15 canais do Youtube para aprender receitas veganas

A alimentação sem produtos de origem animal pode ser mais saborosa do que você imagina

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Hoje em dia, mais do que fornecer energia para o corpo, a alimentação é parte importante do estilo de vida de uma pessoa. Por isso, enquanto os vegetarianos não consomem carne no seu dia a dia, os veganos não utilizam nada que tenha origem animal, como leite, ovos e mel. Esse movimento, que cada vez tem ganhado mais força no mundo inteiro, prega o respeito pelos bichinhos e pelo universo, boicotando qualquer prática de exploração animal.

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, uma dieta vegana vai muito além de simples pratos de saladas ou de refeições sem sabor. As pessoas que adotam o veganismo em suas vidas contam com centenas de alimentos à disposição. E o Youtube está aí justamente para provar isso. Sim, o que não faltam são canais com dicas e opções sem a utilização de carne, laticínios e afins.

Se você é vegana ou tem interesse em saber mais sobre esse universo, confira essa seleção de 15 canais e prepare-se para descobrir como ter uma dieta rica e para lá de saborosa – sem fazer mal para outros seres.

1. Presunto vegetariano

Com mais de 200 mil inscritos, o Presunto Vegetariano é um canal onde é possível encontrar receitas vegetarianas e veganas, tanto salgadas quanto doces, rápidas, práticas, nutritivas e saudáveis. Além dos vídeos com passo a passo dos preparos, há outros com dicas de como economizar na compra dos alimentos, gravidez vegana e alimentação infantil.

2. Bora veganizar

O canal da Cecília Barbosa traz atualizações semanais e vai muito além de vídeos de receitas. Há dicas de viagens, bate-papo com especialistas e postagens sobre políticas públicas para animais e marcas que não fazem testes em bichinhos. Além disso, vale acompanhar o Bora Veganizar no Instagram, que já tem mais de 10 mil seguidores compartilhando dicas práticas e os desafios em busca de uma vida mais leve.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

3. Panelaço

Esse é o canal de João Gordo, vocalista da banda Ratos de Porão. Com vídeos novas todas as quintas-feiras, a proposta do Panelaço é trazer convidados, carnívoros ou não, para comer uma refeição vegana preparada pelo próprio João Gordo em sua cozinha. Há presenças para lá de especiais, como Mr. Catra, Vampeta, Criolo e Mano Brown.

4. Clube Vegano

Receitas práticas, saborosas e informações úteis: é isso que reúne o canal Clube Vegano, que mostra que mesmo os petiscos mais gostosos podem ser feitos de formas mais saudáveis e ainda mais gostosas. Dentre as dezenas de vídeos do canal, vale dar o play nos que ensinam a fazer coxinha de churros vegana, brigadeiro de biomassa de banana verde e maionese de legumes.

5. Raquel Rache

O objetivo do canal de Raquel Rache é inspirar as pessoas a levarem uma vida mais saudável e sustentável. Além de mostrar receitas, ela explica porque o veganismo beneficia a saúde, os animais e o planeta. Também são ensinadas posturas de Yoga simples, que podem ser praticadas diariamente.

6. VegTube

Com quase 100 mil inscritos, o VegTube é um espaço para a divulgação do estilo de vida saudável por meio da culinária vegetariana e vegana. Os vídeos do canal demonstram de maneira didática e descontraída o preparo de pratos típicos do nosso dia a dia, com receitas práticas e ingredientes de fácil acesso.

7. VegetariRANGO

Apresentado por Flavio Giusti, o VegetariRANGO é um programa de culinária vegetariana. Toda segunda-feira o canal posta uma receita. Já nas quintas há postagens de vlogs ou entrevistas. Entre os vídeos mais assistidos estão o de coxinha feita com carne de jaca, bolo de cenoura sem ovo e leite condensado vegano. De dar água na boca!

Leia também: 11 marcas de produtos de beleza veganos para conhecer e experimentar

8. Viverdequê?

O canal Viverdequê? foi criado para ajudar quem quer melhorar a qualidade de vida e se preocupa com uma alimentação mais saudável. Ele traz receitas vegetarianas e veganas, indicações de restaurantes, dicas de médicos e nutricionistas e muito conteúdo bacana para quem está em busca de uma vida cheia de saúde.

9. Made by Choices

Se você procura um canal com receitas saudáveis, simples e 100% vegetarianas, essa é uma ótima escolha. As comidinhas do Made by Choices são feitas com ingredientes naturais, cereais integrais, gorduras do bem, frutas e vegetais. O canal é da portuguesa Vânia Ribeiro, autora do livro “As 5 cores da cozinha saudável”.

10. Divegana

Veganismo popular com uma pitada de glamour. Essa é a proposta do canal Divegana. Nele, a Sista Katia apresenta receitas deliciosas e muito simples de fazer, e também um modo de vida vegan, acessível a todos e todas. Os vídeos contam com participações de convidados especiais e muito bom humor.

11. Cozinha Alternativa

O Cozinha Alternativa é o canal de Van Machado, vegana e apaixonada por comida. A paixão dela é transformar pratos tradicionais em versões mais saudáveis e de origem vegetal. É justamente isso que é apresentado nos vídeos do Youtube, com atualizações semanais. Destaque para as sobremesas, como cheesecake, calda de chocolate e bolo de limão.

12. Veganagem

Três paladares e três amigos provando a culinária vegana. Esse é o Veganagem! Com vídeos novos todas as terças-feiras, o canal é apresentado por Fred, Mallet e Kibe, que apresentam quitutes gostosos sem a utilização de produtos de origem animal. O bacana é que um apresentador é vegano, outro vegetariano e outro carnívoro. Ou seja, diferentes percepções sobre cada prato.

Leia também: 6 nutrientes que todo vegetariano precisa incluir na alimentação

13. Tá na mesa Vegg

Apresentado por Flávia Zardo e Maria Antônia Anicetto, o Tá na Mesa Vegg é um canal feito para compartilhar experiências na cozinha, facilitar e explorar o universo vegano. Apesar de ser bem focado em vídeos com receitas, há ainda publicações sobre viagens e o estilo de vida de Flávia e Maria Antônia, que contam como foi a transição para o veganismo, mostram compras de mercado e muito mais.

14. Veganize-se

Embora o canal Veganize-se não tenha tido atualizações nos últimos 8 meses, vale a pena conferir os mais de 20 vídeos publicados no canal, com receitas doces e salgadas, veganas e gostosas. Entre os sucessos do canal, vale conferir os nuggets veganos de milho e o cupcake de cacau com recheio de brigadeiro.

15. Viewganas

O Viewganas reúne a coletânea de três anos de experiências de duas taurinas comilonas: Mari Malagutti e Bia Barneschi. As amigas mostram que ser vegano pode ser muito, muito gostoso. Fica a dica: você vai amar as receitas de frango à parmegiana, filé de pescada, strogonoff e croquete sem nada de carne ou produtos de origem animal.

Viu só? Na próxima vez que você ouvir alguém dizendo que veganos só comem alface, já sabe quais canais apresentar. 😉

Leia também: 30 receitas vegetarianas que até os carnívoros vão amar

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web