Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Chá de Honeybush impede o acúmulo de gorduras no corpo

Conheça a novidade natural que contém substâncias terapêuticas e ajuda a emagrecer

em 26/08/2013

Foto: Thinkstock

Nada como um chazinho para acalmar e esquentar o corpo nos dias frios. Melhor ainda se ele for seu aliado na dieta, não é mesmo? A grande novidade no mundo dos chás emagrecedores é o Honeybush!

Muito a oferecer

Ainda pouco conhecida no Brasil, a planta é da região do Cabo, África do Sul, e parece ter muitos benefícios para a saúde. O chá é livre de cafeína, e por isso é ótimo para quem leva uma vida estressante e precisa relaxar. A cor é amarelada e ele conta com sabor e aroma deliciosos, que lembram o mel (por isso o nome, em inglês honey = mel, bush = arbusto). É gostoso para tomar tanto quente quanto frio.

Suas flores, folhas e caules já são muito utilizados como chá medicinal, no controle de problemas digestivos, erupções cutâneas, contra os efeitos desagradáveis da menopausa e para promover a lactação.

Além disso, ele oferece uma gama incrível de minerais benéficos à saúde, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, sódio, zinco, ferro, manganês, alumínio e boro. O Honeybush também conta com propriedades antioxidantes, que, segundo a dermatologista Helena Zantut, são ótimas para o rejuvenescimento da pele, já que lutam contra os radicais livres e ajudam a prevenir rugas. O chá também ajuda no controle do apetite e na retenção de líquidos.

Uma “forcinha” para a dieta

Parece exagero? Pois o melhor de tudo ainda está por vir. O chá de Honeybush pode ser um grande aliado na hora de eliminar as gordurinhas extras! Pesquisas apontam que a planta impede que o corpo armazene gordura, e mais do que isso: pode ajudar a eliminar a gordura já existente.

Os pesquisadores atribuem os resultados à grande quantidade de polifenóis encontrados na erva, substâncias que, de acordo com estudos, inibem o armazenamento de gordura. Isso quer dizer que o chá pode ser uma grande novidade como agente contra a obesidade.

E os benefícios não param por aí, já que a Honeybush conta com outras substâncias terapêuticas, como o pinitol, um expectorante eficaz que tem atividades anti-diabéticas, as isoflavonas, que ajudam a regular o ciclo menstrual, e as flavonas e xantonas, que são substâncias antiinflamatórias naturais e com propriedade anti-viral.

Hora do chá!

Parece que está mais do que na hora dessa bebida entrar de vez na sua rotina, não é mesmo? Além do Honeybush, muitos chás são benéficos à saúde. O chá verde, por exemplo, acelera o metabolismo, enquanto os de camomila e hortelã atuam como desintoxicantes. De modo geral, eles ajudam a eliminar toxinas, no controle do apetite e completam a ingestão diária de líquidos. Confira abaixo algumas dicas de como prepará-los para aproveitar todos os benefícios!

  • Em geral, a medida utilizada para o preparo dos chás é de 1 litro de água para cada 4 colheres de sopa de folhas secas ou 8 colheres de folha verde.
  • Ferva a água e despeje por cima das ervas. Abafe por cerca de cinco minutinhos, tempo suficiente para que as substâncias se soltem na água. Coe em seguida.
  • Para adoçar, prefira o mel ou açúcar mascavo.
  • Prepare seus chás diariamente, pois eles perdem suas propriedades se armazenados por muito tempo.
  • Compre ervas de boa procedência e qualidade!
Comentários
Dicas relacionadas