Cardamomo: benefícios para a saúde e sabor exótico para receitas

Versátil, a especiaria pode ser usada tanto em pratos salgados como doces

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

O nome pode não soar familiar, mas, o cardamomo costuma ser utilizado em várias receitas doces e salgadas, proporcionando um perfume agradável e um sabor bem peculiar às comidas.

O sabor marcante do cardamomo, aliás, pode ser resumido como uma mistura do picante com o adocicado. E são as sementes que são utilizadas na culinária. Mas também é possível encontrar o cardamomo em pó.

Além disso, a especiaria é muito utilizada nas tradicionais medicinas orientais, conhecida especialmente por tratar problemas digestivos. Mas, este não é o único benefício que o cardamomo oferece para a saúde. Saiba mais sobre o condimento e confira como incluí-lo na sua alimentação!

Origem do cardamomo

Foto: iStock

O cardamomo é uma planta originária da Índia, de nome científico Elettaria cardamomum. Sandra da Silva Maria, nutricionista clínica funcional da Clínica Gastro Obeso Center, explica que a planta é da mesma família do gengibre (Zingiberáceas) e apresenta, inclusive, aroma e sabor parecidos com o gengibre. “Ela foi utilizada pela primeira vez em meados do ano 700 d.C, e foi importada para a Europa em 1200”, comenta.

A nutricionista explica que o cardamomo é uma “vagem recheada de sementes adocicadas” – e são essas sementes que são utilizadas na cozinha.

Leia também: 21 receitas de pão caseiro para deixar a vizinhança toda com inveja do cheirinho

9 benefícios do cardamomo para a saúde

Foto: iStock

Mais do que um ingrediente para a cozinha, o cardamomo pode oferecer vantagens incríveis para a saúde:

1. Combate à prisão de ventre: Sandra explica que o cardamomo oferece em torno de 300 calorias em uma porção de 100 gramas e apresenta um grande teor de fibras – o que auxilia no peristaltismo intestinal (movimento do intestino para empurrar o bolo alimentar), melhorando a obstipação (prisão de ventre) e o inchaço.

2. Saciedade: a nutricionista destaca que, por ser fonte de fibras, o cardamomo ajuda ainda a proporcionar saciedade, auxiliando no tratamento da obesidade.

3. Fonte de nutrientes: Sandra explica que o cardamomo contém gorduras e minerais como sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina A e C, sendo, assim, benéfico para a saúde como um todo.

4. Rico em fotoquímicos: por este motivo, destaca Sandra, o cardamomo pode auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer.

Leia também: 27 receitas de chocolate quente que vão fazer você querer viver no inverno

5. Melhora da circulação sanguínea: por ter esta característica de melhorar a circulação sanguínea, explica a nutricionista, o cardamomo é considerado, inclusive, um potente afrodisíaco.

6. Prevenção a úlceras: Sandra explica que a semente de cardamomo ajuda no combate à bactéria H. pylori, prevenindo assim a úlcera. E, por ter propriedades calmantes, ajuda a aliviar as dores causadas pela gastrite. O cardamomo é ainda muito utilizado para combater problemas digestivos em geral.

7. Combate à halitose: a nutricionista comenta que, mastigando as sementes de cardamomo, também é possível prevenir a halitose (mau hálito).

8. Aliado da beleza dos cabelos: Sandra explica que o óleo proveniente das sementes de cardamomo, quando utilizado no cabelo, melhora a hidratação dos fios, fortalecendo a raiz e reduzindo a caspa.

9. Versatilidade na cozinha: a nutricionista ressalta que o cardamomo geralmente é utilizado em pratos doces, sobremesas ou bolos e pães, ou como componente de marinadas para carnes e para temperar o arroz.

Leia também: Cominho: mais sabor para os seus pratos e benefícios para a sua saúde

Bons motivos para incluir o cardamomo em suas receitas não faltam, né?

Tipos de cardamomo

Foto: iStock

O cardamomo pode ser divido em três principais espécies, conforme destaca Sandra:

  • Elettaria subulatum: é conhecida como cardamomo verde, distribuída da Índia até a Malásia. “Utilizada como especiaria e como masticatório (para mastigar), pode ser usada para tratar infecções da gengiva, prevenção de faringites, congestão pulmonar, tuberculose e problemas digestivos”, destaca a nutricionista.
  • Amomum: é conhecido ainda como kravan, cardamomo-de-java, cardamomo-de-bengala, entre outras denominações. “Tem a sua área principal de distribuição na Ásia e Austrália, e é usado como planta medicinal para dores estomacais e outros problemas digestivos, constipações e diarreia”, explica Sandra.
  • Aframomum (ou cardamomo de Madagáscar): espécie que existe principalmente na África e Madagascar e é utilizada como especiaria.

De forma geral, explica a nutricionista, todos os tipos de cardamomo têm uso medicinal e são usados como especiaria.

Receitas com cardamomo: prepare delícias incríveis com essa especiaria

O cardamomo pode ser utilizado tanto em receitas salgadas como doces. Vai bem, por exemplo, com aves, carne vermelha, peixes, grãos (como arroz e grão-de-bico), pode ser usado no preparo de pães, doces, biscoitos e muito mais. Inspire-se com boas receitas:

Receitas salgadas

Foto: Reprodução / Diga Maria

1. Pão de centeio com leite de coco, raspas de limão e cardamomo: receita que deixa na casa um perfume incrível. Além disso, o pão fica muito saboroso, aromático e fofinho. A mistura do cardamomo com o coco e as raspas de limão proporciona uma série de sabores diferentes ao paladar.

Leia também: Conheça temperos diferentes e saiba como utilizá-los nas suas receitas

2. Pãezinhos com cardamomo e canela: o nome oficial desta receita é Kanelbullar, que são doces suecos à base de cardamomo e canela. O preparo pode ser um pouco trabalhoso e exige vários ingredientes, mas o resultado com certeza compensa!

3. Salmão com cardamomo e maple syrup: ótima opção para incrementar o consumo do salmão. Esta receita é fácil de fazer, fica deliciosa e pede poucos ingredientes. Além dos principais, você usará páprica defumada, pimenta caiena, sal e pimenta a gosto.

4. Frango grelhado com cardamomo e tomilho: quem disse que frango grelhado precisa sempre ser “básico”?! O cardamomo, usado na marinada, dá um toque muito especial a este prato que, além de tudo, não tem segredos para preparar!

5. Creme de abóbora com cardamomo e gengibre: é, na verdade, um purê que leva apenas caldo de legumes e abóbora. Apesar de ser uma receita vegana, com certeza agradará a todos os paladares. Ótima opção para dias mais fresquinhos.

6. Risoto de café e cardamomo: um prato simples de fazer, porém, um tanto exótico de degustar. A combinação pode causar certo estranhamento, mas o resultado é um risoto harmônico e que pode acompanhar muito bem uma carne. O uso do queijo parmesão é imprescindível na receita!

7. Sopa de inhame com cardamomo: ótima opção para um jantarzinho no inverno. Você usará apenas inhame, água, azeite, alho, cardamomo, salsa, sal, pimenta e castanha-do-pará. Vale lembrar que o cardamomo tem um sabor bem intenso, então, quem preferir pode diminuir a quantidade usada na receita.

Receitas doces

Foto: Reprodução / Dani Noce

8. Minipudim de coco e cardamomo: uma sobremesa diferente, saborosa e leve. Vale a pena fazer em casa quando for receber visitas e, quem sabe, até servir em ocasiões especiais. Você precisará de leite de coco, ovos, açúcar, cardamomo moído ou em sementes, lichias e pistache para decorar.

9. Bolo de pera com cardamomo e amêndoas: um bolo diferente e cheio de sabor, perfeito para ser feito num fim de semana chuvoso ou em qualquer outro momento. O rendimento é para oito pessoas e o resultado é um bolo, além de tudo, lindo!

10. Trufas de tâmaras e cardamomo: boa opção para quem reduziu ou cortou o açúcar da dieta, já que essa versão diferente de trufa não leva nada desse ingrediente… O sabor levemente adocicado fica por conta das tâmaras. Então, para quem gosta de sobremesas bem doces, esta com certeza não é a melhor opção.

11. Sequilho de fubá com cardamomo: uma receita sem glúten e sem leite. Boa pedida para um lanchinho da tarde acompanhando um café preto. Essa versão do clássico biscoitinho de fubá é ainda mais perfumada e muito fácil de fazer.

12. Biscoitos de laranja com cardamomo: o preparo é bem simples e você usará apenas farinha de trigo, manteiga sem sal fria, açúcar cristal ou mascavo, cardamomo, ovos, raspas e suco da laranja. O rendimento é de 60 biscoitinhos, ou seja, dá para servir toda a família!

13. Arroz-doce com cardamomo e fava de baunilha: o arroz-doce, sem dúvidas, faz parte das sobremesas mais afetivas e simples. Uma característica desse doce é sua versatilidade, podendo ser incrementado com ingredientes, como a canela, o cravo e, neste caso, cardamomo e fava de baunilha. A versão fica muito saborosa e aromática.

14. Brigadeiro de café, baunilha e cardamomo: o preparo é bem semelhante ao de um brigadeiro tradicional. A receita é feita apenas com café solúvel, sementes de cardamomo, vagem de baunilha, leite condensado e manteiga. Para finalizar, a dica é passar o brigadeiro no cacau, chocolate granulado ou amêndoa moída.

15. Chocolate quente branco aromatizado com cardamomo: ótima sugestão para quem ama chocolate quente, mas gosta de variar nas receitas! Nesta versão, você usará leite integral, creme de leite fresco ou nata, sementes de cardamomo, extrato de baunilha, chocolate branco, uísque ou conhaque e chocolate meio amargo para decorar.

16. Compota de amora com cardamomo: uma combinação exótica, gostosa e suave. O preparo da receita, no geral, é bem simples, o único “desafio” é tirar os cabinhos das amoras sem esmagá-las (já que elas são bem delicadas).

Versatilidade e um toque especial para seus pratos ou sobremesas? É isso que o cardamomo oferece para sua cozinha!

Contraindicações e alertas sobre o consumo

Foto: iStock

No geral, o consumo de cardamomo é seguro e contraindicado apenas para grávidas e lactantes.

Porém, como a especiaria apresenta sabor forte, pode ocasionar reações como vômitos em algumas pessoas. Neste caso, o ideal é suspender o uso do ingrediente.

Agora você já conhece as particularidades do cardamomo, seus benefícios para a saúde e sabe como utilizá-lo nas mais variadas receitas!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web