Bem-estar

Benefícios e dicas para aproveitar ao máximo o chá de endro

iStock

Atualizado em 28.07.23

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, o chá de endro é rico em benefícios, agindo como um aliado natural para o organismo. Por sua semelhança com a erva-doce, pode ser facilmente confundido, mas seus sabores são diferenciados. Para tirar todas as suas dúvidas, a nutricionista Aline Campanelli (CRN 8-6997) explicou um pouco mais sobre o endro, trazendo uma dica de como consumir o chá. Vem ver!

Índice do conteúdo:

11 benefícios do chá de endro que vão te convencer a experimentar a bebida

Segundo Aline, as propriedades medicinais do chá de endro vêm sendo cada vez mais estudadas e seus benefícios comprovados. Dentre os principais, ela citou:

  • Trata problemas digestivos: a nutri comentou que o chá pode ser um ótimo aliado no combate de ânsia, vômitos, espasmos gastrointestinais, problemas de fígado, má digestão, hiperacidez estomacal, alívio da azia, dores de barriga, distensão abdominal e flatulências.
  • Ação antibacteriana: principalmente no intestino, pois, conforme explicou Aline, combate o crescimento excessivo de bactérias no trato intestinal.
  • Fonte de cálcio: a nutricionista citou que o chá evita a perda de massa óssea, e pode ser um grande aliado após a menopausa, quando existe maior tendência de desenvolver a osteoporose.
  • Fortalece o sistema imunológico: Aline explicou que o endro “atua também no tratamento de gripes e resfriados por ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C.”
  • Controle do ciclo menstrual: a nutri comentou que o chá de endro age diretamente no controle do ciclo menstrual, estimulando a menstruação e ajudando a manter o ciclo regulado.
  • Alívio das cólicas menstruais: outro benefício ressaltado por Aline em relação ao ciclo menstrual. Ela disse que o chá “trabalha também no alívio de seus sintomas como as cólicas e TPM por seu efeito analgésico, diminuindo as contrações – é considerado um antiespasmódico natural.”
  • Alivio de cólicas intestinais: o chá de endro também ajuda a aliviar as cólicas abdominais, inclusive de bebês e crianças. A recomendação de Aline, no caso dos pequenos, é de consultar o pediatra de sua confiança e preparar uma quantidade menor do chá, para deixar a bebida menos concentrada.
  • Efeito calmante: Aline também recomendou o chá para pessoas que buscam um remédio natural para aliviar sintomas de irritabilidade, insônia, ansiedade e hiperatividade.
  • Combate o envelhecimento precoce: a nutri ressaltou que o chá é um potente antioxidante, principalmente pela presença de fibras, ferro, magnésio, manganês e vitamina C.
  • Combate agentes cancerígenos: segundo a nutricionista, estudos apontam que os antioxidantes presentes no endro são os principais responsáveis por isso.

Você imaginava que o chá de endro tivesse todos esses benefícios? Agora já sabe que conta com esse poderoso aliado natural para sua saúde.

Efeitos colaterais e contraindicações no consumo do chá de endro

O chá possui uma única contraindicação, Aline citou que é melhor não consumir o endro no caso de:

Publicidade

  • Gestantes. Segundo a nutricionista, “devem evitar o chá de endro por estimular o fluxo menstrual.” Ela recomenda também consultar o obstetra que a acompanha, para analisar se pode ou não tomar o chá.

Além disso, ela também lembrou a importância de “consultar um pediatra da sua confiança antes de iniciar o uso de qualquer planta medicinal em crianças”, para o caso de pais que desejam incluir o chá de endro como uma forma de combater as cólicas intestinais.

Como fazer e beber chá de endro para aproveitar ao máximo seus benefícios

iStock

Se você deseja experimentar o chá de endro, Aline recomendou uma receita fácil de preparar. Ela também explicou que você pode consumir de 2 a 3 xícaras por dia, sem restrição de horários. Confira:

Como fazer

  • Coloque duas colheres de sopa de sementes de endro em um litro de água;
  • Leve ao fogo até ferver;
  • Desligue o fogo e tampe a infusão por cerca de 10 minutos;
  • Coe e sirva-se.

Dicas de como aproveitar o melhor do sabor do endro

  • Adicione canela em pau no momento da infusão, além de deixar o chá aromatizado, a canela potencializa as propriedades antibacterianas, melhora o fluxo sanguíneo e auxilia no combate a insônia;
  • Misture o chá com outros sabores, como os chás de camomila, erva-doce e erva-cidreira;
  • Adicione gotas de limão e um pedaço de gengibre;
  • Coloque alecrim no preparo do chá;
  • Adoce com 1 colher de chá de mel;
  • Consuma 2 a 3 xícaras de chá por dia, no horário que preferir.

Como você pode acompanhar, o chá de endro é ótimo para a saúde e pode ser consumido em qualquer hora do dia. Agora, aproveite e venha ver também a nossa matéria sobre os chás para imunidade.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.