Bem-estar

12 opções de chás para dormir que vão te ajudar a relaxar

iStock

Atualizado em 18.09.23

O sono é essencial para a saúde, pois é o responsável por renovar o nosso sistema imunológico e restaurar importantes funções cerebrais, entretanto muitas pessoas têm problemas para dormir bem e o uso de chás naturais podem ajudar. Para entender melhor o assunto, Danielle de Oliveira, Tea Blender da Kãfa chás e a nutricionista Raquel Pegoraro listaram 12 chás que podem ajudar numa boa noite de sono e os seus preparos. Confira!

1. Chá de Camomila

iStock

A camomila pertencente à família Asteraceae e é famosa por estimular o sono profundo. De acordo com Raquel “a camomila pode ser usada por adulto e crianças, além de ser indicada para aliviar as cólicas intestinais, podendo ser usada, também, para quadros leves de ansiedade, atuando como um calmante suave.”

Como preparar

Para preparar este chá, separe 1 colher (chá) de camomila e 200ml de água. Em seguida, esquente a água até atingir uma temperatura entre 90 °C e 100 °C — quando aparecerão bastantes bolhas na superfície e o vapor ficará denso. Desligue o fogo, acrescente a camomila seca e deixe em infusão por cerca de cinco a dez minutos. Coe e sirva.

2. Chá de Lavanda

iStock

Publicidade

Nativa da região do mediterrâneo para uso em perfumaria, a lavanda é famosa por seu uso em dermocosméticos e em óleos essenciais para aromaterapia. Contudo, Danielle explicou que “suas propriedades calmantes também possuem grande poder quando utilizadas em forma de chá, alivia a ansiedade, diminui o estresse, promove um sono tranquilo, entre outros benefícios.”

Como preparar

Para o preparo deste chá, separe 1 colher (chá) de lavanda seca e 200ml de água. Aqueça a água até atingir a temperatura entre 90 °C e 100 °C, desligue o fogo e coloque a lavanda. Deixe em infusão por cinco a dez minutos, filtre e sirva.

3. Chá de Valeriana

iStock

Dentre os chás para dormir, a Valeriana tem propriedades calmantes e sedativas, auxiliando a combater a ansiedade e para o tratamento de distúrbios do sono. Por conta disso, esta raiz deve ser consumida, segundo Raquel “com prescrição médica e sem o consumo de álcool.”

Como preparar

Portanto, para preparar esse chá você precisa de 1 colher (chá) de raiz de valeriana e 200ml de água. Então aqueça a água entre 80 °C e 90 °C, após atingir essa temperatura desligue o fogo e adicione a raiz de valeriana. Deixe em infusão por cinco minutos, coe o conteúdo e tome.

4. Chá Folha de Maracujá

iStock

Publicidade

O maracujá é famoso por suas propriedades calmantes, que despertam o sono. O chá das folhas desta fruta não teria um efeito diferente “o chá da folha de maracujá é indicada para o tratamento de quadros leves de ansiedade e insônia, com agitação, como calmante suave”, nos conta a nutricionista.

Como preparar

Para a preparação deste chá serão necessárias 5 folhas verdes de maracujá e 200ml de água. Em seguida, aqueça a água até que bolhas comecem a surgir na superfície e um vapor denso levante, desligue o fogão e adicione as folhas. Deixe em infusão por sete a dez minutos, coe e sirva.

5. Chá Erva-doce

iStock

De origem asiática, a erva-doce ganhou fama no ocidente como uma planta medicinal utilizada para inúmeras ocasiões, como dor de cabeça, má digestão e até espasmos musculares. Danielle nos conta que o chá de erva-doce é muito conhecido quando o assunto é chás para dormir, mas ele também possui diversos benefícios para a saúde. De acordo com Raquel o chá de erva-doce pode ser usado para “dispepsia, cólicas gastrointestinais e como expectorante”. Além disso, “a erva é eficaz contra a má digestão, alivia cólicas menstruais, inflamações na garganta e sintomas da gripe, diminui o calor na menopausa e ainda estimula a lactação nas mamães”, complementa Danielle.

Como preparar

Para o preparo, utilize 1 colher (chá) de erva-doce seca e 200ml de água. Deixe a água no fogo até ela atingir entre 90 °C e 100 °C e desligue-o. Adicione a erva-doce, deixe em infusão por, no mínimo, cinco e no máximo dez minutos, coe e está pronto a servir.

6. Chá Erva-de-São-João

iStock

Também conhecida como hipericão ou hipérico, a erva-de-São-João é muito usada na medicina tradicional para tratar de sintomas associados à ansiedade e à tensão muscular. Portanto, ela é rica em propriedades calmantes e “é indicada para o tratamento de depressão leve a moderada”, nos conta Raquel.

Como preparar

Para preparar este chá, pegue 1 colher (chá) de erva-de-São-João seca e 200ml de água. Em seguida, esquente a água até que bolhas apareçam na superfície da chaleira e um vapor denso suba (entre 90 °C e 100 °C) e desligue o fogo. Insira a erva-de-São-João e deixe descansar entre cinco a dez minutos. Coe e sirva.

Publicidade

7. Chá Melissa (Melissa officinalis)

iStock

Nativa da Europa meridional, a Melissa officinalis ou apenas melissa é um chá bem aromático. Danielle ainda explicou que “a melissa possui com propriedades que melhoram o sono, ajudam na digestão, dimiminui o estresse e também a ansiedade.” Ou seja, o chá de melissa é tudo de bom.

Como preparar

A preparação deste chá conta com 1 colher (chá) de melissa seca e 200ml de água. Aqueça a água até que as bolhas subam na chaleira e haja um vapor denso. Desligue o fogo, coloque a melissa e deixe em infusão por cinco a dez minutos. Coe o conteúdo do chá e sirva.

8. Chá Mulungu

iStock

A Erythrina mulungu ou apenas Mulungu é uma planta que, segundo Danielle “pode ser usada para tratar ansiedade, depressão, ataques de pânico e enxaqueca, justamente por ser extremamente calmante e um excelente relaxante muscular”. Sendo assim, entre os diversos chás para dormir, é um excelente calmante para momentos de grande estresse também.

Como preparar

O preparo deste chá consiste em 1 colher (chá) de mulungu e 200ml de água. Aqueça a água até a temperatura atingir entre 90 °C e 100 °C. Em seguida, desligue o fogo e insira o mulungu, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

9. Chá capim-limão

iStock

“Extremamente aromático é um dos meus favoritos no quesito sabor, além de ajudar a ter uma bela noite de sono, ele também tem diversos efeitos positivos sobre nossa saúde. Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório”, conta Danielle sobre o chá de capim-limão, também conhecido como Erva-príncipe ou capim santo.

Como preparar

Separe 1 colher (chá) de capim-limão e 200ml de água. Esquente a água até a temperatura entre 90 °C e 100 °C. Desligue o fogo e insira o capim-limão, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

10. Chá Macela do Campo

iStock

“Essa flor é muito consumida na região Sul do Brasil, sendo considerada patrimônio do Rio Grande do Sul, onde é também muito utilizada para fazer travesseirinhos para bebês, devido sua propriedade calmante”, nos conta Danielle sobre a erva conhecida como Macela do Campo ou Camomila-Nacional. “Além disso, estudos farmacológicos comprovaram as propriedades digestiva, analgésica, antiulcerogênica gástrica, antiespasmódica, antiviral, anti-inflamatória e carminativa, dentre outras”, complementa.

Como preparar

Para fazer este chá utilize 1 colher (chá) de macela do campo seca e 200ml de água. Esquente a água até a temperatura entre 90 °C e 100 °C. Desligue o fogo e insira a macela do campo, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

11. Chá Erva Cidreira (Lippia alba)

iStock

Muito popular no Brasil, “a erva cidreira sempre foi muito utilizada como planta sedativa e associada a uma boa noite de sono. A infusão dessa erva é muito aromática e agrada o paladar de muitas pessoas”, explica a Tea Blender. Além disso, ela complementa “a Erva Cidreira é considerada um antiespasmódico, estomáquico, carminativo, calmante, digestivo, combate a insônia e a asma.”

Como preparar

Para preparar este chá você precisa de 1 colher (chá) de erva cidreira, 200ml de água. Esquente a água até a temperatura entre 90 °C e 100 °C. Desligue o fogo e insira a erva cidreira, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

12. Chá Anis estrelado

iStock

Tradicionalmente extraída de uma árvore asiática chamada Ilicium verum, o anis estrelado ou estrela-de-anis, encontra-se entre os chás para dormir “é muito conhecido na culinária dos doces, o anis estrelado não faz bonito apenas nas preparações de sobremesas, ele também é um excelente ingrediente para fazer um chá calmante”, conta Danielle e ainda complementa “além disso, ele também tem efeito antisséptico, anti-inflamatório, digestivo e diurético.”

Como preparar

Se deseja preparar um chá de anis estrelado, você precisa de 2 anis estrelado, 200ml de água. Ferva o anis por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Coe e sirva.

Estas são algumas opções de chás para dormir que vão te auxiliar em um descanso melhor, além de ajudar com a ansiedade e até cólicas menstruais. Porém, a Danielle ressalta um ponto importante “não é ideal que se tome por um longo período de tempo o mesmo tipo de chá. É interessante que a cada uma semana seja intercalada tipos de chás com plantas diferentes. Por fim, veja também outras dicas de como dormir bem e desfrute de horas de sono bem proveitosas.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Jornalista por profissão, louca por viagens, livros e séries. Apaixonada por saber informações aleatórias sobre o mundo.