Casquinha de sorvete: receitas doces e criativas para fazer em casa

Escrito por
Em 13.07.19

iStock

Pode ser que você nunca tenha pensado no assunto, mas uma casquinha de sorvete é mais versátil do que parece. Muito além de acompanhar as delícias geladas em diversos sabores, elas podem ser protagonistas de diferentes sobremesas. Dá para fazer casquinha de sorvete recheada, com bolo, com coberturas… São inúmeras as possibilidades.

Continua após o anúncio

O legal é que essa casquinha crocante é facilmente encontrada pronta em supermercados, mas pode ser feita em casa de forma prática e com baixo nível de dificuldade. Quer aprender como fazer e, de quebra, conferir receitinhas bem diferentes? Basta continuar lendo esse post!

Como fazer casquinha de sorvete

iStock

Ingredientes

  • 120 g de farinha de trigo
  • 100 g de açúcar
  • 3 claras
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • ½ colher de chá de essência de baunilha
  • 2 pitadinhas de sal

Passo a passo

  1. Bata as claras, o açúcar, a essência de baunilha e o sal;
  2. Depois, acrescente aos poucos a farinha de trigo e a manteiga derretida;
  3. Em uma forma untada e coberta com papel manteiga, faça círculos de massa utilizando uma colher;
  4. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos;
  5. Tire do forno as massas e, ainda quentes, molde-as em formato de cone, cuidando para deixar a parte de baixo bem fechada;
  6. Aguarde esfriar e sirva da maneira que gostar mais.

Se preferir, você pode fazer as casquinhas em uma frigideira pincelada com óleo em vez de assar. Nesse caso, é importante virar quando a massa ficar dourada.

Receitas com casquinha de sorvete

Agora que você já sabe como preparar sua própria casquinha de sorvete, é hora de utilizá-la em receitas que são um show de doçura e criatividade. Seja para um lanche diferente ou para vender, você vai amar essas sugestões.

1. Café na casquinha com chocolate

Se engana quem acha que café pode ser apreciado apenas em uma xícara. Aqui a ideia é usar uma casquinha de sorvete com chocolate como recipiente – e comê-la depois, claro. Uma ideia bem bacana para surpreender as visitas! Play no vídeo para conferir como se faz.

2. Casquinha de cenoura recheada com chocolate

Uma boa opção para a Páscoa ou mesmo para decorar festinhas de crianças, o tutorial acima ensina como transformar uma casquinha de sorvete em uma cenourinha. Crocante, ela pode ser recheada com ganache de chocolate, brigadeiro, doce de leite ou o que você preferir. Experimente!

3. Casquinha trufada com brigadeiros

Continua após o anúncio

Tudo bem que sorvete é uma delícia, mas que tal trocá-lo por brigadeiro? Também é bom demais, certo? Essa ideia aqui é simples e bem charmosa, perfeita para vender e fazer um dinheirinho extra. Capriche no recheio e decore como preferir!

4. Casquinha chifre de unicórnio

Não é nenhuma novidade que unicórnios são os queridinhos do momento, certo? No tutorial acima você confere como fazer um chifre de unicórnio recheado com Nutella. A casquinha é feita com massa de biscoito, impossível não ficar uma delícia.

5. Casquinha artesanal com donuts

Você pode levar o seu sorvete com casquinha a um outro nível, e a Dani Noce ensina direitinho o passo a passo. O legal é que no vídeo você aprende a fazer a sua própria casquinha, que fica crocante e muito gostosa, assim como os donuts. Vale a pena experimentar.

6. Sorvete unicórnio com cone dourado

Nas receitas acima você aprendeu como fazer um chifre de unicórnio. Que tal um sorvete dentro dessa tendência? Ele é todo colorido e fácil, parece até mágico. Os ingredientes necessários são creme de leite, leite condensado, essência de baunilha, corante e confeitos. A casquinha dá aquele toque decorativo.

7. Bolo na casquinha

Não, a casquinha de sorvete não precisa ser consumida apenas com sorvete. Que tal usá-la como forminha para uma sobremesa bem especial? Nessa ideia, a casca ganha uma camada de chocolate derretido, recheio de ganache e um topo com bolo esfarelado. Dá água na boca só de pensar…

8. Cake pop de sorvete derretido

Continua após o anúncio

Também conhecido como bolo no palito, o cake pop é preparado com uma misturinha de bolo pronto esfarelado misturado com leite condensado. Nessa receita, ele é decorado de forma a parecer um sorvete derretido. Um charme para festas. Chame a criançada para ajudar no preparo, a diversão é garantida.

9. Cupcake na casquinha de sorvete

Simples, rápido e fácil. Quem não ama um doce assim? Aqui a ideia é assar o bolo diretamente na casquinha de sorvete. No entanto, cuidado para não encher demais a casca com massa, já que ela vai crescer e pode acabar dando sujeira do seu forno. Por cima do bolo, um incrível topping de ganache. Hmmmm… Play para ver o passo a passo.

Quer aprender a fazer mais sobremesas gostosas? Confira o modo de preparo da torta de sorvete e arrase na cozinha!