Casamento sustentável

Conheça alternativas simples para minimizar o impacto ambiental causado pela sua festa de casamento

Escrito por Andressa Dias

Se você pretende fazer com que seu casamento não cause um impacto tão grande no meio ambiente, a primeira coisa a se manter em mente é evitar exageros. Convide apenas o número necessário de pessoas, pois menos gente significa menos lixo, menos barulho menos e combustível gasto para chegar até a festa. É claro que todos querem estar rodeados de gente querida e receber muito carinho nesta data, mas é essencial pensar também no rastro deixado para que esse evento aconteça.

Uma boa opção para quem quer ter um casamento sustentável é investir no que é local. Procure contratar serviços da cidade onde será o casamento, adquirir produtos também deste local e que, preferencialmente, sejam produzidos de forma sustentável. Além de investir no mercado local, você estará poupando o meio ambiente e valorizando o espaço e a cultura do lugar. Aposte em produtos frescos e orgânicos de produtores rurais, estes são mais saudáveis e sustentáveis.

Outra dica é analisar a necessidade de cada item comprado e verificar quais podem ser reutilizados após o casamento. Em vez de comprar o vestido de noiva e deixá-lo guardado, talvez seja melhor alugar um. A decoração e as lembrancinhas podem ser feitas com material reutilizado ou que possa ser reciclado após a festança.

A escolha do local também é um fator importante nas dicas de como organizar um casamento sustentável. Tente programar seu casamento em um local próximo dos convidados para diminuir o uso de combustível e se possível, disponibilize meios de transporte alternativos ou coletivos para diminuir ainda mais o impacto ambiental de seu evento. Procure valorizar ambientes eco-friendly, como jardins e hortos, encorajando assim a conservação desses lugares e as boas práticas de limpeza e cuidados com a natureza.

Além disso, os convites do casamento não precisam ser necessariamente impressos, certo? Fazer uma página na web pode ampliar muito mais suas opções de convite e é muito mais sustentável. Hoje já existem sites com serviço gratuito de convite de casamento e confirmação online, além da disponibilização de espaço para fotos, depoimentos e outras coisas que podem incrementar ainda mais seu convite sustentável.

Fique atenta também para diminuir a poluição sonora causada pela sua festa, volume exagerado não é bom nem para as pessoas e muito menos para o meio ambiente.

Os itens que você coloca na lista presentes de casamento também são bons motivos para inventivar atitudes sustentáveis. Prefira os produtos que poluem menos, que consomem menos energia e que aproveitem as fontes renováveis.

Essas pequenas atitudes podem parecer insignificantes diante de um evento tão grande como o casamento, mas juntar um dia tão feliz com uma contribuição ao meio ambiente pode tornar este dia ainda mais especial. E além de tudo, esse clima de sustentabilidade na festa de casamento pode ser inspiradora para seus convidados e assim ter muito mais força na luta pela conservação do nosso planeta.

Assuntos: Casamento, Planejamento

Dicas pela Web