
Foto: Reprodução / Espairecida
Por Ananda Almeida
Atualizado em 04.02.20
Também fica boquiaberta ao ver uma criança de cabelos cacheados supervolumosos e empoderados? Pois é, se entre o final dos anos 80 e meados dos anos 2000 o mundo parecia vangloriar apenas as madeixas lisas, hoje em dia os cachos ganharam seu lugar ao sol, com cada vez mais gente abandonando escovas e chapinhas para assumir um look natural.
Continua após o anúncio
Mas, vale o aviso para quem quer entrar para o grupo: assumir os cachos não significa deixar de lado cuidados e tratamentos com os cabelos. Ao contrário, é preciso compreender a fundo os cachos a fim de identificar os melhores cortes e produtos para mantê-los sempre leves, definidos e com um volume que você goste.
Tipos de cacho

Imagem: Dicas de Mulher
Antes de mais nada, é preciso compreender no que os cachos diferem dos cabelos lisos. Por serem naturalmente espiralados, os fios ondulados, cacheados e crespos possuem cutículas mais abertas e maior dificuldade de distribuir a oleosidade do couro cabeludo pela extensão do fio, o que quer dizer que tendem a ser mais frágeis e ressecados.
Dito isso, para saber os cuidados adequados de corte e de hidratação, é importante conhecer os diferentes tipos de curvatura dos cabelos cacheados. Para isso, convencionou-se usar uma escala que vai de 2 a 4, sendo 2 para cabelos ondulados, 3 para os cacheados propriamente ditos e 4 para cabelos crespos.
Confira abaixo as subcategorias, particularidades e cuidados com cada um:
- 2A: com raiz lisa, ganham uma leve ondulação em formato de “S”, larga e sem muita definição, ao longo do comprimento. Como não possuem muito volume, cabelos desse tipo necessitam de produtos leves, mas com alta fixação, como é o caso dos produtos em gel.
- 2B: as ondas começam a se formar mais próximas à raiz e são um pouco mais curtas e definidas. Ainda assim, é um cabelo sem muito volume, por isso, recomenda-se o uso de produtos leves e sem excesso de óleo na composição seja na lavagem, finalização ou day-after.
- 2C: é quase um cabelo cacheado, porém com um encaracolado mais aberto e que se desmancha facilmente. Sendo assim, o melhor é optar pelo uso comedido de produtos de alta fixação que, neste caso, podem até ser um pouco mais hidratantes, já que se trata de um cabelo com volume.
- 3A: primeiro subgrupo do cabelo cacheado, costuma ser confundido com o cabelo tipo 2C. A diferença é que são mais volumosos e encolhem um pouco mais quando estão definidos. Embora seus cachos não se desmanchem por completo, este tipo de cabelo é bastante afetado pelo frizz, por isso, recomenda-se o uso de mousses na finalização.
- 3B: os cachos desse tipo de cabelo já começam a formar as “molas” do cabelo cacheado. É um tipo bastante versátil, podendo ficar mais ou menos definido de acordo com a finalização, o que afeta também o volume. Como são mais ressecados, necessitam de bastante hidratação desde a lavagem, principalmente nas pontas.
- 3C: menores e com bastante definição, os cachos deste tipo de cabelo também garantem bastante volume. Apesar de menos afetado pelo frizz, sofre muito com o ressecamento, sendo recomendado o uso de produtos com óleo na composição para deixá-los com aspecto bonito, brilhante e saudável.
- 4A: trata-se de um cabelo fino com cachos bem pequenos, mas superdefinidos, como se fossem pequenas “molinhas”. São bastante volumosos desde a raiz e levemente opacos, por possuírem menos escamas. Aposte em produtos bem hidratantes, como shampoos perolados sem sulfatos, assim como na mistura de água, creme e óleo para finalizar.
- 4B: por possuírem fios com estrutura em forma de “Z”, os cachos deste tipo de cabelo têm menos definição, mas bastante volume, apesar do fator encolhimento. Além de usar produtos hidratantes, é possível utilizar técnicas como o twist ou a fitagem para dar mais definição.
- 4C: bem finos e frágeis devido ao ressecamento, os fios deste tipo de cabelo chegam a encolher até 80%. Além disso, os cachos dos cabelos 4C não se formam sozinhos, sendo necessário fazer uma texturização dependendo do visual desejado. Para mantê-los saudáveis, uma dica é seguir o cronograma capilar, com hidratações, nutrições e reconstruções regulares.
- Creme Multifuncional Yamasterol, na Dermabox
- Creme de Pentear Soul Power Curly Styling Cream, na Ikesaki
- Leave-in Creme Gracê Kah-Noa, na Dermabox
- Creme para pentear Seda Boom Cachos Livres, Leves, Soltos, na Lojas Rede
- Condicionador Bio Extratus Botica Cachos Perfeitos, na Ikesaki
- Creme Estilizador Styling Cream, da Deva Curl, na Época Cosméticos
- Manteiga ativadora de cachos “Meus Cachos de Cinema”, da Novex, na Meu Cabelo Natural
- Gel de Babosa, da Salon Line, na Meu Cabelo Natural
- Creme para pentear Óleo Extraordinário, da Elséve, na Droga Raia
- Manteiga Be(M)Dita Ghee Reconstrução, da Lola Cosméticos, na Ikesaki
Uma coisa legal dessa nova onda de aceitação dos cabelos cacheados é que ela não idealiza um único tipo de cacho, mas acredita que todos eles têm sua beleza. Por isso, o mais importante é mantê-los saudáveis, com a dose certa de hidratação. A partir daí, fica a seu critério usá-lo mais ou menos definido e com mais ou menos volume. Aliás, por que não usá-lo de um jeito diferente a cada dia? Aproveite a versatilidade dos cachos!
Cortes para cabelos cacheados
Se um bom corte já faz uma enorme diferença nos cabelos lisos, nos cacheados então, ele é primordial. Afinal, é ele que dará leveza nos pontos certos a fim de dar formato e de permitir a formação de cachos. Veja abaixo uma seleção de cortes em cacheadas para te inspirar:
Um cacheado curtinho arredondado é uma ideia bem charmosa

Foto: Reprodução / Sara Soares
Enquanto o corte assimétrico combina com as modernas
E que tal deixar o volume só na parte de cima?

Foto: Reprodução / Salão Afro Nega do Pixaim
Para quem acha que o chanel não é para as cacheadas, melhor rever conceitos

Foto: Reprodução / Malu Cacheada
Aparado nas laterais, com mais volume na parte de cima, também funciona que é uma beleza

Foto: Reprodução / Gabi Vasconcellos
De comprimento médio, este corte tira o peso das pontas e dá volume ao topo

target=”_blank”>Bruno Dante Conceito
Outra opção é chamar atenção para as laterais

Foto: Reprodução / Sarah Oliveira
E se quiser volume em tudo, o corte arredondado é pra você

Foto: Reprodução / Futricando Moda
Boatos de que o corte nunca deve deixar o volume na parte de baixo…

Foto: Reprodução / Nathalie Barros
Apesar da base reta, este corte desfia os fios para mais leveza

Foto: Reprodução / Ellora Haonne
Para quem quer manter o comprimento, o corte em camadas já é um clássico

Foto: Reprodução / Mathira Menezes
E repicar as mechas mantém o balanço não importa o tamanho do cabelo
Com franja, o repicado faz uma releitura moderna dos cabelos dos anos 80

Foto: Reprodução / Espairecida
Nos ondulados, a construção de camadas a partir do meio do rosto dá um ar romântico

Foto: Reprodução / Morena Raiz
Nos ondulados, a construção de camadas a partir do meio do rosto dá um ar romântico

Foto: Reprodução / Mariana Vasconi
Antes de encarar a mudança de visual, é bom saber que as técnicas usadas para cortar cabelos cacheados são bem diferentes das de cortar cabelos lisos. Por isso, procure sempre um profissional especializado e não deixe de comentar com ele sobre sua rotina de cuidados, incluindo finalização. Assim, vocês podem chegar a um corte que, além de combinar com sua personalidade, também seja prático no dia a dia.
Penteados para cabelos cacheados
É só dar uma olhada rápida no Pinterest ou no Instagram para perceber que os cachos têm sido a base de boa parte dos penteados, sejam eles para usar na praia, no trabalho ou em festas. Ou seja, boa notícia para as cacheadas, que podem pular a etapa do babyliss e ir direto para o passo a passo de penteados incríveis como os que você encontra a seguir:
Um rabo de cavalo alto e lateral ganha um efeito incrível no cabelo cacheado

Foto: Reprodução / Steffany Borges
Você pode criar uma franja falsa

Foto: Reprodução / Joy Jah
Podendo até ser adaptado para um visual de festa

Foto: Reprodução / Quesia Duartt
Que tal prender no alto da cabeça, com os cachos jogados para a frente?

Foto: Reprodução / Lynn Kate
Quem tem franjinha pode apostar nela para completar o visual
Ainda mais se ela for volumosa como nos cabelos do tipo 4

Foto: Reprodução / Luci Gonçalves
Conseguir um coque volumoso é outra coisa bacana do cabelo cacheado

Foto: Reprodução / Lipstick and Curls
E você ainda pode complementá-lo com uma bandana

Foto: Reprodução / Steffany Borges
Um coque baixo cacheado combina com ocasiões especiais

Foto: Reprodução / Sarah Oliveira
Dois coques também pode? Sim!

Foto: Reprodução / Tiê Vasconcelos
Ou colocado sobre um semipreso

Foto: Reprodução / Espairecida
Aliás, os penteados semipresos ficam super-românticos combinados aos cachos

Foto: Reprodução / Mariana Vasconi
A tiara de trança é outra ideia para as românticas

Foto: Reprodução / Quézia Duartt
Já o falso undercut é a cara das ousadas

Foto: Reprodução / Curl Hawk Queen
Assim como este moicano adaptado

Foto: Reprodução / Framboesa
Gostou das inspirações? Aproveite que o cabelo cacheado é bastante maleável e fácil de fixar para colocá-las em prática agora mesmo.
Cuidados com os cabelos cacheados
Lembra que foi dito que o cabelo cacheado tem estrutura diferente, com escamas mais abertas, e que dificulta a hidratação dos fios a partir do couro cabeludo? Isso significa que esse tipo de cabelo precisa de um cuidado todo especial na hora de hidratar. Além disso, por ser um cabelo bastante sujeito ao frizz, várias técnicas podem ser usadas para definir as madeixas e conseguir o sonhado cacho das influencers. Abaixo, você confere algumas delas
No e Low Poo – Tudo Sobre a Técnica, por Steffany Borges
Muito usada pelas cacheadas, a técnica propõe a diminuição do uso de produtos químicos e de derivados do petróleo a fim de manter a hidratação dos fios. No vídeo, a influencer explica o que é, quais são os componentes a serem evitados e o que fazer para começar a aderir à técnica.
Cronograma Capilar, por Luany Cristina
Indicado principalmente para os cabelos crespos (tipo 4), o cronograma capilar também pode ser adaptado para os cacheados. No vídeo, a YouTuber fala o que é, como costuma fazer e mostra o calendário seguido para cumprir as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
Fitagem Esticadinha, por Rayza Nicácio
Uma das técnicas de finalização favoritas das cacheadas, a fitagem consiste em separar o cabelo em fitas (pequenas mechas), aplicar produto nelas e amassá-las em direção à raiz a fim de definir os cachos. A diferença é que a técnica desenvolvida pela própria YouTuber separa as mechas quando o cabelo já está quase seco. Veja o passo a passo no vídeo.
Como finalizar o cabelo na transição capilar, por Mathira Menezes
Para quem assumiu os cachos faz pouco tempo e ainda está na chamada transição capilar, este vídeo traz a técnica conhecida como “dedoliss”, na qual você enrola cada mecha no dedo como se ele fosse mesmo um babyliss, o que ajuda a definir os cachos.
Quanto aos produtos indicados para lavagem, tratamento e finalização, vai depender do seu tipo de cacho. Lembrando que os com menos volume sempre devem receber produtos leves, enquanto os volumosos se beneficiam bastante do uso de óleo, desde que aplicado com moderação.
10 produtos que vão deixar seus cachos ainda mais lindos
Além da aceitação, um dos motivos para os cachos estarem cada dia mais exuberantes é que as cacheadas passaram a usar produtos específicos para esse tipo de cabelo. Com isso, as fabricantes de produtos de beleza vêm desenvolvendo mais produtos dedicados aos cachos. O resultado é que, hoje em dia, é possível encontrar shampoos, condicionadores, finalizadores e tratamentos para todas as necessidades. E, o mais bacana, para todos os bolsos! Confira abaixo os produtos mais bem cotados entre as divas cacheadas:

Imagem: Dicas de Mulher
Onde comprar
“Você pode usar o yamasterol de diversas formas: como leave-in, como condicionador, no cronograma capilar… Basta aplicá-lo da forma que você preferir. Como condicionador, ele é ótimo, hidrata e nutre os fios como promete.” – Ana Catarina, do Cacheia
“Esse tipo de produto é ótimo para quem busca definição, redução de frizz e cachos que duram mais. A fragrância é frutal, bem suave.” – Sarah Oliveira, do Petites Vaidades
“Gosto da leveza que o creme Glacê Kah-Noa proporciona aos cabelos, fato que propicia cachos mais volumosos. Caso você prefira menos volume e mais peso, basta usar uma quantidade maior do produto.” – Karina Viega, do Acorda Bonita
“Tem óleo de coco e macadâmia na sua composição, tem uma consistência super levinha mesmo e deixa um resultado definido, com volume controlado e sem pesar.” – Mariana Vasconi, do Beleza Mista
“O Co-Wash da Bio Extratus também é uma boa opção para quem quer começar com técnica. A textura é gel e me lembra bastante um shampoo, acho ele bem hidratante. Toda a linha foi desenvolvida especialmente para cabelos cacheados.” – Jéssica Iervolino
“Tem um cheiro muito bom! Já apliquei muita quantidade no meu cabelo e ele não pesa de jeito nenhum. Mas não precisa de uma quantidade muito grande para o seu cabelo ter um efeito bacana.” – Verena Barros, do Canal Verena Barros
“Com o cabelo comprido ou curtinho, essa manteiga é perfeita. Super hidratante, ela não pesa o cabelo e dá um super brilho e definição pro cabelo. E eu amo o tanto de gente que me conta que comprou a manteiga porque eu indiquei e tá amando.” – Carla Lemos, do Modices
“Além das minhas ondas ficarem bem definidas, meu cabelo continuou com movimento e não ficou nem um pouco duro. Também achei que esse gel segurou muito mais as minhas ondinhas, mesmo dormindo e esfregando o cabelo na fronha, no dia seguinte minhas ondas estavam lá lindas e maravilhosas.” – Jéss Trindade
“Está aí um produto que eu fiquei chocada com a qualidade e o resultado que eu tive. O creme para pentear promete cachos definidos até 48 horas. Mas sinto dizer que a L’Oréal errou nos cálculos porque no meu cabelo, o day after durou mais que esse tempo, o que particularmente eu amei!” – Cris Magaldi
“Essa manteiga faz milagres, definitivamente. Cheiro supergostoso de mamão, toda natureba e liberada para todas as técnicas.” – Ana Catarina, do Cacheia
Lembrando que o que é bom para um cabelo não necessariamente serve para outro, ainda que os dois sejam bastante parecidos. Por isso, teste produtos até encontrar os ativos e texturas que mais atendem a sua necessidade. Para quem gosta de produtos naturais, vale também testar máscaras de hidratação caseira. Confira algumas aqui.