seja a mais rápida da sua vida. Aproveite cada minuto, cada etapa, sem pressa. Curta a presença das pessoas queridas, aproveite cada detalhe da cerimônia e da festa e celebre o amor. E nunca se esqueça: você tem muita sorte por ter encontrado a tampa da sua panela.

Use o checklist do Dicas de Mulher para planejar seu casamento

Confira aqui a tabela que vai facilitar a organização de cada passo do seu casamento. Para editá-la com a data da cerimônia e verificar os prazos para fazer cada item da lista, basta abrir o link, clicar no botão “Arquivo” e, em seguida, em “Fazer uma cópia…”. O arquivo ficará salvo no seu Drive, que é o espaço virtual que o email Gmail oferece.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário para receber mais orientações. Compartilhe a planilha com seu noivo e coloque o nome de quem vai ficar responsável por cada tarefa, assim, vocês se dividem de forma a evitar que o planejamento do casamento se torne um peso na rotina do casal.

Assuntos: Planejamento

Dicas pela Web