36 receitas de carne assada que beiram a perfeição

Sem fazer muita sujeira no ambiente, elas ficam deliciosas e podem servir toda a família ou amigos num almoço especial

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa 

Depois de uma semana corrida, o fim de semana, para a maioria das pessoas, é momento de reunir a família ou amigos em torno de uma churrasqueira e fazer deliciosas carnes. Mas, para quem não tem churrasqueira em casa ou mora em apartamento, uma ótima opção é apostar nas carnes assadas que, sem fazer muita sujeira no ambiente, também garantem uma bela refeição!

Dependendo da peça de carne, ela rende muito, sendo ideal para servir toda a família ou até mesmo para oferecer às visitas num almoço especial.

O preparo da carne assada, em geral, é simples. Exige, porém, um pouco de paciência, já que a maioria ficará por cerca de uma hora ou mais no forno.

E quando o assunto é carne assada, vale destacar que não só os cortes mais nobres oferecem bons resultados. Patinho, bisteca de boi e acém, por exemplo, rendem receitas incríveis!

Inspire-se com as opções abaixo e garanta um almoço delicioso para o fim de semana ou para sempre que desejar saborear uma boa carne!

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

Receitas de carne assada barata e saborosa

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

1. Patinho suculento assado: ótima receita para o dia a dia, que rende oito porções. Você usará apenas a peça de patinho bovino, tempero Sazón vermelho, sal, cebola, manteiga sem sal e leite.

2. Bisteca de boi assada com maionese de alho: a receita rende quatro porções, e o tempo de preparo é de aproximadamente 45 minutos. Você usará apenas bistecas de boi (chuletas), sal, pimenta, azeite, maionese e alho.

3. Polpetone de patinho assado recheado: receita fácil, gostosa e que rende bem… Ideal para um almoço tranquilo de domingo. Você usará, basicamente, patinho moído, ovo, aveia em flocos, cebola, alho, sal, pimenta, cominho, mussarela e fubá.

4. Patinho assado ao molho de vinho: uma maneira de incrementar a tradicional carne assada. Boa dica para um almoço de fim de semana em família! Você usará o patinho, salsa, cebolinha, tomilho, alecrim, alho, azeite, pimenta, bacon, vinho tinto, cebola e caldo de carne.

5. Rocambole de patinho com linguiça e bacon: um prato saboroso, com recheio cremoso, e que rende bastante. Para o recheio, você usará presunto, mussarela, cebola, creme de leite, requeijão, bacon, orégano e temperos a gosto.

Leia também: 14 receitas de escondidinho de carne moída que merecem um troféu

6. Acém assado com batatas e cebolas bolinha: um dos cortes chamados de “segunda” com certeza pode render um prato de primeira. A receita é simples, porém requer um preparo detalhado e atenção com o tempo da carne no forno. Siga o passo a passo e você não vai errar!

7. Rocambole de patinho light: uma opção boa para quando se quer fugir do “bifinho ou franguinho grelhado de todos os dias”. Fica saboroso e bem light. A receita rende 10 porções de 130 calorias cada.

Receitas de fraldinha assada

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

8. Fraldinha assada ao molho de cogumelos e batatas: além de fácil de fazer, fica extremamente saborosa e alimenta bastante gente. A mostarda dá um toque especial ao prato, mas é, na verdade, o uso de cogumelos no molho que faz toda a diferença.

9. Fraldinha assada na mostarda: uma carne saborosa e fácil de fazer. As batatas, para acompanhar, ficam bem douradas. Se você não encontrar fraldinha, pode usar maminha que também fica uma delícia.

10. Fraldinha assada com legumes e mix de pimentas: a receita é fácil e fica pronta rapidamente. Se você gosta da carne mal passada, asse por 20 a 25 minutos, mas, se gostar bem passada, asse por 40 minutos.

Leia também: 16 escondidinhos de frango para uma refeição prática e cheia de sabor

11. Fraldinha assada na manteiga: ideal para quem gosta de carne mal passada. Você usará fraldinha, sal, pimenta-do-reino, manteiga, alho e cebola. Para acompanhar, a dica é uma boa salada e batatas fritas.

12. Fraldinha assada e recheada com calabresa, bacon e pasta de mostarda: o recheio dá um sabor único à carne, que fica muito macia e suculenta. Prato perfeito para um almoço de fim de semana. Para acompanhar, que tal arroz e salada?

13. Fraldinha assada marinada no balsâmico: quando chega o final de semana, vem aquela vontade de comer churrasco! Mas, se você mora em apartamento, a dica é apostar nesta receita que vai matar a sua vontade de um jeito prático e com um resultado maravilhoso.

Receitas de maminha assada

Foto: Reprodução / Gastrolândia

14. Maminha assada com manteiga de ervas: uma receita simples e que acaba sendo econômica porque serve bastante gente. Você pode fazer com outros cortes de carne, como fraldinha por exemplo, mas é importante escolher uma peça bem bonita e com gordura entremeada para que fique macia.

15. Maminha assada com molho de cerveja escura: esta carne ganha o toque especial da cerveja preta, além de mostarda, coentro, alecrim, alho, tomilho e mel. Para acompanhar, a dica são legumes, como batata-doce, mandioquinha e cenoura.

Leia também: 14 receitas de feijoada para um almoço de domingo caprichado

16. Maminha assada no sal grosso: preparo mais simples impossível! Você usará apenas a carne e o sal grosso. Boa dica para um almoço rápido no fim de semana, por exemplo, com acompanhamento de arroz e salada.

17. Maminha assada ao ragu com suflê de milho verde brulée: está de dieta, mas quer um prato diferente e gostoso de carne vermelha?! Prove essa receita que não é difícil de fazer e rende seis porções.

18. Maminha assada ao molho de vinho: receita simples e deliciosa, essa maminha fica parecida com uma maminha ao molho madeira, só que é mais fácil ainda de fazer. Todo o preparo é feito na panela de pressão.

Receitas de picanha assada

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

19. Picanha assada com alecrim: um jeito diferente de “fazer churrasco” sem acender a churrasqueira. Você usará apenas a picanha, alecrim, pimenta-do-reino e sal grosso. Uma dica é deixar a carne descansar por 30 minutos coberta com papel-alumínio, o que garante uma carne mais suculenta.

20. Picanha assada no sal grosso: de preparo fácil, você usará apenas sal grosso, a picanha, alecrim, ovos, manteiga, azeite de oliva e cebola. Para acompanhar, a dica é fazer uma deliciosa farofa!

21. Picanha assada coberta com gorgonzola: a receita perfeita para quem é apaixonado por este tipo de queijo. Além do gorgonzola e da carne, você precisará de salsinha, sal e pimenta-do-reino. A dica é servir com batata gratinada.

22. Picanha assada recheada com linguiça, bacon e queijo: receita que serve umas quatro pessoas. Boa dica para um almoço de domingo! Você usará a picanha, mussarela, bacon, linguiça defumada em migalhas (é só tirar aquela pelezinha e amassar com um garfo), sal e alho.

23. Picanha assada acompanhando purê de batata-salsa: uma combinação incrível. Para fazer a carne, você usará apenas a picanha, azeite de alho, alho em flocos, mostarda em pó, pimenta em pó, shoyu, sal grosso e mel. O purê também tem preparo simples.

24. Picanha assada do avesso: o resultado é uma carne deliciosa, pois, como a capa de gordura fica por dentro, a carne fica suculenta, macia e muito saborosa. É uma ótima opção para preparar em um almoço de domingo.

Receitas de cupim assado

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

25. Cupim assado com vinho tinto e cominho: a receita leva uma hora na panela pressão e mais uma hora no forno. Assim, o cupim fica desmanchando, com o sabor suave. Vale a pena anotar a receita!

26. Cupim assado com alho e pimenta: o rendimento é para seis a oito pessoas, e você usará apenas cupim, bacon, alho, cominho, azeite, pimenta cumari, sal e mix de pimenta moída na hora.

27. Cupim assado simples e fácil: você usará apenas a peça de cupim, manteiga, sal grosso, alho picado, pimenta-do-reino e papel-alumínio suficiente para dar oito voltas na carne. Ótima sugestão de prato para servir aos amigos!

28. Cupim assado com molho Roti: para a carne, você precisará do cupim, cenouras, cebolas, aipo, alho, ervas frescas, sal, pimenta-do-reino e azeite. Já para fazer o molho, usará farinha de trigo, vinho tinto, branco ou xerez, água e caldo de legumes.

29. Cupim assado e recheado com molho de vinho e laranja: mesmo o cupim sendo considerado uma carne de segunda, é a carne preferida de muitos churrasqueiros. Geralmente é a última a ser servida, pois além de levar tempo para ficar no ponto, é de um sabor indescritível com a sua gordura marmorizada… Vale a pena aprender fazê-la em casa!

30. Cupim assado e suculento: uma receita bem simples, só demora um pouco para assar, mas vale a espera, pois o resultado é ótimo. O ideal nesta carne é deixar marinando de um dia para o outro, mas, se não conseguir, pode deixar apenas por uma hora.

Receitas de alcatra assada

Foto: Reprodução / Na minha panela

31. Alcatra assada com molho de cebola: para fazer esta receita, você usará uma peça de alcatra, e começará temperando-a com sal, pimenta-do-reino e vinagre balsâmico e deixará a carne descansando. Depois, é só preparar o molho e cozinhar tudo na panela de pressão.

32. Coração de alcatra assada com vegetais: para esta receita, você vai precisar de um bom corte de carne, alho, ervas, azeite, sal grosso (de preferência, defumado) e pimenta calabresa. Um prato incrível para receber visitas no fim de semana.

33. Miolo de alcatra assada com manteiga e cebola: de preparo simples e resultado incrível. O acompanhamento perfeito para este miolo de alcatra de forno é o pirão de água, dica para os almoços na casa de praia.

34. Alcatra assada com ghee e batatas: carne e batatas combinam perfeitamente e são símbolo de comfort food. Além desses dois ingredientes, você usará cebolas, sal, pimenta-do-reino, alho, ghee, azeite, temperos para carne e alecrim.

35. Alcatra assada com maionese: o preparo é fácil, basta ter paciência, pois a carne demora cerca de duas horas pra ficar pronta. Você usará apenas a alcatra, maionese, pimenta-do-reino moída e salsinha picada. O rendimento é para 12 pessoas.

36. Alcatra assada ao vinho branco: de preparo simples e sabor que vai surpreender a todos. Você usará apenas miolo de alcatra, sal, alho, páprica doce, louro em pó, cebolas, vinho branco, azeite de oliva e salsa picada.

Agora você já sabe que não precisa necessariamente de uma churrasqueira para fazer carnes incríveis. Estas receitas são ótimas sugestões para receber amigos em casa num fim de semana. Fica a dica!

Dicas pela Web
Comentários