Chá de carqueja: conheça seus benefícios para o dia a dia

Escrito por Gabriela Monteiro

Foto: iStock

A carqueja é aplicada nos mais variados usos, como em funções aromáticas e até na cozinha. Em sua composição, encontram-se compostos fenólicos, óleos essenciais e alcaloides que conferem a ela propriedades farmacológicas, tornando-a altamente conhecida na medicina popular.

Como erva, a carqueja é comumente encontrada na posição de tempero nas cozinhas de várias regiões do Brasil e do mundo. Suas folha é ótima atuando como condimentos em uma carne assada ou então para para adocicar determinados pratos.

Entre outras possíveis opções de consumo, a planta como chá possui diversos efeitost para a saúde, os quais permitem que identifiquemos benefícios ligados ao seu consumo regular e controlado.

As funções do chá de carqueja

Foto: iStock

Os chás são popularmente conhecidos por seus benefícios para a saúde em geral. O chá de carqueja não foge disso: ele é famoso por seu potencial emagrecedor e seus usos curativos, ligados à luta contra a má circulação e também contra o reumatismo, entre outros efeitos positivos para o dia a dia das pessoas. Conheça suas principais funções:

Anti-inflamatório

Inflamações ocorrem quando o organismo é atacado por males externos ou internos. O chá de carqueja atua como anti-inflamatório natural por conta de sua capacidade de inibir a ação dos agentes nocivos durante o processo inflamatório.

Leia também: Chá para emagrecer: conheça os principais aliados das dietas de perda de peso

Tratamento de doenças respiratórias

Chás e outras bebidas quentes são tradicionais no tratamento de resfriados. A infusão da carqueja, em específico, com sua ação antimicrobiana, pode ser usada para ajudar em gripes, sinusites, bronquites, constipações, infecções de garganta e outras doenças ligadas ao aparelho respiratório.

Dermatológica

Historicamente, a carqueja era utilizada no tratamento natural de acnes. A população costumava aplicar compressas do chá nas regiões mais afetadas durante cerca de 9 dias.

Anti-hipertensivo e antioxidante

O chá de carqueja é maravilhoso para melhorar a circulação sanguínea. Ele possui características anti-hipertensivas e antioxidantes naturais, cuidando do endotélio, responsável por proteger a parede interna dos vasos sanguíneos. Por isso, ele também pode ajudar a previnir doenças do coração e ser usado no tratamento e prevenção do diabetes.

Proteção hepática

A infusão da carqueja atua na proteção do fígado e da vesícula biliar. Isso é justificado pela presença de quercetina, um flavonóide natural ativo que é transformado no fígado, regenerando as células e impedindo a degradação das membranas presentes.

Diurético

Bebidas diuréticas possuem efeitos positivos no tratamento de doenças nos rins, infecções urinárias e outras regiões do aparelho excretor. Esse é o caso do chá de carqueja, diurético natural e altamente saudável para o organismo.

Leia também: 12 dicas para desintoxicar seu organismo

Chá de carqueja emagrece?

Foto: iStock

Opções naturais que ajudam no emagrecimento saudável são as queridinhas da maioria das dietas. O Chá de carqueja é uma ótima escolha para auxiliar na luta contra a balança, sendo comumente utilizado no tratamento da obesidade. Ele apresenta potencial para diminuir o apetite e por isso pode ser tomado antes das refeições, sem açúcares, é claro!

Além disso, a infusão da carqueja é diurética, o que ajuda na eliminação de líquidos, na luta contra a prisão de ventre e consequentemente para desinchar o corpo. As flavonas presentes na planta também são aceleradores do metabolismo, o que significa uma grande contribuição para qualquer regime.

Conhecendo os pontos positivos da carqueja para o emagrecimento, o chá dessa planta se apresenta como um aliado nas dietas. Basta combinar a injestão com uma a alimentação saudável nos outros momentos do dia.

Como fazer chá de carqueja

Foto: iStock

Ingredientes

  • 20 gramas de folhas de carqueja;
  • 1 litro de água fervente;
  • Açúcar ou outros adoçantes a gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque 1 litro de água para ferver em uma caneca;
  2. Pique as folhas de carqueja;
  3. Quando a água estiver fervente, deposite as folhas de carqueja junto a ela na caneca e desligue o fogo;
  4. Aguarde esfriar;
  5. Coe;
  6. Adicione açúcar ou outro adoçante a gosto e sirva.

As quantidades adequadas para o consumo do chá de carqueja variam de acordo com a idade e saúde. De forma geral, indica-se que a injestão mantenha-se em duas ou três xícaras por dia.

Alertas sobre o consumo

Foto: iStock

O consumo do chá de carqueja pode ser prejudicial, se não consumido nas condições ideais: não é aconselhado que mulheres grávidas e em fase de amamentação tomem a infusão. Pessoas em fase pré e pós-operatória também devem evitar o chá, por conta de sua capacidade de baixar os níveis de açúcar do sangue.

Leia também: Matchá: ajuda a emagrecer e possui mais qualidades que o chá verde

Ademais, pessoas alérgicas a plantas da mesma família da carqueja, como as margaridas, possuem uma maior tendência a desenvolver reações ao chá. Por isso é importante se atentar quanto ao consumo.

Sabendo todos os detalhes a respeito do chá de carqueja, ele se torna uma opção indispensável para acompanhar o lanche da tarde ou esquentar uma manhã fria. Tendo o cuidado necessário com seu consumo, essa bebida fará a diferença em sua vida.

Para você