Casa e Decor

Ceia de Natal: 20 receitas perfeitas para o seu cardápio natalino

Canva

Atualizado em 26.10.23

Sempre que dezembro se aproxima, chegam também as preparações para a ceia de Natal. Selecionamos algumas receitas clássicas, baratas e simples de fazer para um natal completo e econômico. Confira sugestões de receitas de Natal incríveis para servir neste fim de ano!

Entradas e canapés simples e rápidos

Antepasto de berinjela

Receiteria

Outro clássico de natal, o antepasto de berinjela leva berinjelas, pimentões, cebolas, azeitonas e as polêmicas (e opcionais) uvas passas. Para quem gosta da típica mistura de doces e salgados na ceia de natal, essa entrada é ideal, além de ser barata e simples de fazer. Tempo de preparo: 60 minutos.

Salpicão de frango

Receiteria

Nada mais tipicamente brasileiro que um salpicão de natal. A receita é tão versátil que pode servir como entrada ou acompanhamento da ceia de natal, para virar uma entrada, você pode servi-lo com torradas ou barquinhas de canapé. Além disso, o frango pode ser substituído por atum ou até mesmo batatas, para um salpicão vegetariano. Tempo de preparo: 40 minutos.

Publicidade

Patê de ricota com azeitona

Receiteria

Os patês são entradas perfeitas para sua ceia. Baratos e fáceis de fazer, eles também são versáteis. Tudo o que você precisa é uma base, como a ricota ou maionese, e um ingrediente bem saboroso, como a cebola, atum, frango e até bacalhau. Tempo de preparo: 10 minutos.

Entrada de queijo cremoso com tomate confit

Receiteria

Uma das entradas mais fáceis de fazer para seu natal. Com catupiry, tomate cereja e temperos, você faz essa entradinha deliciosa, para ser servida com torradas ou pão pita. Tempo de preparo: 10 minutos.

Torta fria de frango

Receiteria

A torta fria é uma ótima opção para beliscar enquanto a ceia de natal não fica pronta. Essa receita é suficiente para toda a família, e fica pronta rapidinho. Tempo de preparo: 40 minutos.

Pratos principais para ceia de natal

Peru de Natal recheado

Receiteria

Publicidade

O segredo para um peru de natal bem suculento e macio está nessa receita! A ave é coberta por uma manteiga temperada com ervas, que além de dar sabor, ajuda a reter a umidade da carne. Vale a pena apostar nesse prato principal para sua ceia de natal, ele é delicioso e alimenta a família toda. Tempo de preparo: 300 minutos.

Bacalhau gratinado

iStock

O bacalhau tem presença garantida nas ceias de natal. É um peixe saboroso e tradicional da época, e essa receita ensina a prepara-lo de uma maneira inovadora. Você vai precisar do peixe dessalgado, batatas, creme de leite e queijo. O gratinado dá o gosto todo especial da receita! Tempo de preparo: 50 minutos.

Tender ao molho de laranja

Mais uma receita típica de natal que mistura doce e salgado. O tender é feito com pernil de porco defumado, e harmoniza muito bem com o sabor adocicado do molho de laranja. O preparo da receita é muito simples, e requer poucos ingredientes. Tempo de preparo: 80 minutos.

Lasanha à bolonhesa clássica

Receiteria

A lasanha normalmente é servida como acompanhamento, mas quem disse que ela não pode ser a estrela da sua ceia de natal? Essa receita leva o tradicional molho com carne moída, presunto e molho branco, tudo bem temperado e cheio de fartura. Tempo de preparo: 80 minutos.

Publicidade

Frango assado recheado

Receiteria

Para uma ceia verdadeiramente econômica, você pode investir no frango assado. Essa receita não perde nada para o peru ou chester de natal, fica uma delícia e serve a família toda. Para deixar seu frango ainda mais gostoso, aposte no recheio de farofa e nas batatas assadas no tempero do frango! Tempo de preparo: 90 minutos.

Lagarto recheado

Receiteria

Que tal inovar na ceia e substituir o peru? Se lagarto já é gostoso, recheado com linguiça calabresa, bacon e cenoura, é certeza de sucesso! Vale adicionar vinho branco para dar um sabor ainda mais especial ao prato.

Acompanhamentos perfeitos para ceia de natal

Cuscuz marroquino

O cuscuz preparado com semolina, ganha ainda mais sabor e textura com a mistura de uvas-passas, damascos e amêndoas. Experimente e impressione os convidados com seu cardápio de Natal. Tempo de preparo: 20 minutos.

Arroz de forno

Receiteria

O arroz de forno é figurinha carimbada nas celebrações em família e não podia ficar de fora do seu cardápio para a ceia de Natal. A receita é totalmente descomplicada e adaptável as suas preferências! Tempo de preparo: 40 minutos.

Salada de maionese

Receiteria

A salada de maionese não pode faltar no natal! Seja com ou sem as uvas passas, esse acompanhamento é refrescante e delicioso em qualquer ocasião. Além disso, é super barata e simples de fazer. E se você quer dar uma incrementada na maionese desse ano, opte pela macarronese com creme de alho: um sucesso certeiro. Tempo de preparo: 40 minutos.

Farofa de bacon com calabresa

Receiteria

Essa farofa vai fechar com chave de ouro sua ceia de natal. Para incrementar essa receita, você pode optar pela farinha bijú ou até mesmo a farinha Panko. Tempo de preparo: 30 minutos.

Salada primavera

Receiteria

A salada primavera ou salada tropical é aquela que leva manga, alface, tomatinhos, palmito e muitas vezes, morangos. Ela pode ser adaptada ao seu gosto, mas é característica pelo contraste de frutas e verduras. Simples e refrescante, ela harmoniza com as carnes típicas do natal. Tempo de preparo: 15 minutos.

Sobremesas e doces de natal

Pavê cremoso simples

Receiteria

Simples e gostoso, esse pavê de nata tradicional agrada a todos os gostos. A camada de ganache dá um toque especial para essa sobremesa de natal clássica. Para incrementar a receita, que tal uns morangos por cima da ganache? Ou então um delicioso pavê de limão? Tempo de preparo: 40 minutos.

Pudim perfeito de leite condensado

Receiteria

O pudim perfeito é difícil, mas não impossível! Com essa receita você descobre o passo a passo completo para um pudim clássico de leite condensado com furinhos. Mas se você é do time “sem furinhos”, confira a receita de pudim sem furinhos e prepare seu preferido! Tempo de preparo: 80 minutos.

Salada de frutas especial

Receiteria

Essa receita reinventa a clássica salada de frutas! Com leite condensado, gelatina e baunilha, você transforma essa receita simples em uma sobremesa completa de natal. Tempo de preparo: 20 minutos.

Rabanada recheada com doce de leite

Canva

Essa receita de rabanada é ainda mais especial por ser recheada com doce de leite. Além disso, leva leite condensado na camada de ovos, é um doce de natal perfeito para todos os paladares. Vale a pena experimentar! Tempo de preparo: 50 minutos.

Delícia de abacaxi

A melhor parte dessa receita, além do fato de ser uma delícia, é que ela é muito fácil de preparar. Nessa receita, você aprende a fazer um doce de abacaxi do zero, mas também pode utilizar a fruta em caldas, se preferir. Além disso, creme branco e merengue são preparados para fazer uma sobremesa de Natal incrível. Tempo de preparo: 25 minutos.

Agora é só escolher seus acompanhamentos, carnes e sobremesas, criando uma ceia que agradará você e sua família! Caso queira ver opções para servir também no dia 25, veja esta seleção de receitas de Natal fáceis!

Uma ariana típica que adora viagens, Star Wars, maquiagens, Senhor dos Anéis, pizza, cantar e séries, especialmente Breaking Bad, Dexter e Game of Thrones. Entre e fique à vontade!