6 chás para acordar, emagrecer, ter energia e outros usos incríveis

Comprovadas cientificamente, as vantagens de cada tipo de chá podem te ajudar a levar uma vida mais tranquila

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Há algo melhor para relaxar e esquecer a correria do dia a dia do que uma boa xícara de chá? O ritual de preparação, aliado à tranquilidade causada pela ingestão de um líquido tão leve, ajuda a respirar de forma mais cadenciada e a começar ou terminar o dia com uma dose a menos de estresse, organizando melhor os pensamentos. Enfim, tomar um chazinho é garantia de relaxar de verdade.

Avós, mães, tias e madrinhas sempre têm dicas de qual o melhor chá para o estômago, a dor de cabeça, o estresse, a cólica, o fígado e por aí afora. Mas você já parou para pesquisar qual chá realmente faz efeito em determinada situação? Se sua resposta foi “não”, a lista abaixo traz seis chás e suas verdadeiras aplicações.

1 – Chá preto para acordar

Muitas pessoas não conseguem começar o dia sem tomar uma xícara de café. Há, inclusive, quem mantenha uma garrafa do líquido escuro ao lado da mesa de trabalho, para não correr o risco de perder o fornecimento do cafezinho. Isso acontece porque a cafeína, substância presente em altas quantidades no café, ajuda a te manter “acordada”.

Um estudo realizado por pesquisadores do George Institute for Global Health, em Sydney, Austrália, e publicado no British Medical Journal, mostrou que a cafeína diminui em 63% o risco de acidentes, quando consumida por motoristas. E esse é só um exemplo do que essa substância pode fazer, quando consumida em doses moderadas.

O chá preto, que também contém uma quantidade generosa de cafeína, é uma boa opção para quem não gosta de café, mas também precisa daquele empurrãozinho para manter os olhos bem abertos.

2 – Chá branco para ficar mais leve

Com uma menor concentração de cafeína e uma presença mais forte de antioxidantes, o chá branco é ótimo para relaxar o organismo depois de um dia cansativo. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, essa maior concentração de polifenóis – cerca de 40% mais que os demais chás – também pode ajudar a inibir mutações no DNA, fator que causa tumores.

3 – Chá verde para gastar energia e gordura

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde aumenta o gasto de energia pelo organismo e também ajuda a queimar gordura. Isso acontece porque o chá verde possui antioxidantes e cafeína em concentrações adequadas para conseguir esses efeitos.

4 – Chai indiano para a criatividade

O “chai” é um tipo de chá indiano que combina uma imensa variedade de sabores, como a canela, o gengibre, a noz moscada e a pimenta do reino. Devido a essa combinação, garantem algumas pesquisas, ele é capaz de estimular a criatividade.

5 – Chá de frutas para curar sintomas incômodos

Os chás feitos a partir de algumas frutas trazem consigo as propriedades características da matéria-prima de que são originários. Dessa forma, o chá de laranja pode ajudar a combater os sintomas da gripe e o de limão é eficiente contra dores de garganta, por exemplo.

6 – Chá Oolong ou chá de cevada para dias quentes

O Chá Oolong é uma espécie de chá asiático que, assim como o chá de cevada, desce perfeitamente em dias quentes, principalmente quando ingerido gelado. O Oolong também é apontado por diversos estudos como benéfico para ajudar a evitar doenças vasculares e melhorar a função cognitiva.

Assuntos: Alimentação

Para você