Casa e Decor

Cardápio de Natal: 30 receitas que vão deixar essa data ainda mais gostosa

Canva

Atualizado em 26.10.23

Não sabe o que fazer para o almoço ou a ceia natalina? É só escolher as suas opções favoritas deste cardápio de Natal. Você pode proporcionar uma refeição completa, servindo entrada, prato principal e sobremesa. Veja sugestões para todos os estilos de evento e escolha qual deles mais combina com o seu:

Receitas para uma ceia tradicional

Rondelli de brócolis com ricota

Essa entradinha é uma ótima opção para os convidados irem forrando o estômago enquanto a ceia não é servida. Você aprende a fazer as cestinhas e o patê do zero. Tempo de preparo: 90 minutos.

Salpicão de Natal

Seja para para acompanhar uma carne ou servir como entrada, o salpicão é presença certa nas ceias de Natal. É só misturar todos os ingredientes e servir em barquinhas. Tempo de preparo: 45 minutos.

Publicidade

Lombo de Natal

Com todos esses temperos, vai ser impossível o seu lombo ficar sem graça. Entre eles, estão: espumante, mostarda, especiarias, alecrim e tomilho. A carne será selada no fogo e depois vai para o forno para assar. Tempo de preparo: 90 minutos.

Tender com farofa

Uma das receitas mais tradicionais de natal, o tender com farofa é um prato principal que não pode faltar no cardápio de natal. Tempo de preparo: 50 minutos.

Farofa de Natal

A farofa é um clássico, então nada mais justo que caprichar nesta receita de Natal. Aqui, ela fica ainda mais saborosa com bacon frito, calabresa, pimentão e ovos cozidos. Tempo de preparo: 40 minutos.

Arroz à grega

Publicidade

Um dia especial merece um arroz de Natal à altura. Então, deixe esse prato mais colorido e bonito acrescentando pimentões, uva-passa, milho, ervilha e cheiro-verde. Tempo de preparo: 50 minutos.

Pavê de Sonho de Valsa

Garanta as piadinhas com essa sobremesa clássica. Ela possui camadas intercaladas de creme e bolacha, sendo finalizada com bombom Sonho de Valsa. Mas se programe, pois ela deve gelar por 5 horas no mínimo. Tempo de preparo: 40 minutos.

Mousse de chocolate

Com apenas 3 ingredientes, você consegue testar essa receita. A mousse fica bem refrescante e, depois de apenas 2 horas na geladeira, já atinge a textura perfeita. É uma ótima opção para quem quer uma sobremesa de Natal gostosa e prática. Tempo de preparo: 30 minutos.

Receitas para uma ceia simples

Bruschetta natalina

Inicie o evento com uma bruschetta deliciosa. É uma entrada clássica italiana, onde o pão será cortado em fatias e coberto com queijo, azeite, tomate e manjericão. Ele é finalizado no forno e vai fazer a alegria dos convidados ao estar no seu cardápio de Natal. Tempo de preparo: 20 minutos.

Bolinha de queijo

Publicidade

Essa bolinha agradará às crianças e aos adultos. Sua massa é feita com ovos, polvilho doce, queijo minas ralado, sal e orégano. Quando a consistência estiver firme, é só modelar e fritar em óleo quente. Tempo de preparo: 50 minutos.

Costelinha de porco caramelizada

O diferencial dessa costelinha é o seu molho. Ele é preparado com ketchup, molho inglês e melado de cana. Essa mistura vai deixar a sua carne bem molhadinha e suculenta. Todo mundo vai amar a presença dessa receita no cardápio de Natal! Tempo de preparo: 80 minutos.

Lasanha de abobrinha

A lasanha é montada com camadas de abobrinha, frango e queijo mussarela. É uma ótima pedida para uma ceia de Natal econômica, mas muito saborosa. Tempo de preparo: 60 minutos.

Ratatouille de forno

O ratatouille é um acompanhamento de respeito. Ele fica lindo, colorido e é bem nutritivo. Sua montagem é feita com fatias de berinjela, abobrinha e tomate. Tudo isso muito bem temperadinho! Tempo de preparo: 110 minutos.

Batata rústica

Difícil algum convidado que não goste de batata, não é mesmo? Aqui ela será incrementada com bacon frito, molho de queijo e cebolinha picada. Em apenas 30 minutos de forno, ela já fica pronta. Tempo de preparo: 45 minutos.

Marido gelado

Quer servir uma sobremesa cremosa e gelada? Então essa é a opção perfeita. Ela será montada na travessa com camadas de creme de leite condensado, creme de chocolate, bolacha champanhe, chantilly e granulado. Tempo de preparo: 50 minutos

Sobremesa gelada de biscoito

Essa sobremesa é feita com apenas 5 ingredientes: leite condensado, biscoito de leite, chocolate meio amargo, creme de leite e paçoquinha. Ela fica com um mix de textura delicioso entre o creme e as bolachas. Ideal para quem busca receitas de Natal fáceis! Tempo de preparo: 45 minutos.

Receitas para uma ceia chique

Ceviche de melancia

Sinônimo de refrescância, esse ceviche é surpreendente. Ele é preparado com cubinhos de melancia, pepino e cebola-roxa. Esses sabores ficam ainda mais gostosos, pois são temperados com gengibre, hortelã, pimenta, limão e coentro. Tempo de preparo: 20 minutos.

Conchiglione de espinafre e ricota com molho de camarões

O conchiglione é uma massa no formato de uma concha (daí vem seu nome), que nessa receita é recheada com ricota e espinafre, servida com um delicioso molho de camarões, para uma ceia de outro mundo.Tempo de preparo: 40 minutos.

Bacalhau de Natal

Você vai se tornar uma chefe portuguesa com esse bacalhau tão caprichado. Cortado em tiras, ele será misturado com tomate, cebola-roxa, pimentão, azeitona, manjericão e muito azeite.Tempo de preparo: 50 minutos.

Nhoque recheado com queijo

Uma massa é sempre uma boa pedida para um jantar sofisticado. O diferencial desse nhoque é o recheio de parmesão e o molho delicioso que finaliza a receita.Tempo de preparo: 60 minutos.

Burrata com tomates confit

Chique e muito fácil de fazer, essa entradinha é perfeita para um jantar elegante de natal. A burrata pode ser de mussarela de bufala, que é ainda mais deliciosa. Tempo de preparo: 10 minutos.

Filé mignon ao molho de mostarda Dijon

Essa receita é de dar água na boca. A carne pode ser o ponto alto da sua ceia de natal, e o molho de mostarda dá um sabor complexo e diferente para a receita. Tempo de preparo: 40 minutos.

Stake Tartare

Nada mais chique que essa receita de stake tartare! A mistura pode ser um pouco estranha para alguns, pois leva carne crua, alcaparras e temperos como ketchup e mostarda, mas o resultado é uma delícia. Tempo de preparo: 40 minutos.

Cheesecake de morango

Se você é fã de morango, precisa fazer esse cheesecake. A base da massa é feita com cream cheese e a sua cobertura é uma irresistível calda de morango e açúcar. É uma sobremesa deliciosa para estar no seu cardápio de Natal. Tempo de preparo: 80 minutos.

Receitas para uma ceia diferentona

Antepasto de berinjela picante

O antepasto fica uma delícia servido com pão e torradas. Aqui, ele será feito com berinjela, azeite, alho, orégano, folha de louro e pimenta-calabresa. Programe-se, pois a berinjela deve ficar de molho no vinagre por, no mínimo, 3 horas. Tempo de preparo: 90 minutos.

Bolinho de linguiça com queijo

Esse bolinho vai agradar aos fãs de comida de boteco. A linguiça será recheada com queijo e ganha uma casquinha crocante ao ser empanada com farinhas e ovos. Depois, é só fritar e servir bem quentinho para os convidados se deliciarem com o queijo derretido. Tempo de preparo: 30 minutos.

Pato assado com vinho do Porto

Se você quer servir algo diferente, aposte nesse pato assado. Para acertar no tempero, é só recheá-lo com limão-siciliano, alecrim, manjerona, louro e sálvia. Ele será acompanhado de batatas suculentas e será regado com um molho de vinho com uvas. Tempo de preparo: 90 minutos.

Quiche de frango

A quiche é um prato gostoso, leve e que fica muito bonito na mesa. Você pode utilizar uma massa pronta para ganhar tempo e preparar somente o recheio, que leva frango, queijo, requeijão, creme de leite, cebolinha, pimenta, orégano e tomates-cereja. Tempo de preparo: 60 minutos.

Risoto de alho-poró

Digno de restaurante italiano, o risoto é um prato que não passa despercebido. Aqui, os grãos de arroz ficam ainda mais gostosos cozidos com cebola, alho-poró, vinho branco seco e caldo de legumes. Depois, é só finalizar com muito queijo parmesão e manteiga para garantir a cremosidade. Tempo de preparo: 50 minutos.

Banoffee

Gosta de misturar cremosidade com crocância? Então a banoffee é a escolha perfeita para seu cardápio de Natal. Ela possui massa de bolacha, recheio de doce de leite, fatias de banana e cobertura de chantilly. Apesar das várias camadas, o seu preparo é bem simples. Tempo de preparo: 80 minutos.

Depois de tantas receitas deliciosas, montar o cardápio de Natal ficou mais fácil. Celebre essa data ao lado de pessoas especiais e comemore com pratos caprichados. Continue sua jornada pela ceia de natal e confira essas receitas de bolacha de natal.

Amo ajudar as pessoas e faço isso por meio da escrita de textos e da captura de imagens. Formada em Comunicação e Multimeios (UEM) e fotógrafa de pessoas incríveis.