14 traços poderosos de líderes para praticar na sua vida

Inspirar pessoas, motivar a equipe e assumir a culpa: é isso que se espera de alguém em posição de liderança

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Já faz muito tempo que estar à frente de uma equipe deixou de significar distribuir ordens àqueles que eram considerados “subalternos”. Hoje, esse papel é muito mais para inspirar, motivar e estimular o grupo a perseguir o objetivo definido para a empresa ou projeto.

Dessa forma, ser um líder de verdade é diferente de ser apenas chefe – e para isso é necessário desenvolver algumas características que vão se refletir nas atitudes e comportamentos que você precisa assumir para fazer jus a essa posição:

1. Visão e missão

Foto: iStock

Assim como uma empresa tem claro qual é o objetivo a ser atingido, um bom líder também sabe aonde quer chegar em sua carreira (visão) e consegue traçar um plano com as etapas que precisa cumprir para isso, entendendo o porquê de cada passo (missão).

2. Automotivação

Foto: iStock

Pessoas em posição de liderança têm uma grande dose de automotivação. Para isso, elas estão sempre focadas em suas próximas metas e adotam técnicas como se recompensar quando cumprem etapas.Autoestima também é um fator fundamental.

3. Otimismo e positividade

Foto: iStock

O pensamento positivo faz dos líderes pessoas agradáveis de conviver e ainda funciona como uma fonte de novas ideias. Para manter todo esse otimismo, eles procuram estar perto de outras pessoas que sigam essa mesma filosofia.

Leia também: 10 maneiras de inspirar e motivar pessoas

4. Estabilidade emocional

Foto: iStock

A frustração e o estresse são elementos constantes no dia a dia dos líderes, e eles precisam ter uma boa estabilidade emocional para lidar com os problemas sem se deixar abater. Para isso, vale respirar fundo ou dar uma volta antes de ter uma reação negativa.

5. Autoconfiança

Foto: iStock

Não é uma questão de “se achar”, mas sim de acreditar nas suas capacidades – afinal, somente uma pessoa que acredita em si mesma será capaz de persuadir as demais a seguir um objetivo em comum.

6. Poder de decisão

Foto: iStock

Líderes tomam dezenas de decisões por dia e não têm tempo para hesitar entre as opções. Para conseguir fazer isso de forma rápida e acertar na maioria das vezes, é preciso ter conhecimento e prática – e a dica para isso é começar com pequenas decisões.

7. Entusiasmo

Foto: iStock

Apaixonado, cheio de energia, incansável: essas são algumas palavras para descrever um bom líder. Para ser como eles, alguma coisa em seu trabalho precisa ser sua motivação para sair da cama todos os dias. Sem isso, não há como contagiar os demais com seu entusiasmo.

8. Responsabilidade

Foto: iStock

Alguma coisa sempre pode dar muito errado. Nessas ocasiões, bons líderes vão puxar o problema para si, tentar resolvê-lo da forma menos traumática e, se não for possível dar um jeito, assumir a culpa pelo que aconteceu. Sem isso, você não terá o respeito dos demais.

Leia também: 6 passos para se tornar uma líder no trabalho

9. Foco

Foto: iStock

Distrações existem aos montes, mas um bom líder sabe como se manter focado em suas tarefas e metas. Se você tem dificuldades com isso, coloque no papel o seu objetivo, trace planos para o dia, o mês e o ano e elimine atividades que não sejam essenciais.

10. Sede de conhecimento

Foto: iStock

É impossível liderar um projeto se você não conhecê-lo em detalhes. Em consequência, bons líderes não entendem apenas sobre sua função, mas também pesquisam sobre os concorrentes, o mercado e as novidades que estão por vir.

11. Empatia

Foto: iStock

Bons líderes conseguem se colocar no lugar do outro e se mostram abertos a discutir suas inseguranças e expectativas, seja ouvindo ou dando sugestões. Afinal, uma equipe também depende do fator humano.

12. Poder de persuasão

Foto: iStock

Para ser um líder de sucesso, é preciso ser carismático e conquistar sua audiência – seja ela composta por funcionários, clientes ou investidores. Por isso, bons líderes sempre treinam suas capacidades de comunicação e sabem adaptá-las para diferentes tipos de público.

13. Gerenciamento de equipe

Foto: iStock

É do líder a responsabilidade por transformar um grupo de pessoas em uma equipe. Para isso, é preciso tratar todos com respeito, motivá-los e criar uma atmosfera de inclusão, cooperação e harmonia – e um líder sabe como fazer isso estando dentro de uma equipe, não acima dela.

Leia também: Como criticar seu chefe de maneira madura e profissional

14. Estímulo à criatividade

Foto: iStock

Qualquer projeto precisa de uma boa dose de criatividade para a resolução de problemas e o desenvolvimento de novas ideias. Dessa forma, bons líderes não são apenas criativos, mas também estimulam sua equipe a buscar maneiras diferentes de trabalhar.

Caso você perceba que não tem todas essas qualidades, saiba que outro traço comum aos líderes é que eles não nasceram prontos. O importante é reconhecer os pontos em que você pode melhorar e buscar formas de se desenvolver continuamente.

Um líder verdadeiro está sempre disposto a expandir seus conhecimentos, fazer testes, recomeçar, ouvir sugestões e aceitar críticas. Somente dessa forma é possível inspirar as pessoas ao seu redor e guiá-las até o objetivo.

Dicas pela Web