6 marcas de calçados veganos para conhecer e começar a usar

A sustentabilidade também está presente na moda. Conheça marcas que apoiam seus pilares neste conceito e produzem seus calçados sem matéria prima animal

Escrito por Maira Carnelossi
Foto: Reprodução / Insecta Shoes

Foto: Reprodução / Insecta Shoes

O veganismo tem estado em alta há um tempo, principalmente na alimentação. Mas ultimamente a ideia de sustentabilidade e consumo consciente chegou também na área da moda.

Nos últimos anos, algumas marcas tem focado sua produção em uma forma que crie menos impacto ambiental. Algumas marcas oferecem a linha sustentável como uma parte complementar da coleção, enquanto outras baseiam toda sua produção nesse princípio.

Os calçados veganos tem o foco de sua produção na exclusão de matéria prima de origem animal. Os materiais utilizados nestes calçados geralmente provem do reaproveitamento de tecidos e plásticos.

A maioria das marcas veganas também prioriza outros pilares da sustentabilidade, como a menor poluição possível, muitas vezes adotando métodos de tingimento menos poluentes, bem como o compromisso com a sustentabilidade social, valorizando seus funcionários.

Conheça abaixo 6 marcas que seguem essa ideologia sem perder o foco na identidade visual do produto:

Leia também: 15 marcas de bolsas incríveis que você provavelmente não conhece

1. Insecta Shoes

Foto: Reprodução / Insecta Shoes

Foto: Reprodução / Insecta Shoes

A marca é sediada no Rio Grande do Sul e tem entre seus valores o “feito no Brasil” e “livre de crueldade”, o que garante que além de produzir peças veganas, a marca também não realiza testes em animais.

A linha de calçados é unissex (e possui numeração do 33 ao 45), e a maioria dos modelos se assemelha com modelos oxford e botas. A marca também produz mochilas e necessaires. O site disponibiliza o e-commerce da marca e um guia de loja físicas que oferecem seus produtos.

2. Ahimsa

Foto: Reprodução / Ahimsa

Foto: Reprodução / Ahimsa

Franca, no interior de São Paulo, é o polo dos calçados, e também onde está localizada a fábrica da marca Ahimsa. Dentre as missões da marca, se destacam a intenção de questionar hábitos, produzir de forma sustentável e respeitar todas as formas de vida.

Sobre os produtos, a marca tem uma linha feminina e outra masculina. Na linha feminina é possível encontrar modelos rasteirinhas, botas e oxfords, além de opções de cintos e carteiras. Na linha masculina, a marca oferece modelos casuais e formais.

3. Inkkas

Foto: Reprodução / Inkkas

Foto: Reprodução / Inkkas

Para quem curte estampas étnicas, a marca Inkkas é uma ótima alternativa. A ideia da criação da marca surgiu quando seu fundador, Danny Ben-Nun, estava em um mochilão pela América Latina e conheceu os calçados fabricados com autentico tecido local por artesãos peruanos.

Leia também: Calçados masculinos em pés femininos

Atualmente a marca tem modelos desenvolvidos em parceria com designers de Nova York e Paris, e os produtos seguem uma linha bem casual, composta basicamente de tênis e modelos Slip on. A empresa também mantém um projeto de reflorestamento, nomeado “One shoe, One Tree”, em que a cada par de tênis vendido, uma nova árvore é plantada.

4. N.Gui Design Studio

Foto: Reprodução / N.Gui Design Studio

Foto: Reprodução / N.Gui Design Studio

A marca vegana não tem um site próprio, porém divulga seus produtos na própria página do Facebook, e realiza o atendimento por mensagens, além de usarem a página para compartilhar bastante conteúdo para o público vegano.

Os produtos da marca consistem em sandálias rasteiras e também sapatilhas de tecido que são reproduzidas em diversas cores e estampas. Alguns dos materiais usados na produção são lona de algodão e material pet reciclados.

5. Vegano Shoes

Foto: Reprodução / Vegano Shoes

Foto: Reprodução / Vegano Shoes

A marca foi fundada, em Franca – SP, pelo químico Rosemir Folhas, que focou suas pesquisas na produção de materiais livres de origem animal e que fossem sustentáveis. Na descrição da marca no próprio site, eles indicam que rastreiam todo o material utilizado em sua produção para garantir que os produtos não tenham nenhum resquício de material animal.

A marca Vegano Shoes dispõe de produtos como acessórios, bolsas ,camisetas, cintos, mochilas e também os calçados, femininos, masculinos e infantil. Na área dos calçados, a marca oferece muitas opções de modelos, que vão de chinelos, a sandálias de salto, e tendo grande destaque para as botas e coturnos.

Leia também: 9 segredos para comprar roupas que vão durar muito

6. Será o Benedito

Foto: Reprodução / Será O Benedito

Foto: Reprodução / Será O Benedito

Lona de caminhão reaproveitada, pneus, pet, juta, couro vegetal e tecidos orgânicos são alguns dos materiais utilizados pela marca Será O Benedito. A marca é uma das pioneiras na área e atua no mercado desde 1995.

Os calçados da marca se resumem a modelos de botas e coturnos, além de terem uma linha especial de roupas para pets, bolsas e sacolas, cintos e acessórios, além de uma linha nomeada lifestyle que oferece de itens de decoração.

Agora que você conhece marcas de calçados veganos, pode ser um passo inicial para adotar um estilo de vida mais sustentável, mas sem perder o estilo.

Assuntos: Calçados

Dicas pela Web
Comentários