Canela: 12 usos que vão além do tempero

Além de dar mais sabor aos alimentos, a especiaria oferece benefícios à saúde e pode ser muito útil na sua casa

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Você provavelmente já usou a canela para incrementar, com sabor e aroma, algum prato ou bebida na sua casa. Seja em pau ou em pó, ela pode ser adicionada a uma grande variedade de alimentos: iogurtes, cafés e chás gelados, batidas de fruta, vinhos e muito mais.

Talvez já tenha ouvido falar também das propriedades termogênicas da canela, ótima notícia para quem segue uma dieta saudável e pratica atividades físicas! Afinal, não é uma má ideia acrescentar um pouquinho de canela em pó na banana ou maçã, por exemplo.

Mas isso tudo é pouco. A canela pode ser muito mais útil na sua casa (e na sua vida!) do que você imagina. Confira abaixo outros usos surpreendentes e mais benefícios da canela:

1. Lábios volumosos

Você não precisa optar por nenhum procedimento cirúrgico ou estético para conquistar lábios bonitos e volumosos – no melhor estilo Angelina Jolie. Basta misturar uma colher de chá de canela em pó com um produto labial de sua preferência (manteiga de cacau, vaselina etc.). Aplique a mistura em seus lábios e aguarde alguns minutos. Seus lábios provavelmente começarão a formigar (se essa sensação for muito ruim para você, não repita o procedimento). Depois retire a mistura com água.

2. Máscara facial antiacne

Misture três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela. Aplique em seu rosto e deixe por cerca de dez minutos. Depois lave bem com água e enxugue.

3. Tratamento para crescimento do cabelo

A perda de cabelo é sempre uma experiência ruim, não importa a causa. Mas a boa notícia é que a canela também pode ajudar! Uma forma de estimular o crescimento é usar, semanalmente, uma máscara caseira feita com canela. (Mas antes de apostar nessa ideia, certifique-se com seu médico de que pode tentar esta alternativa, especialmente se você tem um couro cabeludo sensível).

Misture duas colheres de sopa de canela e mel em meia xícara de azeite quente. Adicione um ovo para engrossar a máscara. Aplique a solução nos cabelos molhados e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Depois lave bem com xampu.

4. Combate ao mau hálito

Coloque cinco paus de canela na água (um copo) e deixe ferver. Você terá um ótimo antisséptico bucal caseiro!

5. Esfoliar a pele

Para retirar as células mortas da pele e restaurar seu brilho e maciez, faça uma mistura de sal marinho, óleo de amêndoas, azeite, mel e canela em pó. Passe sobre a pele, deixe agir por alguns segundos e depois enxágue.

6. Fragrância para a casa

Ferva cidra de maçã com um pau de canela e alguns cravos e obtenha uma ótima fragrância para a sua casa.

7. Repelir traças

Um punhado de canela em pau funciona muito bem para repelir traças. Vale a pena ter em casa e colocar em pontos estratégicos!

8. Enfeites

Utilize cinco ou seis canelas em pau e amarre-as com uma fita simples para decorar sua cozinha, área de churrasco ou varanda, por exemplo. Ou ainda, utilize esta ideia na época do Natal e amarre as canelas em pau com um lindo laço de tema natalino.

9. Acabar com as formigas

A canela pode ajudar você a se livrar das formigas que estão andando pela sua casa. Polvilhe um pouco de canela em pó sobre os caminhos formados por elas.

10. Reduzir o açúcar no sangue

Você tem bons motivos para incluir a canela na sua dieta. Temperar um alimento com teor elevado de açúcar com ela ajuda a diminuir o impacto dessa substância.

11. Tratamento de gripes e resfriados

A canela é uma grande aliada da nossa saúde. É excelente, inclusive, no tratamento de gripes e resfriados, especialmente se for consumida em forma de chá – que alivia os sintomas da doença, já que aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Uma dica é acrescentar gengibre no preparo para potencializar essa propriedade.

12. Melhorar o colesterol

Muitos médicos recomendam o consumo de meia colher (de sopa) de canela por dia, pois ela tem papel importante no combate ao colesterol. Os antioxidantes presentes na especiaria ajudam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez, o que contribui para que os níveis de colesterol não se elevem.

Agora você já tem ótimos motivos para ter um saquinho de canela em pó ou canela em pau sempre às mãos! Além de deixar os alimentos mais gostosos, a especiaria faz bem à saúde e tem muitas utilidades em casa.

Assuntos: Organização

Dicas pela Web