
Foto: iStock

A carqueja é aplicada nos mais variados usos, como em funções aromáticas e até na cozinha. Em sua composição, encontram-se compostos fenólicos, óleos essenciais e alcaloides que conferem a ela propriedades farmacológicas, tornando-a altamente conhecida na medicina popular.
Como erva, a carqueja é comumente encontrada na posição de tempero nas cozinhas de várias regiões do Brasil e do mundo. Suas folha é ótima atuando como condimentos em uma carne assada ou então para para adocicar determinados pratos.
Entre outras possíveis opções de consumo, a planta como chá possui diversos efeitost para a saúde, os quais permitem que identifiquemos benefícios ligados ao seu consumo regular e controlado.
As funções do chá de carqueja

Foto: iStock
Os chás são popularmente conhecidos por seus benefícios para a saúde em geral. O chá de carqueja não foge disso: ele é famoso por seu potencial emagrecedor e seus usos curativos, ligados à luta contra a má circulação e também contra o reumatismo, entre outros efeitos positivos para o dia a dia das pessoas. Conheça suas principais funções:
Publicidade
Anti-inflamatório
Inflamações ocorrem quando o organismo é atacado por males externos ou internos. O chá de carqueja atua como anti-inflamatório natural por conta de sua capacidade de inibir a ação dos agentes nocivos durante o processo inflamatório.
Relacionadas
Tratamento de doenças respiratórias
Chás e outras bebidas quentes são tradicionais no tratamento de resfriados. A infusão da carqueja, em específico, com sua ação antimicrobiana, pode ser usada para ajudar em gripes, sinusites, bronquites, constipações, infecções de garganta e outras doenças ligadas ao aparelho respiratório.
Dermatológica
Historicamente, a carqueja era utilizada no tratamento natural de acnes. A população costumava aplicar compressas do chá nas regiões mais afetadas durante cerca de 9 dias.
Anti-hipertensivo e antioxidante
O chá de carqueja é maravilhoso para melhorar a circulação sanguínea. Ele possui características anti-hipertensivas e antioxidantes naturais, cuidando do endotélio, responsável por proteger a parede interna dos vasos sanguíneos. Por isso, ele também pode ajudar a previnir doenças do coração e ser usado no tratamento e prevenção do diabetes.
Proteção hepática
A infusão da carqueja atua na proteção do fígado e da vesícula biliar. Isso é justificado pela presença de quercetina, um flavonóide natural ativo que é transformado no fígado, regenerando as células e impedindo a degradação das membranas presentes.
Diurético
Bebidas diuréticas possuem efeitos positivos no tratamento de doenças nos rins, infecções urinárias e outras regiões do aparelho excretor. Esse é o caso do chá de carqueja, diurético natural e altamente saudável para o organismo.
Publicidade
Chá de carqueja emagrece?

Foto: iStock
Opções naturais que ajudam no emagrecimento saudável são as queridinhas da maioria das dietas. O Chá de carqueja é uma ótima escolha para auxiliar na luta contra a balança, sendo comumente utilizado no tratamento da obesidade. Ele apresenta potencial para diminuir o apetite e por isso pode ser tomado antes das refeições, sem açúcares, é claro!
Além disso, a infusão da carqueja é diurética, o que ajuda na eliminação de líquidos, na luta contra a prisão de ventre e consequentemente para desinchar o corpo. As flavonas presentes na planta também são aceleradores do metabolismo, o que significa uma grande contribuição para qualquer regime.
Conhecendo os pontos positivos da carqueja para o emagrecimento, o chá dessa planta se apresenta como um aliado nas dietas. Basta combinar a injestão com uma a alimentação saudável nos outros momentos do dia.
Como fazer chá de carqueja

Foto: iStock
Ingredientes
- 20 gramas de folhas de carqueja;
- 1 litro de água fervente;
- Açúcar ou outros adoçantes a gosto.
Modo de preparo
- Coloque 1 litro de água para ferver em uma caneca;
- Pique as folhas de carqueja;
- Quando a água estiver fervente, deposite as folhas de carqueja junto a ela na caneca e desligue o fogo;
- Aguarde esfriar;
- Coe;
- Adicione açúcar ou outro adoçante a gosto e sirva.
As quantidades adequadas para o consumo do chá de carqueja variam de acordo com a idade e saúde. De forma geral, indica-se que a injestão mantenha-se em duas ou três xícaras por dia.
Alertas sobre o consumo

Foto: iStock
O consumo do chá de carqueja pode ser prejudicial, se não consumido nas condições ideais: não é aconselhado que mulheres grávidas e em fase de amamentação tomem a infusão. Pessoas em fase pré e pós-operatória também devem evitar o chá, por conta de sua capacidade de baixar os níveis de açúcar do sangue.
Publicidade
Ademais, pessoas alérgicas a plantas da mesma família da carqueja, como as margaridas, possuem uma maior tendência a desenvolver reações ao chá. Por isso é importante se atentar quanto ao consumo.
Sabendo todos os detalhes a respeito do chá de carqueja, ele se torna uma opção indispensável para acompanhar o lanche da tarde ou esquentar uma manhã fria. Tendo o cuidado necessário com seu consumo, essa bebida fará a diferença em sua vida.

Gabriela Monteiro
Ama escrever e aprender coisas novas a todo momento. Não vive seu seriados, viagens e boas companhias. Comunicar é sua maior alegria.