Chá revelação: ideias, dicas e inspirações para organizar o seu

Revelar o sexo de seu bebê nunca foi tão divertido

Escrito por Camila Mocki

Foto: Reprodução / Márcia Spínola

Revelar para todo mundo se o bebê é um menino ou uma menina pode ser muito divertido e existem inúmeras formas de desvendar esse mistério. O mais bacana é que o segredo fique escondido com uma pessoa de confiança, ou seja, os pais também não sabem o sexo do bebê até o dia do chá.

Mas como organizar um chá de bebê às cegas? Há muita coisa para preparar e pensar antes de fazer o chá de revelação e para te ajudar a planejar tudo da melhor forma, separamos dicas de como organizar o chá e muitas ideias e inspirações para você fazer um chá de revelação incrível para o seu bebê. Ou seria sua bebê?

5 maneiras criativas de revelar o sexo do bebê

Há inúmeras formas de revelar os sexo do bebê no chá, uma mais criativa que a outra. Confira algumas delas para te ajudar na escolha de uma revelação incrível:

1. Bolo surpresa

Foto: Reprodução / Chá da Rainha

A grande surpresa de descobrir o sexo do seu bebê, pode estar dentro do bolo. Contando o segredo para o seu ou sua guardiã ele encomendará um bolo com recheio ou massa colorida de acordo com o sexo da criança, rosa para as meninas e azul para meninos. É uma ideia incrível para as mamães mais ansiosas, visto que os pais descobrem primeiro, por cortarem o bolo, e depois mostrarem o resultado para os convidados.

2. Balão com papéis picados

Foto: Reprodução / Ana Cláudia Fotografia

Você pode usar o bom e velho bexigão de festa infantil para revelar o sexo do bebê. É uma ideia bem simples e barata, basta informá-la ao guardião. Além disso, pode se tornar um item de decoração no chá.

Leia também: Grávidas podem comer sushi? Especialistas esclarecem

3. Caixa com balões

Foto: Reprodução / Snikerplum

Em uma caixa de papelão bem grande, são colocados balões de gás hélio na cor que representa o sexo do bebê. Depois é só os pais abrirem e verem os balões enchendo o céu de alegria e cor.

4. Fogos de artifício

Foto: iStock

Pode até parecer um pouco exagerado, mas dar um show de fogos de artifício para seus convidados pode ser uma maneira incrível de revelar qual o sexo do seu bebê.

5. Pó colorido

Foto: Reprodução / Dream Town

O pó colorido tem ganhado muito espaço em festas, principalmente nas infantis. Por que não usá-lo para revelar se você está esperando um menino ou menina? Somente os pais podem usar o pó, jogando um no outro, ou ele pode colorir todos os convidados. Nesse caso, peça para irem de branco, para a cor do pó se sobressair.

São muitas as maneiras de contar aos seus amigos e familiares o sexo de seu bebê e surpreendê-los. É uma experiência muito especial, escolha a forma que mais te agrada e que você acredite que funcionará melhor com seus convidados.

O que considerar na hora de organizar o chá de revelação

Organizar qualquer evento requer um pouco de planejamento. Veja o que levar em conta para fazer um chá de revelação bem organizado:

Leia também: Quarto de bebê com tema nuvem: inspirações e dicas para decorar

  • Quem convidar: o número de convidados vai variar de acordo com a quantidade de pessoas que você considera importante participar deste momento. A família e os amigos estão no topo da lista, certamente. E também, há pessoas que são indispensáveis como os avós, tios e padrinhos, caso já tenham escolhido. Mas não se sinta pressionada em convidar todos que conhece, esse é um momento íntimo e você deve celebrar com as pessoas que realmente gosta.
  • Como convidar: o chá de revelação é uma comemoração que pede criatividade e nada melhor do que demonstrar isso logo no convite, que é onde os convidados têm a oportunidade de conhecerem o clima da festa. Você pode optar por convites virtuais, que praticamente não têm custo e são bem práticos. Uma forma legal de brincar com a questão do sexo do bebê, é colocar os nomes, caso eles já tenham sido escolhidos. Usar cores neutras, ou jogar com as tradicionais, azul e rosa, pode ajudar os convidados a sentir do que se trata o tema do chá. Usar o mistério da revelação como ponto central do convite pode ser muito divertido e causar curiosidade nos convidados.
  • Orçamento disponível: é muito importante mensurar a quantidade de dinheiro que poderá ser gasta para o chá antes de ir comprando itens de decoração ou encomendando doces. Há muitos chás que são extremamente incrementados e possuem um alto investimento. Se você não se importa em gastar muito com o chá, pois afinal, o que importa é ele ficar do jeito que você quer, perfeito! Mas nós conseguimos fazer um chá incrível gastando bem menos. Você mesma pode fazer a decoração e as comidas, por exemplo, ou pedir ajuda de amigas e parentes. O que importa é a essência do chá, que é comemorar essa vida que está dentro de você.
  • Quando fazer: segure a ansiedade, mamãe! Tudo bem que você está louca para descobrir logo o sexo de seu bebê, mas o recomendado é esperar pelo menos até a vigésima semana, pois é nessa fase que ele se encontra mais seguro dentro de você, havendo menores chances de perdê-lo. Se você acredita que não suportará esperar tanto tempo, o melhor é optar por um chá de bebê convencional ou pela surpresa ser somente para seus convidados.
  • Presentes: é interessante deixar claro que vocês ainda não sabem o sexo do bebê, para evitar presentes direcionados à um sexo específico. Uma boa opção são as fraldas descartáveis, pois não há como errar e você as utilizará por muito tempo em seu bebê.
  • O guardião do segredo: como você não pode ter acesso aos exames que revelam o sexo do bebê, você deve escolher alguém de confiança, como uma amiga, uma irmã ou sua mãe para entregar os exames ou para te acompanhar na ultrassonografia. É muito importante informar seu médico ou médica sobre sua escolha, para que nenhuma pista seja dada antes da hora.
  • O que servir: os chás de bebê, em geral, funcionam à tarde, como coquetéis. São servidas finger foods (salgadinhos/petiscos), e as bebidas ficam por conta de sucos e refrigerantes, chás e cafés. Mas nada impede que você faça um almoço, ou um jantar, isso vai depender do estilo e da maneira que você escolheu de fazer essa comemoração. Além disso, uma boa dica para ambientar melhor o chá, é fazer doces e sucos das cores da festa, que geralmente são o azul e o rosa.
  • Como entreter os convidados: um chá de bebê fica muito mais divertido com brincadeiras, gerando mais interação entre os convidados e provocando muitos risos. Ainda mais no chá de revelação, que proporciona tantas possibilidades. Uma das brincadeiras mais comuns nesse tipo de chá é a aposta nos sexos e há inúmeras formas de fazê-la. Você pode colocar um quadro negro, no qual os convidados assinalam se acreditam que vai ser menino ou menina, ou pode fazer enfeites para que os convidados usem em suas roupas, como lacinhos e gravatinhas em azul ou rosa.
  • Como decorar:o mais comum nesse tipo de chá é a utilização do azul e do rosa na decoração, mas a combinação com outras cores, como amarelo, branco, verde e cinza podem render lindas opções. Balões são sempre uma boa pedida, assim como os ursos de pelúcia. O ponto de interrogação também tem sido muito utilizado em chás de revelação, por representarem bem a dúvida que os pais e os convidados estão sentindo no momento.

Pode parecer um pouco difícil no começo, mas colocando tudo nos eixos, seu chá de revelação sairá impecável!

30 ideias para inspirar a decoração do seu chá de revelação

Nada melhor que uma boa lista de inspiração para motivar ainda mais suas ideias e fazer com que seu chá fique incrível e do jeitinho que você gosta.

O tema de ovelhinhas é fofo e original

Foto: Reprodução / Tres Deseos Deco y Mesa Dulce

E o que dizer dessa decoração de flamingos?

Foto: Reprodução / Daniel Finger

Os docinhos são ótimos para compor a decoração

Foto: Reprodução / Liliane Amorin

Já os ursinhos deixam tudo muito mais fofo

Foto: Reprodução / Balolândia

Esses balões assimétricos e as nuvens deixaram a decoração muito mais interessante

Foto: Reprodução / Chá da Rainha Festividades

Brincar com os nomes e o ponto de interrogação, deixa a espera ainda mais cheia de expectativa

Foto: Reprodução / Balolândia

Os nomes também podem vir em plaquinhas ou em outros elementos decorativos

Foto: Reprodução / Nayane Tostes

Baby também pode ser utilizado para se referir ao bebê sem se dirigir à um sexo

Foto: Reprodução / Mayane Papke

Fugir dos formatos tradicionais pode deixar seu chá ainda mais bonito

Foto: Reprodução / Docê Brigaderia

Que tal usar verde em vez de azul?

Foto: Reprodução / Josemar Lucas

Com poucos elementos você transforma sua casa em um lindo espaço para o chá

Foto: Reprodução / Somos Papel

O tema céu é, além de divertido, muito fofo

Foto: Reprodução / Tayná Bianchini

O mesmo tema em uma linha decorativa mais suave

Foto: Reprodução / Gregory Teixeira Decorações 

Os ursinhos combinaram muito bem com as flores

Foto: Reprodução / Bruna Sousa Fotografia

E a fofura dessa decoração com passarinhos?

Foto: Reprodução / Dayane Vitor

As cores também podem ser as grandes protagonistas de sua decoração

Foto: Reprodução / Gregory Teixeira Decorações

Quem disse que chuva é uma coisa ruim?

Foto: Reprodução / Decorando

Não há limites para a fofura em um chá de revelação

Foto: Reprodução / O Diário de Vallentina

As tradicionais cegonhas não podem ficar de fora dessa festa

Foto: Reprodução / Tortas da Lu

O tema retrô deixa o chá cheio de charme

Foto: Reprodução / Maíra Maynart

O ultrassom também pode decorar a festa

Foto: Reprodução / Marine Rud

A predominância do branco deixa a decoração muito mais delicada

Foto: Reprodução / Renan Pereira Festas

Os pisca-piscas ajudam a dar esse efeito também

Foto: Reprodução / Georgina Maia

O tema de elefantinhos é uma graça

Foto: Reprodução / Najla Boaventura

E o que dizer sobre esse tema de jardim?

Foto: Reprodução / Najla Boaventura

Os balões deixaram a decoração mágica!

Foto: Reprodução / Jenifer Koenig

Uma coisa é certa: a fofura é o principal item de decoração de um chá de revelação

Foto: Reprodução / Blog Querida Mamãe

Com tanto chá incrível vai ficar difícil segurar a ansiedade. Mas ela deve ficar bem guarda, assim como seu bebê!

Lembre-se sempre que o chá de revelação é uma forma de se divertir enquanto descobre o sexo de seu filho ou filha. Pense em seus desejos e nas necessidades de seus convidados, que tudo fluirá bem e você acabará com todo esse mistério de uma forma muito feliz!

Leia também: Porta maternidade: 35 inspirações fofas para anunciar o nascimento do bebê

Assuntos: Bebês

Dicas pela Web