22 receitas de canjica para você morrer de paixão logo na primeira colherada

Escrito por                    

Foto: Getty Images

Iguaria típica da culinária brasileira, a canjica, também chamada de mungunzá no nordeste, é muito consumida especialmente em épocas de festas juninas e julinas em todo o país.

Publicidade

Nas versões mais clássicas, usa-se, basicamente, o milho para canjica com ingredientes como leite, leite de coco, canela e açúcar, ou ainda, leite condensado. O preparo, de forma geral, é bem fácil e resulta numa sobremesa saborosa, que agrada a maioria das pessoas por ser “doce na medida”.

Canjicas simples

1. Canjica simples: gostosa e fácil de fazer. Você usará apenas milho para canjica, leite condensado, leite e canela em pó para polvilhar. Pode ser consumida quentinha ou gelada, de acordo com sua preferência.

2. Canjica tradicional: nesta receita, o caldo fica mais líquido. Caso prefira uma canjica mais cremosa, a dica é cozinhar o milho em menos água, mas tem que ficar de olho para a água não secar. É uma receita que rende bastante e agrada a todos!

3. Canjica cremosa: nada como comer uma canjica quentinha e bem cremosa nos dias mais frios! Esta é saborosa e fácil de preparar. Você precisará apenas de milho branco para canjica, canela em pau, cravos-da-índia, leite de coco, leite condensado, creme de leite fresco e açúcar.

4. Canjica simples e cremosa: uma receita tradicional e simples, feita, basicamente, com leite, leite condensado e açúcar. A dica é servir com amendoim torrado e picado ou com coco fresco ralado, se gostar.

5. Canjica no copinho: boa dica para uma sobremesa rápida de fim de semana e para servir quando recebe visitas em casa. Você precisará apenas de leite de coco, milho verde, amido de milho, açúcar, sal e canela em pó.

6. Canjica caipira: receita simples de fazer, mas leva um tempo para ficar pronta. O bom é que rende muito e pode ser comida tanto fria quanto quente. Outro ponto é que você pode fazê-la de forma vegana, substituindo o leite por algum de origem vegetal.

7. Canjica de sagu: nesta receita você não usará milho. Precisará de leite, leite de coco, bolinhas de sagu, coco seco ralado, açúcar demerara, cravo e paus de canela. A dica é consumi-la gelada.

8. Canjica de amendoim: para quem adora canjica, mas também gosta de inovar na cozinha! O amendoim dá o toque especial e o leite em pó ajuda a deixar o doce bem cremoso e saboroso!

Publicidade

Canjicas elaboradas

9. Canjica com especiarias, castanhas e frutas secas: uma “versão gourmet”. É toda especial, pois é feita com especiarias mais exóticas, como cardamomo e pimenta da Jamaica, é aromatizada com água de rosas e por cima leva uma cobertura de frutas secas e nozes.

10. Canjica Bruleé: uma receita diferenciada, que une a clássica canjica com o Creme Brûleé. Você usará alguns ingredientes da canjica (como o leite de coco) misturados aos do creme (creme de leite fresco, baunilha), e ainda complementar o prato com caramelo.

11. Canjica três leites: para quem gosta de canjica bem macia, doce e com caldo abundante e consistente. Você precisará de milho branco para canjica, pau de canela, cravo-da-índia, leite de coco, leite condensado, creme de leite e açúcar.

12. Canjica com paçoca: a paçoca diferencia esta receita das demais, dando seu sabor especial. Quem não quiser uma canjica muito doce pode diminuir pela metade o leite condensado e ir acertando depois de colocar a paçoca.

13. Canjica com doce de leite: fica cremosa e doce na medida. Você come um pouquinho e logo depois está querendo mais! Isso sem falar que é fácil de preparar. Além da canjica branca, você usará água, leite condensado cozido, açúcar, leite, leite de coco, amendoim, canela em pau e cravos-da-índia.

14. Canjica com chocolate: a canjica é feita de forma tradicional, mas ganha raspas de chocolate em barra que derretem no doce e o deixam diferente e delicioso! O preparo é simples, vale a pena testar!

15. Canjica com amendoim e paçoca: você precisará apenas de milho branco para canjica, leite, leite condensado, canela, folha de louro, cravos, amendoim moído ou paçoca esfarelada e amendoim inteiro para decorar e dar mais textura.

16. Canjica temperada com limão e lavanda: uma versão de canjica com sabor exótico. O limão dá um toque cítrico especial e a lavanda perfuma o prato na medida. Para quem adora variar as receitas mais clássicas!

Canjicas diferentes

17. Canjica salgada de costelinha de porco: uma opção muito boa para servir nas festas juninas. Pode ser colocada em canequinhas e servida bem quente. Outra sugestão é servir em copinhos de boteco em dias de jogos, quando se recebe alguns amigos em casa.

18. Sopa de canjica com frango: ideal para os dias frios. Você usará canjica cozida, peito de frango, cebola, alho, pimenta dedo-de-moça, óleo, caldo de frango, leite de coco, água, limão, açúcar demerara (ou comum), sal e molho de peixe.

Publicidade

19. Canjica fit: o açúcar é substituído por adoçante. Você usará ainda milho para canjica, leite de coco, água, cravos, canela em pau e amido de milho. Para comer sem culpa! A dica é servir quente.

20. Canjica vegana: você usará canjica de milho, leite de amendoim, açúcar demerara ou cristal, cravo-da-índia, canela em pau, coco ralado seco, farinha de trigo ou amido de milho, leite de coco, canela em pó e resíduos de leite de amêndoas ou paçoca esfarela.

21. Sorvete de canjica: ideal para dias quentes em que não se quer comer uma canjica clássica. Você precisará apenas de canjica cozida, leite de coco, canela, leite condensado e creme de leite gelado.

22. Canjica salgada com calabresa: uma receita diferente, mas que com certeza vai agradar a todos. Você usará milho para canjica, água, linguiça calabresa fina, tomates, extrato de tomate, cebola, dente de alho, salsinha, queijo parmesão ralado, sal e pimenta.

Inspire-se com as receitas e faça a sua canjica do jeitinho que mais gostar, independentemente da época do ano!

Assuntos: Nodate