Bem-estar

Chá para emagrecer funciona? Nutricionista esclarece

Canva

Com colaboração da nutricionista Suzana Bonumá

Atualizado em 10.10.23

Frequentemente, surgem dietas milagrosas que prometem eliminar gordura em um curto período. As receitas de chá para emagrecer, por exemplo, são bem populares. Mas será que realmente fazem efeito? A nutricionista Suzana Bonumá explicou como emagrecer rápido com a ajuda dos chás, de forma saudável. Confira na matéria!

Conheça a especialista

Suzana Bonumá é nutricionista e especialista em Fisiologia do Exercício pela USP. Com uma abordagem prática, compartilha receitas fáceis de fazer nas redes sociais, visando promover hábitos alimentares equilibrados e saudáveis.

7 chás para emagrecer com saúde

Desde a antiguidade, os chás são apreciados por serem saborosos e aromáticos, mas também por terem alto poder medicinal. Atualmente, muito se fala sobre os chás para emagrecer como um grande aliado nas dietas. Sendo assim, Suzana aponta os principais e como prepará-los:

Chá-verde

chá para emagrecer

Canva

O chá-verde é feito com a planta Camellia sinensis. Segundo a nutricionista, ele “tem atividade lipolítica, antioxidante e termogênico”. Portanto, ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, a reduzir a gordura e o peso corporal. Além disso, é um chá diurético, então reduz o excesso de líquido no corpo.

Publicidade

Como preparar:

  • Aqueça uma xícara de água filtrada até levantar fervura (a água não pode estar fervendo);
  • Acrescente uma colher de chá de folhas de chá-verde;
  • Cubra por cerca de 3 minutos, coe e beba.

Chá de hibisco

chá para emagrecer

Canva

O hibisco possui “propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e auxilia no controle glicêmico”, explica. Assim como o chá-verde, ajuda a diminuir o inchaço corporal, pois aumenta a produção de urina, aliviando a retenção de líquido. O chá de hibisco também possui antocianinas – substâncias antioxidantes que reduzem a produção de células adiposas, impedindo o acúmulo de gordura.

Como preparar:

  • Aqueça um litro de água a 90°C e adicione uma colher de sopa de folhas secas de hibisco;
  • Deixe em infusão de 5 a 10 minutos e depois coe.
  • Sirva quente ou frio.

Chá de erva-mate

chá para emagrecer

Canva

Os benefícios do chá-mate são bastante conhecidos. A erva-mate, composta por fenólicos, cafeína e teobromina, “estimula o metabolismo e contribui com a oferta de energia, auxiliando no controle de açúcar no sangue e do apetite”. Esse chá para emagrecer também apresenta função diurética, ajudando a combater o inchaço no corpo.

Publicidade

Como preparar:

  • Em uma panela, coloque uma xícara de água e leve para ferver;
  • Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas torradas;
  • Em seguida, tampe e deixe em infusão por 10 minutos;
  • Por fim, coe e sirva quente ou gelado.

Chá de cavalinha

chá para emagrecer

Canva

O chá de cavalinha é preparado com o extrato da planta Equisetum arvense, originária das regiões pantanosas do Brasil. O extrato é composto por minerais, flavonoides, vitaminas, alcaloides e saponinas. Essa composição torna o chá um “potente diurético com atividade lipolítica, antioxidante e termogênica”, informa a nutricionista. Dessa maneira, combate a retenção de líquido e acelera a queima de gordura, tornando-se coadjuvante no processo de emagrecimento.

Como preparar:

  • Ferva uma xícara de água e adicione uma colher do talo seco de cavalinha;
  • Deixe em infusão de 5 a 10 minutos;
  • Depois é só coar e beber.

Chá de canela

chá para emagrecer

Canva

A canela apresenta atividade termogênica, imunoestimulante e antioxidante, então acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. Além disso, a nutricionista aponta que o “chá de canela ajuda a controlar os níveis de glicose” – um fator importante para regular a diabete.

Como preparar:

  • Em uma panela, adicione 2 xícaras de água;
  • Coloque duas unidades de canela em pau e ferva por 5 minutos;
  • Por fim, espere amornar, retire a canela em pau e beba.

Chá de gengibre

chá para emagrecer

Canva

Publicidade

Segundo a profissional, “o principal componente do gengibre é o gingerol, um composto bioativo com propriedades termogênicas”. Portanto, é um excelente aliado para acelerar o metabolismo e queimar calorias. “Além disso, o chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas”, acrescenta.

Como preparar:

  • Ferva 150 ml de água com um pedaço de gengibre fresco picado ou ralado (cerca de 1 colher de chá);
  • Após a fervura, tampe e aguarde 5 minutos;
  • Coe e tome quando estiver morno.

Chá de melissa

chá para emagrecer

Canva

Desde os tempos antigos, a melissa é uma das plantas mais utilizadas para fins medicinais. A nutricionista diz que o chá de melissa “auxilia no emagrecimento, pois ajuda a reduzir os níveis elevados de estresse, insônia e ansiedade. Assim, ajuda no controle alimentar”.

Como preparar:

  • Ferva ½ litro de água e adicione uma colher de sopa de melissa seca;
  • Deixe ferver por 5 minutos, desligue o fogo e mantenha o recipiente tampado por 10 minutos;
  • Coe e beba ao longo do dia.

Chás realmente ajudam a emagrecer?

Por apresentarem ação diurética, termogênica e antioxidante, os chás auxiliam no processo de emagrecimento, sendo uma opção para acelerar o metabolismo e desinchar o corpo. No entanto, nenhum tipo de chá emagrece isoladamente. É fundamental seguir uma dieta adequada e praticar exercícios físicos regularmente, para obter resultados consistentes.

Segundo a nutricionista, fazer combinações de duas até três ervas pode potencializar os efeitos no emagrecimento. “Compre ervas frescas sempre que puder, para garantir as propriedades fitoquímicas, e não espere resultados de chás prontos”, orienta. Além disso, não é recomendado utilizar “metais para prepará-los, pois interferem negativamente nas suas propriedades naturais e no sabor”.

Cuidados ao usar chás para emagrecer

Apesar de serem bebidas naturais, os chás apresentam contraindicações e devem ser ingeridos com cautela. Abaixo, a nutricionista cita os principais cuidados:

  • Chá-verde: “por conter cafeína, não deve ser consumido em excesso e após o jantar”. Além disso, o chá “é proibido para gestantes e lactantes, bem como pessoas com anemia, doença renal crônica, hipertensas e sensíveis à cafeína”.
  • Hibisco: “o chá de hibisco é diurético, portanto causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos. Devido a isso, não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas graves”.
  • Erva-mate: “contraindicado para crianças, grávidas e lactantes. Por conter cafeína, o chá-mate não deve ser consumido por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite, e deve ser evitado após o jantar”.
  • Cavalinha: “grávidas, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais” não devem ingerir a bebida.
  • Canela: o chá de canela não é indicado para gestantes e pode gerar efeitos colaterais em pessoas com hipoglicemia. Quando ingerido em altas quantidades, pode intoxicar o fígado, aumentar os batimentos e a frequência cardíaca.
  • Gengibre: “deve-se consumir até três xícaras por dia, sendo contraindicado para crianças com menos de seis anos, pessoas que fazem tratamento com anticoagulantes e/ou com problemas digestivos”.
  • Melissa: “por ter efeito calmante, o chá de melissa não é recomendado durante atividades que exigem atenção plena, bem como para gestantes”.

O chá para emagrecer pode fazer parte da sua rotina, porém também é importante escolher alimentos leves para comer à noite. Eles facilitam a digestão e permitem um sono tranquilo. Dessa forma, você acorda com mais disposição para se cuidar e praticar atividades físicas!

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.