Bem-estar

Chá de banana: auxilia no emagrecimento e oferece vários benefícios à saúde

Com revisão da nutricionista Dra. Keise Bisconsini

Atualizado em 11.01.24

O chá de banana é uma alternativa aos chás mais comuns e promete melhorar a saúde do seu corpo e da sua mente. Além de saboroso, ele oferece diversas vantagens! A nutricionista do Dicas de Mulher explica os benefícios e ensina algumas receitas para você saborear essa bebida. Confira!

Conheça a especialista

Dra. Keise Bisconsini é nutricionista especialista em clínica funcional e esportiva. A profissional é dedicada à prática da nutrição com empatia, ajudando seus pacientes a alcançarem seus objetivos de saúde e condicionamento físico por meio da abordagem personalizada.

Benefícios do chá de banana para a saúde

Por ser uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de ser uma fonte de magnésio, potássio e cálcio, (como aponta esta tabela), a banana é uma aliada de nossa saúde. Veja abaixo quais os benefícios que a fruta (e, claro, o chá feito a partir dela) pode trazer a você:

Ajuda no emagrecimento

O chá de banana, principalmente da casca, ajuda a regular o funcionamento do intestino. Isso pode inibir o inchaço abdominal e trazer a sensação de emagrecimento. Ainda, os nutrientes presentes na fruta (entre eles, a fibra), podem diminuir o apetite (13, 14).

Tem ação antioxidante

O chá da banana é rico em antioxidantes – substâncias que combatem os radicais livres. Em outras palavras, os nutrientes contidos na fruta ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células, órgãos e até da pele (2, 3, 4).

Ajuda a amenizar quadros de depressão

A banana também pode aliviar os efeitos da depressão, uma vez que apresenta uma substância chamada de triptofano. Ela ajuda diretamente na produção de serotonina, hormônio que atua, entre outras coisas, na sensação de bem-estar. Contudo, isoladamente, o chá não é capaz de combater a depressão.

Publicidade

Melhora a qualidade do sono

Pelo fruto estimular a produção de dopamina, o chá ajuda a regular o sono. A dopamina auxilia o corpo a estabelecer bons hábitos de sono, o que, com certeza, aumenta a qualidade de vida.

Faz bem para o coração

Por ser rico em magnésio, o chá da banana previne arritmia e ajuda a fortalecer o músculo cardíaco. Além disso, a substância atua na regulação da pressão arterial. Do mesmo modo, o potássio presente na fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares no futuro (7, 8, 9, 10).

Melhora o funcionamento dos rins

Como a maioria dos chás, o de banana pode auxiliar a ação diurética do corpo. Isso permite o desinchaço e a eliminação de toxinas danosas ao organismo (11, 12). Conheça outros chás diuréticos que ajudam a aliviar o inchaço.

Tem ação antiviral

Os nutrientes presentes na banana reduzem a incidência de algumas doenças virais. Um estudo recente atribui ao extrato da fruta a capacidade de inibir o desenvolvimento da herpes viral, por exemplo.

É aliado de quem pratica exercícios

Quem nunca comeu uma banana logo após sentir cãibras que atire a primeira pedra. Fazemos isso porque, entre outros motivos, a contração muscular ocorre por falta de potássio e outros sais minerais no organismo.

O chá de banana fortalece a atividade muscular, oferecendo mais resistência na hora da atividade física. O cálcio presente no fruto também contribui para o fortalecimento dos ossos (16, 17)

Ajuda a aumentar a imunidade

Nosso organismo pode ficar mais resistente às doenças a partir da ingestão do chá de banana. Isso ocorre porque os nutrientes do chá aumentam a atividade dos anticorpos em nosso corpo.

Publicidade

Previne complicações com a diabetes

A banana pode inibir a resistência à insulina, o que é um fator positivo para pessoas que sofrem com a diabetes. O chá pode, dessa maneira, aumentar a sensibilidade a tal hormônio (19, 20).

Pronto! Agora só falta aprender a fazer esse chá milagroso. Prossiga com a leitura que você descobrirá como.

Como fazer o chá de banana

Fazer o chá de banana não é uma tarefa complicada. Entretanto, é necessário se atentar aos detalhes importantes para aproveitar todos os nutrientes do fruto.

Chá de banana simples

Dicas de Mulher

Ingredientes

  • Uma banana orgânica
  • 500 ml de água

Modo de preparo

  1. Lave muito bem a banana, deixando-a com a casca;
  2. Corte as duas extremidades da fruta;
  3. Leve ao fogo em uma panela com água e espere ferver;
  4. Quando a água apresentar uma coloração amarelada, remova a banana, coe o líquido e desfrute!

Chá de banana com canela

Ingredientes

  • Uma banana picada
  • Um pedaço de canela em pau
  • 500 ml de água

Publicidade

Modo de preparo

  1. Em uma panela, ferva a água com a canela em pau;
  2. Depois que a água pegar fervura, adicione a banana picada (com casca e bem higienizada);
  3. Deixe ferver por mais 10 minutos e espere esfriar;
  4. Bata a mistura no liquidificador, coe e beba logo em seguida.

Chá de banana com camomila

Dicas de Mulher

Ingredientes

  • Uma banana madura e amassada
  • Duas xícaras de água
  • Um sachê de chá de camomila
  • Meia xícara de leite

Modo de preparo

  1. Ferva a água em uma panela;
  2. Retire do fogo e adicione a camomila;
  3. Coloque a banana amassada em um copo;
  4. Despeje o leite e o chá de camomila, misture e beba.

Muito fáceis as receitas, não é mesmo? Agora só falta incluir esse chá delicioso e saudável na sua rotina!

Cuidados e contraindicações

Geralmente, o chá é feito com a casca da banana, por isso, é muito importante que a fruta seja devidamente higienizada para evitar contaminações. Dê preferência para produtos orgânicos, assim seu chá estará livre de agrotóxicos. Além disso, a ingestão em excesso do chá pode aumentar muito a vontade de urinar e causar sonolência. Beba com moderação.

E se você adora conhecer as propriedades dos chás, vai gostar de saber dos chás para emagrecer.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Professora de inglês que ama escrever tanto quanto ama ensinar. Encantada pelo tamanho do mundo, universo feminino, crianças e sorrisos sinceros.