Moda e Beleza

Cabelo oleoso: como combater o excesso sebáceo do couro cabeludo

Envato

Atualizado em 25.09.23

Alvo de muita estima e cuidados no universo feminino, o cabelo é símbolo de poder e estilo. Contudo a atenção com as madeixas pode se tornar uma dor de cabeça quando o assunto é oleosidade. Confira o que a dermatologista Marina Stevaux Nascimento (CRM 162107 | RQE 67744) e a tricologista Érika Egami explicam sobre o desequilíbrio sebáceo do couro cabeludo.

Tudo o que você precisa saber sobre cabelos oleosos

Se você sente que precisa lavar as madeixas todos os dias para melhorar o aspecto dos fios, provavelmente, sofre com a oleosidade. De acordo com a dermatologista Marina, “o couro cabeludo oleoso é caracterizado pela textura oleosa, pesada, aspecto de sujo, com fios mais aderidos uns aos outros”. A seguir, as especialistas respondem as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que causa o excesso de oleosidade?

Tanto fatores internos quanto externos podem influenciar: “má alimentação, falta de ingestão de água, stress, falta de um sono reparador, efeito rebote por retirar o óleo bruscamente dos fios, água muito quente ao lavar os cabelos, química em excesso, como tinturas e descolorações, além de escovas progressivas que alteram o pH do couro cabeludo”, exemplifica Érika.

Segundo Marina, como o óleo é produzido pelas glândulas sebáceas, em alguns casos, o excesso pode ocorrer por causa de “características genéticas, assim, as glândulas produzem naturalmente uma quantidade maior de sebo”. Além disso, a dermatologista conta que essa oleosidade “é mais comum em pessoas jovens, mas pode permanecer em indivíduos mais velhos, a depender da atividade da glândula”.

Afinal, cabelo oleoso é ruim ou bom?

Segundo a dermatologista, “ter o couro cabeludo oleoso não é uma característica boa ou ruim, mas deve ser levada em consideração na hora de escolher os produtos usados para cuidar dos cabelos e na frequência das lavagens”. Além disso, a tricologista Érika afirma que o excesso sebáceo pode ser prejudicial para a saúde dos fios, “pois couro cabeludo oleoso se torna um ambiente propício para a formação de fungos, que podem acelerar a queda dos cabelos”.

Publicidade

Como escolher os produtos adequados para um cabelo oleoso?

De acordo com a tricologista, “tudo depende do comprimento do cabelo, do tipo do cabelo e da situação climática em que se vive”. Marina, por sua vez, afirma que “não há uma regra geral, uma receita de bolo. Muitas vezes, encontrar um shampoo que se adeque ao seu tipo de fio é uma tentativa e erro”. A melhor opção é comprar produtos para cabelos oleosos ou escolher produtos neutros “para não causar o efeito rebote”, ressalta Érika. Confira mais informações sobre os melhores shampoos para cabelo oleoso.

Qual a maneira correta de lavar um cabelo oleoso?

Muitas pessoas se perguntam se lavar o cabelo todo dia faz mal, devido aos diversos fatores que podem piorar o desequilíbrio sebáceo do couro cabeludo. Porém, as especialistas afirmam que a higienização correta é um dos métodos mais eficaz para combater o problema. Confira algumas dicas para uma lavagem adequada:

  • Com os cabelos molhados, massageie suavemente todo o couro cabeludo com shampoo. Repita esse processo duas vezes se achar necessário. Se for um shampoo com medicação, é importante deixá-lo agindo por alguns minutos;
  • Enquanto faz a higienização com o shampoo, não esfregue o comprimento do cabelo, pois isso pode danificar os fios;
  • Enxágue todo o cabelo abundantemente, até que não haja mais resíduos do produto;
  • Retire o excesso de água do comprimento;
  • Se utilizar um condicionador, passe-o somente nas pontas do cabelo, sem deixar que o produto entre em contato com o couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos para obter melhores resultados;
  • Enxágue em abundância para retirar os resíduos do agente condicionante.

De acordo com a demartologista, “não existe uma regra ou uma frequência correta, cada pessoa precisa sentir e encontrar a mais adequada ao seu couro cabeludo. Não há mal em lavar os cabelos todos os dias, isso é um mito”.

Cabelo oleoso precisa de hidratação?

A Dra. Marina explica que “a hidratação tem foco em tratar o fio e não o couro cabeludo, por isso, pode ser feita sim”. Érika também afirma que “a hidratação é recomendada para o equilíbrio da saúde do cabelo”. Além disso, o ideal é que cada pessoa tenha o seu cronograma capilar com os produtos indicados por uma especialista.

É válido ressaltar que existem diferentes graus de oleosidade capilar, bem como existem diversos fatores que podem causá-la. A seguir, saiba mais sobre alguns produtos para cabelos oleosos.

Os melhores produtos para cabelos oleosos

Agora que você conhece as características de um cabelo oleoso e suas causas, que tal conferir alguns dos melhores produtos que podem te auxiliar no cuidado com as madeixas? Confira a lista:

Publicidade

1. Creme de Tratamento Skala Lama Negra – $

cabelo oleoso

Se até agora você acreditava que a hidratação deixa o cabelo pesado e oleoso, esse creme vai te surpreender. Indicada para fios danificados e sem vida, a máscara Lama Negra da Skala recupera os fios e ainda controla a oleosidade do couro cabeludo, pois contém sílica e óxido de zinco em sua composição.

“Eu percebi que ele segurou a oleosidade muito bem, além disso, a raiz do cabelo, em cima principalmente, onde é a parte que eu mais sofro, ficou assim, com um toque bem seco, mas o cabelo ficou sedoso, o cabelo ficou brilhoso”. – Carol Kyoko

2. Shampoo Pantene Pro-V Micelar Purifica & Hidrata – $$

cabelo oleoso

Para quem possui a raiz oleosa e as pontas do cabelo ressecadas, encontrar o shampoo perfeito pode ser complicado. Se esse é o seu problema, esse shampoo da Pantene pode ser a solução. Com a ação micelar, que contém moléculas de limpeza, combinada à tecnologia Pro-V da marca, o produto carrega a promessa de limpar profundamente a raiz e hidratar o comprimento dos fios.

“Eu gostei muito porque ele realmente deixa o cabelo bem limpo. Eu sinto que ele dá essa limpeza mais profunda no cabelo, porém sem agredir. O cabelo não fica ressecado”. – Elisa Miranda

3. Shampoo Elseve Hydra-Detox – $$

cabelo oleoso

Para quem sofre com excesso de oleosidade nas madeixas, o efeito desse shampoo detox pode ser revigorante, mas sempre existe a preocupação com a hidratação das pontas. Pensando nessa dualidade, a Elseve criou um shampoo com fórmula inovadora que contém essência verde, para limpar profundamente o couro cabeludo, combinada com essência de alga azul, que hidrata sem pesar os fios.

Publicidade

“O resultado, de fato, é de um cabelo bem leve, bem soltinho, aspecto hidratado e o couro cabeludo bem limpo […] Ele dá uma diminuída nessa oleosidade, dá essa sensação de limpeza, de refrescância no couro cabeludo que é bem bacana”. – Rita, Tour da Beleza

4. Shampoo a Seco Ricca – $$

cabelo oleoso

Para os dias corridos, esse shampoo a seco da Ricca é ótimo. Com fragrâncias de maçã do amor, banana e menta, o produto promete renovar o visual dos fios, eliminando a oleosidade da raiz e deixando o cabelo mais volumoso, leve e lindo.

“Ele tira muito bem a oleosidade. Inclusive, dos que eu já testei, que vendem aqui no Brasil no momento, é o que mais tira… Assim, para mim, é o que mais tira […] Deixa o cabelo bem soltinho mesmo”. – Bruna Guedes

5. Shampoo a Seco Karina Volume & Frescor – $$

cabelo oleoso

Mais uma opção prática para os dias de correria. O produto assegura remover a oleosidade da raiz sem deixar os fios molhados ou pesados. Frequentemente comparado ao shampoo a seco da marca Batiste, ele é o queridinho de muitas blogueiras por promover a sensação de frescor e limpeza, além de dar volume aos fios sem deixá-los com aspecto ressecado e opaco.

“Esse produto conseguiu, sim, acabar com a oleosidade do meu cabelo, que estava bem grande, diga-se de passagem […] Eu acho que ele vale a pena, sim, porque dá uma superajuda nos dias corridos”. – Sara Litardi

6. Esfoliante Capilar Nativa Spa Detox Matcha – $$

Quer inovar na rotina de autocuidado com seus cabelos? Aposte nesse shampoo esfoliante da Nativa Spa. Perfeito para quem sofre com oleosidade excessiva, o produto promete remover profundamente as impurezas dos fios, despertando a sensação de frescor. Além disso, por conter proteína de quinoa, ele auxilia na nutrição e hidratação dos fios, e no controle da descamação do couro cabeludo.

“Eu percebi realmente que ele fez uma limpeza impecável. Não senti o couro cabeludo ressecado, não senti o cabelo duro, nem denso. Ficou muito hidratado”. – Carol Kyoko

7. Tônico O Boticário Match Agente Antioleosidade – $$

Indicado para cabelos mistos e oleosos, com composição vegana e cruelty free, esse tônico é um grande sucesso. O produto pode ser usado nos cabelos secos ou molhados e foi formulado com extrato de pepino e zinco PCA, que auxiliam no controle sebáceo do couro cabeludo, proporcionando um espaçamento maior entre as lavagens.

“Para o couro cabeludo que sofre de oleosidade, esse tônico é maravilhoso. Eu acho ele um complemento sensacional que o Boticário tinha que fazer. Com certeza, ele é um dos itens estrelas dessa linha”. – Carol Kyoko

8. Shampoo Kérastase Spécifique Bain Divalent – $$$

Para quem deseja um shampoo de tratamento, a linha da Kérastase é uma das melhores do mercado. Com uma fórmula sem silicone, com glicina para hidratar os fios e vitamina B6 para auxiliar no controle sebáceo, o produto oferece uma limpeza profunda, removendo as impurezas por completo, regulando a oleosidade e fortalecendo a fibra capilar.

“Eu vi que ele vai tratando o cabelo. Eu vi que ele deixa o cabelo bem limpinho mesmo. Dá a sensação, sabe, de couro cabeludo fresco, limpo, os cabelos também. E ele, realmente, não resseca as pontas dos cabelos”. – Nadia Gomes

9. Shampoo N.P.P.E. Harmony Purifying – $$$

O shampoo Harmony Purifying da N.P.P.E foi pensado e formulado para desentoxicar o couro cabeludo que enfrenta problemas com a oleosidade. Composto por micropartículas de jojoba, o produto oferece ação esfoliante e limpeza profunda, removendo células mortas e auxiliando na saúde capilar. Além disso, a marca afirma que o higienizador proporciona controle de queda, caspa e oleosidade.

“Ele possui umas bolotinhas e faz uma esfoliação maravilhosa no couro cabeludo, além de deixar um cheiro sensacional. Então, quando meu couro cabeludo está gritando de oleosidade e estou morrendo de desespero, eu vou nele e, simplesmente, é uma refrescância que refresca a alma”. – Carol Kyoko

10. Máscara N.P.P.E. Puryfing Scalp – $$$

Para quem precisa de um produto que hidrata, purifica, trata, protege e rejuvenesce os fios, essa máscara esfoliante é ideal. Composto por óleos essenciais e vitaminas poderosas, o produto age da raiz até as pontas, controlando a oleosidade e selando as cutículas para retardar o envelhecimento das suas madeixas.

“Passou no teste. Muito bom mesmo. Eu amei NPPE. Simplesmente, assim, uma composição gigante. Um produto coringa que faz toda a diferença para quem tem esse couro cabeludo (oleoso) que a gente não aguenta”. – Carol Kyoko

Como já foi dito, cada pessoa possui um tipo de cabelo, com fios diferentes, genética diferente e necessidades diferentes. “O que pode ficar ótimo no meu cabelo, que é oleoso, pode ficar péssimo no seu”, afirma Marina. Desse modo, é importante consultar uma especialista, ela te ajudará a escolher os melhores produtos para as necessidades do seu cabelo.

Como tratar de cabelos oleosos e ter as madeixas sempre lindas e soltinhas

Agora que você está por dentro do assunto e já recebeu algumas informações importantíssimas sobre esse tipo de cabelo, confira uma seleção de vídeos com dicas valiosas para combater a oleosidade e seus efeitos no dia a dia!

Entendendo a produção sebácea do couro cabeludo

Divertida e abordando alguns questionamentos do dia a dia, Joyce Kitamura oferece uma verdadeira aula sobre a produção de oleosidade capilar e suas causas. A blogueira dá algumas dicas valiosas para quem sofre com esse problema e ressalta a importância de um tratamento adequado.

Dicas infalíveis para reduzir a oleosidade capilar

A escolha dos produtos ideais e o tratamento adequado são fundamentais para auxiliar na redução do excesso sebáceo do couro cabeludo, porém não para por aí. Nesse vídeo, Julia Doorman, do blog Cabelos de Rainha, apresenta dicas valiosas para quem deseja retardar o surgimento diário da oleosidade capilar.

Como hidratar o cabelo oleoso?

Se você ainda não sabe como hidratar seus fios, esse vídeo vai te ajudar. Com um passo a passo detalhado e cheio de truques práticos, Carolina Núñez demonstra como deixar as madeixas sempre brilhosas, com vida e movimento, mas sem oleosidade.

Truques para um bad hair day

Com todas as tarefas diárias, nem sempre sobra tempo para lavar o cabelo adequadamente. Pensando nisso, Niina Secrets revelou seu truque prático e simples. Então, pega o secador, uma escova, seu shampoo a seco e confira essas dicas infalíveis!

Argila verde para controlar a oleosidade

A argila verde é ótima para a pele oleosa, mas você sabia que ela também regula a produção de sebo do couro cabeludo? Pois é! É isso que a Isabella Abreu explica nesse vídeo cheio de dicas. Confira!

Acabar com o excesso de oleosedade exige tempo e dedicação, porém, seguindo essas dicas e, em casos mais complicados, procurando ajuda profissional, você alcançará ótimos resultados. Se a oleosidade não está só nos cabelos, confira também esse guia completo sobre pele oleosa e descubra suas causas e tratamentos.

Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredita que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.