Bem-estar

Chá de folha de manga: contraindicações e detalhes sobre os benefícios

iStock

Atualizado em 22.06.22

Os chás são conhecidos por serem não calóricos e são recomendados para ajudar a se esquentar nos dias mais gelados. Em alguns casos, contam com outros benefícios e muito se fala sobre eles, como acontece com o chá de folha de manga. Confira tudo o que foi explicado pela nutricionista Joice Oliveira (CRN 09100489 RJ) e saiba se os benefícios deste chá são reais:

Índice do conteúdo:

Há benefícios do chá de folha de manga que são reais?

Na internet circulam muitos supostos benefícios do chá de folha de manga, porém Joice afirma que são apenas crenças populares, como: controlar a diabetes, ajudar no emagrecimento ou fortalecer o sistema imunológico. Ela explicou que não existe uma comprovação científica acerca destes benefícios.

Quanto ao controle da diabetes ela ainda ressaltou: “um teste de tolerância à glicose realizado em voluntários jovens não-diabéticos, a fim de investigar o efeito na redução da glicose no sangue pelo chá preparado com folhas de manga, concluiu que o chá não teve nenhum efeito de controle ou queda da taxa de açúcar no sangue”.

Sobre o emagrecimento, a nutri lembrou que nenhum alimento, sozinho, tem o poder de ajudar na perda de peso. “Para que isso aconteça de modo saudável é necessário que haja uma reeducação alimentar, porém o chá é uma boa fonte de hidratação para indivíduos que têm baixo consumo de líquidos” finalizou.

Publicidade

As contraindicações do consumo do chá de folha de manga

iStock

Segundo Joice, “o consumo do chá é contraindicado para idosos, hipertensos e gestantes já que os efeitos do chá nesse grupo de pessoas ainda não foram estudados.”

Como fazer o chá de folha de manga

A nutri citou um breve passo a passo para preparar o chá em casa. Conforme ela explicou anteriormente, a bebida pode ser uma boa aliada para se manter bem hidratada. Veja como é simples:

  • Coloque 4 folhas de manga em 250 ml de água;
  • Leve ao fogo e espere ferver;
  • Desligue o fogo e espere amornar;
  • Coe e sirva-se.

É importante lembrar que todos os chás são indicados como complemento para aumentar o consumo de líquidos diariamente, então, você tem a opção de incluir em sua rotina o chá de folha de manga. Agora, aproveite para conhecer também os chás para dormir melhor que prometem te ajudar a relaxar.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.