Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Cansada? Confira 5 dicas para acabar com a fadiga

Desacelerar é palavra de ordem para quem pretende ter mais disposição

em 05/03/2013

Foto: Thinkstock

Com o ritmo acelerado de vida que a maioria das pessoas leva atualmente, é difícil que elas não se sintam física e mentalmente cansadas. Doenças como o estresse se tornaram tão comuns justamente porque a maioria das pessoas não se dá conta do quanto a pressa e a ansiedade acabam contaminando o dia a dia.

Se você se identifica com essa descrição, que tal observar sua vida com calma e eliminar os hábitos que esgotam suas energias? Confira uma lista com cinco dicas para que você se sinta mais disposta.

1 – Organize suas tarefas diárias

Fazer uma lista com as atividades que você precisa desenvolver durante o dia é uma boa maneira de evitar a correria e os imprevistos. Passe para o papel os compromissos e os horários que você pretende destinar a eles, de modo a gerenciar seu dia de acordo com o que você precisa fazer. Ao organizar sua rotina dessa forma, você tem menos chances de esquecer alguma tarefa e, por isso, evita correrias e estresse desnecessários. Assim, os imprevistos que aparecerem serão solucionados entre as tarefas principais.

2 – Alimente-se de maneira correta

A falta de tempo não é desculpa para não se alimentar corretamente, porque a alimentação deve ser uma preocupação prioritária, e não secundária. Quando você consome alimentos leves, evita que seu organismo gaste uma energia preciosa para digerir o que comeu, e isso é importante porque essa mesma energia poderá ser aplicada em outras atividades, como trabalhar, estudar e solucionar problemas.

Uma má alimentação pode ainda, a longo prazo, começar a prejudicar o organismo mais diretamente. Problemas de estômago, por exemplo, além de muito incômodos, são um grande atraso de vida, porque muitas vezes a dor é tão intensa que a pessoa fica impedida de realizar suas atividades diárias.

3 – Pratique exercícios regularmente

Não é necessário frequentar uma academia, se você não tiver tempo ou dinheiro para isso. Movimentar-se, entretanto, é imprescindível. Seja uma caminhada, uma aula de dança – ou mesmo dançar em casa, ioga, pilates, enfim. A atividade física não te deixará ainda mais cansada, ao contrário do que possa parecer, mas libererá hormônios no organismo que te darão a sensação de estar mais disposta para as tarefas do dia a dia.

4 – Não queira abraçar o mundo

Em resumo, não se comprometa com mais atividades do que você consegue realizar. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode dar a impressão de que seu dia está “rendendo” mais mas, a longo prazo, o efeito é contrário.

Com o acúmulo de responsabilidades, mente e corpo se cansarão mais e começarão a cobrar o ritmo acelerado a que foram submetidos durante determinado período de tempo.

Portanto, procure fazer uma coisa de cada vez e não encha seu dia com tarefas que, na verdade, você teria que ser duas para conseguir cumprir.

5 – Valorize seu sono

Acordar mais cedo e ir dormir mais tarde são comportamentos que podem ser admitidos de vez em quando mas não podem, em hipótese alguma, virar costume. Dormir entre sete e oito horas todas as noites é respeitar os limites do seu corpo e da sua mente. Esse período é necessário para que eles se recuperem de tudo o que fizeram durante o dia e possam estar inteiros para fazer tudo de novo no dia seguinte. Sempre que puder, tire uma soneca. Seus efeitos restauradores são imensos e você se sentirá sempre pronta a encarar tudo aquilo que precisa fazer.

Comentários
Dicas relacionadas