16 receitas de canja de galinha para aquecer e sustentar

Ela é, provavelmente, a sopa mais consumida no Brasil e agrada por ser um prato completo, ideal para o jantar

Escrito por Tais Romanelli

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Difícil encontrar alguém que não se renda à conhecida canja de galinha quando está doente, em dias frios ou de chuva ou, simplesmente, quando sente vontade de tomar uma sopinha no jantar!

Esta é, provavelmente, a sopa mais consumida no Brasil, e agrada por ser um prato completo, que sustenta, é saboroso e feito de forma simples.

A canja de galinha é feita tradicionalmente com peito de frango, arroz, batatas e legumes. Mas isso não impede que as pessoas tenham suas particularidades na hora de prepará-la em casa! Existem, hoje, as versões mais elaboradas, as mais leves e saudáveis e até veganas!

Inspire-se com as receitas abaixo e faça a sua canja de galinha sempre que quiser uma opção gostosa e completa para o seu jantar (e especialmente nos dias frios)!

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1. Canja de galinha fácil: para fazer sempre que der vontade! Você usará óleo, cebola, alho, peito de frango cortado em pedaços, pimenta-do-reino, caldo de galinha, cenoura, tomate, batata, extrato de tomate, salsinha picada, água, sal e arroz cru.

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2. Canja de galinha simples: com poucos ingredientes, não há segredo na hora de preparar esta deliciosa sopa. Você usará carne de galinha (perna, peito, fígados e moelas), cebola, água, sal, massa ou arroz e folhas de hortelã.

3. Canja de galinha na panela de pressão: receita prática em que você sujará também pouca louça! Você usará cebola, sal, pimenta-do-reino, tomates, caldo de galinha, peito de frango, batatas, cenoura, arroz e água.

4. Canja de galinha com pouco caldo: receita ideal para aquecer… Afinal, quem resiste a uma canja na época de frio?! Essa receita é perfeita ainda para quem gosta de uma opção leve, completa e gostosa para o jantar.

5. Canja de galinha com chuchu: uma canja cheirosa e cheia de sabor. Além do chuchu, que dá um toque especial ao prato, você usará peito de frango, água, extrato de tomate, folha de louro, alho, cebola, sal, cenoura, batata e um pacote de Miojo.

6. Canja de galinha com repolho: o repolho dá um sabor especial a esta canja. Além dele, você precisará de peito de frango, cebola, batata, cenoura, arroz, água, sal e pimenta. Prato ideal para aquecer!

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7. Canja de galinha com hortelã e ovo: receita de canja de galinha simples, feita com frango, arroz, cenoura e ovos cozidos. E temperada com hortelã, que dá um toque todo especial ao prato!

8. Canja de galinha com inhame e hortelã: uma receita com mais vitaminas, perfeita para acabar com aquele resfriado chatinho das crianças! Vale a pena anotar!

9. Canja cremosa: uma sopa bem cremosa, ideal para os dias frios ou, simplesmente, de chuva. Você usará peito de frango, água, extrato de tomate, louro, alho, cebola, sal, cenoura, batata, chuchu e macarrão.

10. Canja de galinha com batata baroa, couve-flor e alho-poró: para fazer esta sopa cheia de sabor, você usará azeite, peito de frango, alho, cebola, batatas, batata baroa picada, cenoura, couve-flor picada, caldo de frango ou de legumes, alho-poró, sal, folhas de louro, arroz branco, salsinha e queijo parmesão em lascas.

11. Canja de galinha com asinha de frango: você usará cenouras, batatas, coxinha da asa (drumete), água, cebola, alho, óleo, temperos a gosto, sal e macarrão para sopa. No lugar dos drumetes, se preferir, você pode usar filé de peito de frango desfiado.

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12. Canja de galinha com arroz negro: uma canja funcional, ou seja, receita adaptada com ingredientes mais saudáveis como, por exemplo, o arroz negro em substituição ao arroz branco. Apesar da aparência não ser das melhores, o sabor é surpreendente!

13. Canja de galinha low carb: ótima opção pra quem quer diminuir os carboidratos do jantar e dar um up na dieta, mas não abre mão de uma boa sopinha! A dica é trocar o arroz pela couve-flor picadinha.

14. Canja de galinha funcional: no lugar do arroz você usará a quinoa, que é rica em proteínas, ferro e ômega-3 e ômega-6. A batata inglesa é substituída pela batata doce, que tem carboidratos complexos que são digeridos mais lentamente e retardam a fome.

15. Canja de galinha sem glúten: o preparo é simples e você usará apenas frango do campo, cebola, água, massinhas sem glúten, sal, pimenta e hortelã. Quando for a servir a canja, a dica é adicionar umas folhinhas de hortelã, que darão um paladar mais fresco e irão contrastar com a gordura natural da carne.

16. Canja vegana: você usará proteína de soja texturizada. Ou, se quiser, você pode usar uma “carne de jaca” no lugar ou ainda, fazer a sopa só com os legumes. Não se esqueça de colocar curry… Ele dá um toque bastante especial ao caldo!

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Não há como negar: a canja de galinha é um prato que se encaixa bem no conceito de comfort food – comida que traz sentimentos e boas lembranças, que é gostosa e nutritiva!

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