Café, o seu novo aliado no combate às celulites

A cafeinoterapia é uma técnica nova que promete amenizar os indesejáveis "buraquinhos" que a celulite deixa na pele

Escrito por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock

Da próxima vez que você visitar a clínica ou centro estético de sua preferência, quando lhe oferecerem aquele cafézinho, certamente você vai se lembrar desta matéria. É que agora, além de ser cheiroso, gostoso e estimulante, o café acaba de se tornar um grande aliado das mulheres no combate às temidas celulites, que além de deixar a pele com aparência de casca de laranja, ainda detonam a autoestima de qualquer uma.

Trata-se da cafeinoterapia, um método que utiliza as propriedades do café para realizar tratamentos estéticos na pele, principalmente na região das pernas e dos glúteos, amenizando os sinais das celulites, liberando toxinas e reduzindo medidas.

Conhecida por suas propriedades estimulantes, a cafeína excita o sistema nervoso central e age sobre o sistema muscular aumentando o rendimento físico e também a capacidade de concentração. Além disso, em pequenas doses, a cafeína também diminui a fadiga, mas sua ingestão em excesso é prejudicial à saúde.

Como funciona a cafeinoterapia

Para iniciar o tratamento é necessário fazer uma avaliação com um profissional que irá diagnosticar o grau do problema e, a partir disso, indicar a quantidade de sessões necessárias e a região da pele que receberá o tratamento, de acordo com cada caso.

O procedimento se inicia com uma esfoliação, que tem como objetivo remover as células mortas, afinar a pele, prepará-la para o tratamento e melhorar sua capacidade de absorção.

Na sequência, uma substância contendo café e argila verde ou rosa é colocada diretamente sobre a pele. Em seguida, a pele é envolvida por uma manta térmica durante 30 minutos. Essa manta tem como função abrir os poros para facilitar a penetração dos princípios ativos tanto do café quanto da argila. Sua utilização costuma ser alternada com a de um lençol de alumínio, que ajuda a diminuir a flacidez.

Como a cafeína age?

A cafeína faz com que a circulação sanguínea e linfática acelerem. Já a argila tem a função de liberar as toxinas da pele, o que estimula o metabolismo, a circulação, a liberação de toxinas e também a queima de gorduras.

Resultados

Os resultados variam de acordo com a intensidade do problema. Nos menos graves, é possível observar a melhora na aparência já nas primeiras sessões. Além disso, também é possível notar uma pequena redução nas medidas, uma melhora na retenção de líquidos e redução da flacidez.

Quantidade de sessões

Em média, o número de sessões necessárias para o tratamento completo vai de 12 a 20 aplicações, que devem ser feitas em dias alternados, de preferência três vezes por semana, para que haja uma regularidade.

Preços

Os valores das sessões de cafeinoterapia variam de acordo com a localização e com o porte da clínica, podendo oscilar entre R$ 60,00 e R$ 150,00 por sessão.

Quem pode fazer?

Por se tratar de uma terapia pouco agressiva, quase todas as pessoas podem realizar o tratamento, mas em razão das alterações provocadas no organismo, quem está grávida, possui problemas cardíacos ou sofre de insônia, não deve se submeter ao tratamento.

Quando fazer?

Em função das altas temperaturas da manta térmica e do lençol de alumínio, este tratamento pode ser mais confortável de ser feito durante o inverno, mas nada impede de que seja feito em outras estações do ano.

Para garantir o melhor efeito para o seu tratamento, é fundamentar aliá-lo a uma dieta saudável e principalmente à prática de atividades físicas, além de beber muita água. Assim, você fica preparada para colocar o biquíni e desfilar por aí com toda a segurança.

Assuntos: Celulite, Corpo

Para você