Moda e Beleza

5 benefícios do carvão ativado para ter uma pele linda e radiante

iStock

Atualizado em 22.06.22

Quando falamos sobre cuidados com a pele, o carvão ativado é um dos ingredientes mais mencionados. Entretanto, muitas desconhecem o real benefício contido nesse composto e os cuidados necessários na hora de usar. Por isso, a dermatologista Drª Aline Tiemi Asahi Baptista (CRM 176607) falou mais sobre o assunto e deu dicas de como usar esse componente. Acompanhe!

O que é o carvão ativado?

Muito diferente do carvão usado nos churrascos, o carvão ativado é produzido a partir de madeiras específicas em queimadas com temperatura variante de 800 °C a 1000 °C e em um ambiente com baixo teor de oxigênio. Segundo a Drª Aline Tiemi, o carvão ativado “tem como ação principal remover impurezas, porque as absorve por meio de sua porosidade. É indicado para fazer uma limpeza mais profunda, tirando o aspecto oleoso e sujo”.

Benefícios do carvão ativado

A natureza é surpreendente e diversos os ingredientes extraídos dela possuem inúmeros benefícios. E claro, não seria diferente com o carvão ativado. Ele possui propriedades incríveis e a dermatologista convidada explicou as principais. Confira:

  • Ajuda a pele acneica: “ajuda no controle da oleosidade e desobstrui os poros, ajudando a reduzir a quantidade de cravos e espinhas (quando combinado com a uma boa rotina de skincare adequada para pele oleosa)”, afirmou Dra. Aline.
  • Absorção de impurezas: a Drª explicou que o carvão ativado “absorve as impurezas dos poros, removendo a poluição acumulada, resquícios de produtos e maquiagem”.
  • Melhora o aspecto da pele: o carvão ativado pode deixar a pele mais macia e uniforme, além de ser um aliado no combate a flacidez e as rugas.
  • Cuidado com a pele: “o carvão ativado prepara a sua pele para receber e absorver outros produtos, com isso seu uso potencializa os outros tratamentos, permitindo que os ativos ajam com mais facilidade”, complementou a dermatologista.
  • Cabelos mais fortes: a ação que ocorre na pele, também pode acontecer com os cabelos quando se usam produtos que contém esse componente. Então, o carvão desempenha o efeito de detox nos fios e couro cabeludo, removendo a oleosidade, a poluição e até mesmo resíduos químicos.

As propriedades presentes no carvão ativado trazem muitos benefícios para a pele quando usado corretamente. Contudo, a Drª Aline alerta: “de forma alguma substitui os tratamentos específicos para cada tipo de pele ou traz grandes benefícios se usado isoladamente”. Sendo assim, sempre consulte o seu dermatologista para ter as indicações corretas de uso.

Publicidade

5 formas de usar o carvão ativado e aproveitar todas as suas propriedades

Sendo um componente poderoso, o carvão ativado deve ser usado com responsabilidade e sempre com indicação de seu dermatologista. Além disso, “o carvão ativado é secativo, seu uso é principalmente como adjuvante de outros tratamentos, sendo a pele oleosa a que mais se beneficia desse tipo de ativo”, complementou Aline. Então, a seguir confira as principais formas de utilizar esse ingrediente. Olha só:

1. Sabonete

iStock

Uma boa rotina de cuidados com a pele começa pela limpeza. Por isso, o sabonete de carvão ativado é excelente para eliminar a oleosidade e desintoxicar a pele. Ele pode ser utilizado diariamente entre uma a duas vezes ao dia.

Onde comprar: pode ser encontrado em farmácias, lojas de cosméticos e até supermercados.

2. Esfoliante

O esfoliante a base de carvão oferece uma limpeza profunda, pois une a remoção das células mortas com a absorção de impurezas presentes nesse ingrediente. Portanto, se deseja integrar esse produto na sua rotina de skincare, use-o apenas uma vez na semana.

Onde comprar: lojas de cosméticos físicas e online, farmácias e em grandes redes de supermercados.

Publicidade

3. Máscara Facial

iStock

As máscaras faciais são uma excelente forma de tratar da pele do rosto, especialmente com as propriedades do carvão. Quando utilizadas corretamente, a máscara pode ajudar a minimizar os poros, promover o controle da oleosidade, além de ajudar a melhorar a absorção de outros produtos. Você pode encontrar máscaras prontas para o uso facilmente e a utilização pode ser de uma vez na semana.

Onde comprar: pode ser encontrado em lojas de cosméticos online ou físicas e farmácias.

4. Sérum

De textura leve e fácil absorção, o sérum pode ser adotado à rotina de skincare e usados diariamente. Portanto, dependendo do restante da composição sua utilização pode variar entre 1 a 2 vezes ao dia.

Onde comprar: esse produto pode ser encontrado em farmácias.

5. Shampoo

iStock

O shampoo com propriedades do carvão auxilia na desobstrução do couro cabeludo, ajudando na eliminação das caspas e no crescimento dos fios. A recomendação é utilizar esse produto apenas 1 vez na semana, intercalando com outro shampoo de sua preferência.

Onde comprar: é possível encontrar em lojas online, lojas de cosméticos e farmácias.

Publicidade

“Produtos caseiros à base de carvão ativado são mais arriscados de serem utilizados, pois, é um produto com alta capacidade de irritar peles mais sensíveis. O mais indicado é adquirir produtos de marcas de confiança e seguir a risca as orientações do fabricante”, complementou Drª Aline Tiemi.

Cuidados e contraindicações

É preciso muita atenção ao usar qualquer produto para a pele. Segundo a dermatologista Aline, “é preciso cuidado ao incluir o carvão ativado na rotina diária, para que ele não retire a proteção natural da pele. Pessoas com pele mais sensibilizada ou ressecada não devem aderir a esse produto pelo risco de irritação”.

Mais informações sobre carvão ativado

Na hora de cuidar da nossa pele todas as informações são bem-vindas. Por isso, confira três vídeos com mais dicas extras para aproveitar melhor o carvão ativado. Acompanhe:

Desvendando as propriedades do carvão ativado

A farmacêutica bioquímica, Angela Xavier conta nesse vídeo como o carvão ativado funciona e todas as suas funcionalidades. Além disso, ela dá uma aula simples de como esse ingrediente é formado. Vale a pena conferir!

Como fazer uma máscara de carvão ativado

Por ser um ingrediente tão poderoso, o carvão ativado deve ser utilizado de forma correta para que seus efeitos não tragam danos à pele. Por isso, o Dr. Rafael Freitas, ensina o passo a passo de como fazer uma máscara de carvão ativado em casa.

Efeito da máscara de carvão ativado

Saiba em detalhes quais os efeitos da máscara de carvão ativado. Assista ao vídeo da esteticista e cosmetóloga Glória Toledo para aprender, com uma explicação detalhada, como usar esse componente e como ele funciona na pele.

Independente da forma como você for utilizar as propriedades do carvão ativado, lembre-se sempre de consultar o seu dermatologista. Além disso, siga a forma de utilização indicadas nas embalagens dos produtos. Assim, a sua pele estará segura e radiante. E se você está procurando mais dicas para a pele, confira como fazer uma rotina de skincare para pele oleosa.

Jornalista por profissão, louca por viagens, livros e séries. Apaixonada por saber informações aleatórias sobre o mundo.