Moda e Beleza

Diga adeus ao cabelo seco e aprenda a recuperar o brilho dos fios

Canva

Atualizado em 23.06.22

Você tenta fazer um penteado diferenciado, mas não consegue. Todo dia é uma luta com o cabelo seco. Isso é uma condição natural dos fios, entretanto, é possível devolver o brilho às madeixas. Nessa matéria, a cabeleireira Aline Lima tira as principais dúvidas sobre o assunto e dá dicas incríveis de tratamento. Confira!

Qual é a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado?

O cabelo ressecado e o seco possuem muitas semelhanças, por exemplo, frizz, volume, porosidade, pouco brilho e pontas duplas. A diferença está na causa do ressecamento. Segundo Aline, “o cabelo ressecado sofre influência de fatores externos, como o uso de químicas, exposição ao sol, chapinhas etc. Nesse caso, qualquer pessoa, até quem possui os cabelos oleosos, pode apresentar ressecamento. Já o cabelo seco é uma condição natural, ou seja, o couro cabeludo não produz uma quantidade suficiente de óleo, como resultado os fios ficam opacos, quebradiços e sem vida”.

Por que o cabelo fica seco?

Envato

Além da dificuldade de produção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, outros fatores podem contribuir para deixar os fios ainda mais secos. Aline listou os principais influenciadores, veja:

Publicidade

  • Uso excessivo de chapinha, secador e outros;
  • Banho de mar;
  • Tratamentos químicos, como escovas, tintura, relaxamento etc;
  • Alteração do Ph dos fios;
  • Perda do revestimento natural de gordura;
  • Dilatação das cutículas capilares.

Você sabia que os cabelos longos têm uma tendência maior para o ressecamento, principalmente nas pontas? Segundo Aline, o motivo está justamente no comprimento, “quem tem cabelo longo costuma apresentar as pontas secas porque a oleosidade produzida no couro cabeludo não consegue chegar até lá”.

Também os cabelos cacheados e os crespos, por natureza, são mais secos, pois, devido à curvatura do fio, o óleo produzido no couro cabeludo tem dificuldade para chegar até as pontas. Nesses casos, Aline Lima indica o uso de produtos liberados de sulfato, parabenos e outros, bem como a “técnica low poo, que devolve o brilho e a oleosidade natural das madeixas”.

Como tratar o cabelo seco: 7 dicas para recuperar o brilho e a maciez dos fios

Ressecamento, volume, fios quebradiços e frizz são alguns dos principais sinais que seus cabelos são ou estão secos. De qualquer modo, independente da causa, o tratamento para o problema é o mesmo. Confira as dicas de tratamento da especialista Aline Lima:

  • Umectação: a umectação é uma das etapas mais importantes do cronograma capilar para quem tem cabelo seco. Afinal, ela consiste justamente em repor o óleo e os lipídios que o cabelo perdeu ou que não produz. Aline Lima indica que as cacheadas e crespas façam o tratamento de uma a duas vezes por semana, “quem tem cabelo liso e longo também precisa fazer umectação, focando nas pontas, já que cabelos compridos têm dificuldade para receber óleo”.
  • Hidratação: a hidratação é um tratamento que consiste na reposição de água aos fios. “Quem tem cabelo seco precisa investir em uma hidratação profunda para deixar os fios mais macios e brilhosos. O ideal é que o tratamento seja feito 2 vezes por semana, com máscaras que contenham ativos hidratantes, como babosa, bepantol e outros”.
  • Nutrição: a nutrição devolve o óleo para os fios, combate o ressecamento e dá brilho. “Uma vez por semana, você pode usar uma máscara de nutrição à base de óleos essenciais, como o de argan, coco etc. Os cabelos cacheados e crespos se beneficiam muito das máscaras à base de manteigas, como a de karitê, cacau, murumuru e outras”.
  • Lavar o cabelo com água fria ou morna: quem tem cabelo seco ou ressecado deve evitar ao máximo lavar as madeixas com água quente. Isso porque “a água quente remove toda a gordura que reveste o fio e também abre as cutículas dos cabelos, deixando-os mais suscetível ao sol, poluição, calor, químicas e outros”.
  • Invista em um bom reparador de pontas: os reparadores de pontas à base de silicone e óleos são fundamentais na rotina de quem tem cabelo seco, “pois eles protegem os fios da poeira, poluição, suor etc. O ideal é usar o reparador nos cabelos ainda molhados e ir espalhando principalmente nas pontas”.
  • Deixe o cabelo secar naturalmente: um dos fatores que pode piorar o ressecamento dos fios é usar o secador de cabelo. Por isso, o ideal é deixar os fios secarem naturalmente, mas “se for usar o secador, não esqueça de aplicar um bom protetor térmico antes”.
  • Invista em shampoo e condicionador hidratantes: o shampoo e o condicionador são indispensáveis em qualquer tratamento capilar. Por isso, é importante investir em produtos de qualidade que correspondam às necessidades dos fios. “Quem tem o cabelo seco precisa usar condicionadores e shampoos com ativos hidratantes, como óleo de coco, argan e outros”.
  • É muito importante investir em produtos de qualidade. Fique atenta à formulação das máscaras e cremes, que precisam ser ricos em nutrientes. A seguir, confira os melhores produtos para quem tem cabelo seco.

    5 melhores produtos para cabelo seco

    Para deixar o cabelo brilhoso, macio, sem volume e sem frizz, é fundamental comprar os produtos certos. Por isso, conheça as máscaras e os shampoos favoritos das blogueiras na hora de lidar com os fios secos.

    1. Shampoo All Soft Redken- $$$

    cabelo seco

    Publicidade

    O shampoo hidratante da Redken é ideal para tratar cabelos secos e ressecados. Sua fórmula é rica em proteínas, queratina e óleo de argan, que conferem uma hidratação instantânea aos fios, promovendo 15 vezes mais maciez.

    “Ele é um shampoo que não embaraça o cabelo, rende muito e limpa muito bem, ao mesmo tempo, é gentil e suave. Você sente que seu cabelo está uma seda, pois ele dá muita maciez”. Joice Magalhães

    2. Condicionador Aussie Moist- $$

    cabelo seco

    O condicionador Aussie Moist é considerado por muitos consumidores o melhor condicionador do mercado para quem tem cabelo seco e ressecado. Com ingredientes típicos da flora australiana, como aloe vera, algas marinhas e óleo de jojoba, ele reduz o frizz, dando mais brilho e maciez aos fios. Outra vantagem do produto é o seu cheiro maravilhoso.

    “O condicionador Aussie Moist é muito emoliente e desembaraçou meu cabelo com muita facilidade. Meu cabelo ficou alinhado e macio. O resultado final foi incrível, parecia que eu tinha feito algo a mais no cabelo e não só passado shampoo e condicionador. O shampoo e o condicionador da Aussie Moist são os melhores que já usei na vida”. – Duda Fernandes

    3. Máscara de Hidratação Morte Súbita- $$

    cabelo seco

    A máscara de hidratação Morte Súbita, da Lola Cosmetics, é uma das melhores do mercado. Sua fórmula poderosa é enriquecida com vários ingredientes hidratantes, nutritivos e reconstrutores, como aloe vera, óleo de coco, manteiga de cacau, proteínas e aminoácidos, que desmaiam os fios, deixando os cabelos macios e brilhosos já na primeira aplicação. Além disso, ele é 100% vegano e liberado para No poo e Low poo.

    ” Achei que meu cabelo ficou bem hidratado, bem macio, o cheiro é delicioso. Deu uma desmaiada nele, eu tô sentindo que, de tão hidratado, ele ficou relaxado”. – Tô de Crespa

    Publicidade

    4. Leave-In Inoar Coleção Blends-$$

    O Leave-in Inoar Blends é um dos melhores finalizadores do mercado para quem tem cabelo seco e ressecado. Sua fórmula conta com óleos essenciais, como o de abacate, argan e coco, o produto recupera até os fios mais danificados. Rico em vitamina C, ele protege o cabelo de agentes externos. Além disso, ele é vegano.

    “Esse é um leave-in que eu gostei bastante. Ele não pesa o cabelo e deixa os fios bem hidratados”. – Bia Munstein

    5. Óleo Capilar Inoar Argan Oil- $

    O óleo de Argan é um dos produtos mais populares da Inoar. Rico em ômega 9, ômega 6, vitaminas A, D e E , ele sela os fios e confere muito brilho. Multifuncional, ele pode ser usado tanto para finalização como para potencializar máscaras. Além disso, ele é vegano e uma das opções mais acessíveis do mercado.

    “O óleo de Argan da Inoar é um produtinho baratinho e milagroso que salvou o meu cabelo ressecado. Ele é incrível porque hidrata, nutre e regenera os fios”. – Lih Alencar

    Seja o seu cabelo seco ou ressecado, a melhor forma de recuperar o brilho, a maciez e reduzir o frizz é mantendo uma rotina de cuidados, com produtos indicados para esse tipo de fio. Dentre esses cuidados, a hidratação é uma das etapas mais importantes. Confira, então, dicas incríveis de hidratação para cabelo ressecado que irão salvar suas madeixas.

Sou a Karina Faria, redatora SEO há 5 anos. Amo escrever sobre moda, beleza, viagens e comportamento. Minha missão é inspirar as pessoas através da escrita!