Bem-estar

3 opções de chá para rinite que vão te ajudar a enfrentar a alergia

iStock

Com revisão da nutricionista Dra. Keise Bisconsini

Atualizado em 22.09.23

A rinite é uma alergia respiratória causada ao entrar em contato com uma substância alérgena, como a poeira e ácaros. É indicado sempre o acompanhamento médico para entender a causa da alergia e atenuar os sintomas da rinite. O chá para rinite pode ser usado como uma alternativa natural para complementar o tratamento médico. Confira a seguir as dicas da nutricionista e inclua os chás na sua alimentação.

Conheça a especialista

Dra. Keise Bisconsini é nutricionista especialista em clínica funcional e esportiva. A profissional é dedicada à prática da nutrição com empatia, ajudando seus pacientes a alcançarem seus objetivos de saúde e condicionamento físico por meio da abordagem personalizada.

1. Chá de gengibre

iStock

O gengibre tem forte propriedade antioxidante e antialérgica, além de ser um estimulante de imunidade, por isso pode ajudar bastante nas crises de rinite.

Modo de preparo

  1. Lave bem o gengibre e corte em fatias finas;
  2. Coloque em uma chaleira com um dente de alho e encha com água;
  3. Leve ao fogo e espere ferver;
  4. Abaixe o fogo e aguarde 5 minutos;
  5. Desligue o fogo e deixe a infusão descansar por 2 minutos;
  6. Se desejar, adoce, coe e sirva-se!

2. Chá de hortelã

iStock

O chá de hortelã é rico em derivados do mentol e estes são bons descongestionantes e antioxidantes. Com isso, acabam sendo anti-inflamatórios também, diminuindo bastante os sintomas da rinite.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Aqueça 500 ml de água;
  2. Acrescente 15 a 20 folhas de hortelã e deixe em infusão por 5 minutos;
  3. Coe, adoce, se achar necessário, e sirva com uma rodela de limão.

3. Chá de tomilho

iStock

O chá de tomilho possui propriedades que vão diminuir a crise de rinite. O tomilho não mexe muito com a imunidade, mas pode ser usado mais pela ação antioxidante e anti-inflamatória, de acordo com a nutricionista.

Modo de preparo

  1. Coloque os ramos de tomilho em água fervente;
  2. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Se utilizar tomilho seco, deixe 10 minutos;
  3. Complemente com 1 pau de canela;
  4. Coe, adoce e está pronto para servir!

Rafael ressaltou que, caso você ache necessário, todos os chás podem ser complementados com canela e mel. Mas ao serem consumidos isolados, eles são bastante eficazes. Gostou de conhecer essas receitas de chá para rinite? Aproveite e saiba mais sobre chá para imunidade!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.