5 receitas de chás que vão te ajudar a relaxar e a dormir melhor

O hábito de consumir a bebida antes de ir para a cama pode ser um aliado na luta contra a insônia

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a energia durante o dia, além de ser benéfico para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida.

Mas deitar na cama e dormir não é uma tarefa assim tão fácil. São muitos pensamentos, às vezes problemas, lembranças, que levam à insônia e, consequentemente, a períodos de sono curtos.

Alguns hábitos podem ajudar nesse momento, como, por exemplo, os chás, que funcionam como remédios naturais quando ingeridos à noite. Veja cinco receitas e faça o teste!

1. Chá de camomila

Foto: iStock

É um dos chás mais comuns para tratar a insônia. Tem propriedades calmantes que reduzem a ansiedade e o estresse depois de um dia difícil, além de propriedades anti-inflamatórias e digestivas que atuam contra a indigestão.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1/2 colher de sopa de flores secas de camomila (5 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Como fazer

Aqueça a água, e assim que ferver, adicione a camomila. Deixe-a na água por 10 minutos e depois adoce com uma colher de mel. Tome cerca de 30 a 40 minutos antes de ir para a cama.

Leia também: As melhores (e piores) posições para dormir

2. Chá de maracujá

Foto: iStock

O maracujá, também conhecido como flor da paixão (passiflora), tem propriedades que ajudam a acalmar, controlar o estresse e outros desequilíbrios emocionais que podem estar relacionados com distúrbios do sono, além de reduzir a tensão física e mental.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de flores de maracujá secas (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Como fazer

Adicione as folhas em uma xícara de água fervente, cubra e deixe por 10 minutos. Depois coe e adoce com uma colher de mel. Beba uma xícara antes de ir para a cama.

3. Chá de folhas de limão

Foto: iStock

O chá de folhas de limão tem sido usado como tratamento para a insônia por ter propriedades ansiolíticas e sedativas, que ajudam a controlar o sistema nervoso e a pegar no sono.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de folhas de de limão (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como fazer

Ferva um copo de água, adicione as folhas, deixe ficar à temperatura ambiente e beba cerca de 20 a 30 minutos antes de ir para a cama.

4. Chá de lavanda/alfazema

Foto: iStock

As flores de lavanda são muito usadas na aromaterapia como forma natural de acalmar a ansiedade. Tanto a planta como seus óleos essenciais têm um efeito positivo no sistema nervoso, permitindo que aqueles que normalmente não dormem bem tenham uma boa noite de sono.

Leia também: 10 calmantes naturais que ajudam a tratar a ansiedade, insônia e até depressão

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de flores de lavanda (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como fazer

Adicione as flores de lavanda ao copo de água fervente, cubra por 5 minutos. Beba antes de ir para a cama e, se desejar, inspire seu vapor para desfrutar das propriedades aromáticas.

5. Chá de valeriana

Foto: iStock

Valeriana é uma planta que contém compostos sedativos, ansiolíticos e anti-inflamatórios, que ajudam a relaxar. Por isso, é uma das mais populares para tratar problemas de sono, especialmente os relacionados ao sistema nervoso.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de valeriana (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como fazer

Aqueça um copo de água e, quando ferver, adicione 1/2 colher de sopa de valeriana. Deixe em temperatura ambiente por 5 a 10 minutos. Tome um pouco antes de ir dormir, pois ele provoca sonolência rapidamente.

Além de beber esses chás, outros hábitos também são importantes para uma noite de sono reparadora, como se deitar sempre no mesmo horário e evitar o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Leia também: ASMR: conheça os vídeos que te relaxam até você dormir

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários