7 benefícios da carambola para incluir a fruta na sua alimentação

Escrito por
Em 16.10.21

iStock

Por                                
Em 16.10.21

A carambola é uma fruta originária da Índia introduzida no Brasil em 1817. A fruta é proveniente de uma árvore de pequeno porte, a caramboleira, e contém diversas propriedades benéficas para a saúde. A seguir, confira as explicações da nutricionista Izabella Imianovsky (CRN10 5729 – SC) sobre os benefícios desse alimento e entenda a quantidade ideal de consumo e as contraindicações.

Publicidade

Índice do conteúdo:

7 benefícios da carambola que vão te incentivar a consumir essa fruta

Para começar, a profissional explicou com mais detalhes os benefícios da carambola para a saúde. Confira:

  • Controla o colesterol: Izabella explicou que a fruta ajuda a reduzir a absorção de gordura dos alimentos. Com isso, controla o colesterol total e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL);
  • Ajuda a prevenir diabetes: “por ter bastante fibras, ela diminui a absorção de carboidratos dos outros alimentos, tendo ação hipoglicêmica”, disse a nutricionista;
  • Melhora o funcionamento intestinal: a profissional explicou que “pela quantidade de fibras da carambola e por ela ter ação prebiótica, isso fortalece as bactérias benéficas ao organismo, melhorando o trânsito intestinal”;
  • Pode ajudar em gripes e resfriados: Izabella também contou que a carambola é rica em vitamina C, então diminui essas infecções no organismo e fortalece o sistema imune;
  • Favorece o emagrecimento: por ser uma fruta que tem poucas calorias, com bastante fibras e água, ela gera saciedade, ajudando no processo de emagrecimento;
  • Auxilia no controle da pressão arterial: segundo a nutricionista, “por ter ação hipotensora, ela regula a pressão sanguínea e contribui para o controle da pressão arterial”;
  • Previne a formação de tumores e de alguns cânceres: além de todos os benefícios já citados, Izabella complementou dizendo que a carambola também possui propriedades antioxidantes, que melhoram a imunidade e ajudam a prevenir tumores.

Esse alimento é benéfico para a saúde, porém fique atenta aos excessos: segundo a nutricionista, a quantidade ideal para consumo é de uma carambola ao dia.

A carambola faz mal?

Apesar de ter vários benefícios, a nutri Izabella explicou que “a carambola faz mal para quem tem problemas renais, por ter caramboxina (substância tóxica). Então quem tem alterações no rim, tem dificuldade para eliminar essa substância, podendo ter sintomas como soluços, vômitos, confusão mental, convulsões e podendo até levar à morte”.

7 receitas com carambola para aproveitar o que a fruta tem de melhor

Diante de todos esses benefícios e também ciente de que a fruta é contraindicada para quem tem problemas renais, chegou a hora de conferir receitas deliciosas que vão te convencer a consumir esse alimento no dia a dia! Olha só:

1. Suco de carambola

Se você ainda não consegue consumir esse alimento em sua forma original, pode começar preparando um suco. Essa é uma boa pedida para os dias quentes, por ter um gostinho agridoce delicioso. E o melhor? É muito fácil de preparar! Confira!

2. Licor de carambola

Você é daquelas que gosta de preparar drinks com frutas, vai adorar conhecer essa receita. Aqui, você pode ousar e preparar um delicioso licor. Assista ao vídeo para conferir todos os ingredientes necessários e o modo de preparo!

Publicidade

3. Caipirosca de caju com carambola

Com vodka, carambola, caju e açúcar você prepara uma deliciosa caipirosca! Essa bebida é ótima para todas as ocasiões, ideal para quem gosta de bebidas diferentes que levam fruta no preparo.

4. Carambola caramelada

Outra forma de incluir essa fruta no cardápio é fazê-la caramelizada. O resultado fica parecido com o coco caramelizado e pode ser uma opção para quem ainda não consegue comer a fruta ao natural. Veja a receitinha completa no vídeo.

5. Mousse de carambola

Quer inovar e fazer uma sobremesa deliciosa com essa fruta? Então, você vai amar conferir o passo a passo dessa receita. O melhor é que é preciso pouquíssimos ingredientes, apenas carambola, leite condensado e gelatina sem sabor.

6. Geleia de carambola

Que tal fazer uma deliciosa geleia para passar no pão? Com certeza vai gostar dessa versão com carambola! No vídeo, você confere todos os detalhes do modo de preparo dessa delícia!

7. Compota de carambola

Outra opção é fazer uma compota com a fruta. Semelhante à receita anterior, aqui não é necessário muitos ingredientes. Aperte o play para aprender a receita!

Publicidade

Já pensou na forma que vai consumir essa fruta no seu dia a dia? Lembre-se de sempre estar atenta à quantidade ideal e evitar excessos. Se você procura manter uma alimentação equilibrada, aproveite e conheça os benefícios do morango.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.