5 dicas de como manter o cabelo escovado perfeito e alinhado

Escrito por                    
Em 04.04.22

Envato

Quem gosta dos fios lisinhos é ou já foi adepta à escova de cabelo. Com um procedimento rápido e fácil, ele permite a elaboração de diferentes penteados práticos e versáteis. Se você tem dificuldade de pilotar o secador ou ainda sente falta de uma escova que deixe o cabelo bem alinhado, confira as dicas abaixo!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer cabelo escovado

Envato

Engana-se quem pensa que fazer escova em casa é um bicho de sete cabeças: muito pelo contrário, o procedimento é mais fácil do que você imagina. A dica primordial para quem está iniciando é fazer com calma e tempo. Assim, você vai desenvolvendo e aprimorando as técnicas! Para um tutorial bem básico, basta dar uma olhadinha no passo a passo abaixo:

  1. Lave bem os cabelos e deixe dar uma leve secada;
  2. Passe um leave-in selador de cutículas ao longo das madeixas para proteger contra o calor do secador;
  3. Jogue um pouco de jato de ar para retirar a água em excesso;
  4. Divida o cabelo ao meio e em três partes: duas na frente a partir das orelhas e a outra com o que sobrar atrás;
  5. Prenda as partes da frente e divida a parte de trás em uma mecha e, em seguida, em mais duas mechas;
  6. Prenda o restante da parte de trás;
  7. Enrole uma das mechas em uma escova e, de cima para baixo, vá passando o jato de ar quente do secador, descendo também a escova;
  8. Repita o processo até que os fios fiquem secos;
  9. Faça a mesma coisa com a outra mecha;
  10. Vá soltando, alternadamente, duas mechas da parte de trás do cabelo até chegar no topo e não sobrar mais essa divisão;
  11. Assim que acabar, divida um dos lados da parte da frente em uma parte menor e faça o mesmo processo de secar com a escova;
  12. Repita o processo mecha por mecha, até acabar essas duas divisões da frente;
  13. Finalize com a mecha da franja, ajustando como preferir.

Em suma, o cabelo escovado é igual ao delineado de gatinho: a prática leva à perfeição. Então, não desanime se você não acertar de primeira. Continue tentando e logo logo você estará fazendo um cabelo escovado de dar inveja nos melhores cabeleireiros!

5 dicas para um cabelo escovado e sedosos

Agora que você já sabe como fazer uma linda escova, nada melhor do que aprender a manter os fios lisinhos e com aquele brilho que parece que acabou de sair do salão. Para isso, confira as dicas a seguir que deve ser seguidas à risca para uma maior durabilidade da escovação!

1. Como manter o cabelo escovado

Envato

O segredo para uma escova durável começa no processo de limpeza: lave bem os fios com shampoo e condicionador e enxague com água fria. Use sempre protetor térmico, mas nunca em grande quantidade para que o cabelo não fique pesado. E, claro, faça a sua escova com produtos bons!

2. Como dormir com o cabelo escovado

Dicas de vó sempre são valiosas e funcionam como um milagre, não é mesmo? E nada melhor do que a boa e velha touca para dormir com o cabelo escovado e não perder o liso durante a noite. Você pode usar a toquinha que tiver aí na sua casa, ou em caso de emergência, enrolar os fios e cobrir com uma meia calça!

3. Como não marcar

Envato

Publicidade

Precisa prender o cabelo, mas está com medo de marcar? Sem problemas: invista em um elástico de tecido e faça um rabo de cabelo mais baixo. Na hora de soltar, penteie os fios com uma escova de cerdas flexíveis. Fácil assim!

4. Como manter a escova pós treinos físicos

Se você é aquele tipo de pessoa que está sempre fazendo algum exercício físico, sabe como é difícil não suar, certo? E para manter a escova mesmo após aquele treino pesado, a sugestão é apostar em um shampoo seco de qualidade, pois esse produto absorve a oleosidade e a umidade. Passe o shampoo antes de fazer o seu exercício, prenda o cabelo em um coque alto e use uma faixa de cabelo atoalhada bem naquele limite da linha em que começa o cabelo, sabe?

5. Como manter a qualidade da escova

Envato

Um bom cronograma capilar é o melhor amigo de uma escova duradoura e de qualidade, sabia? Então, não deixe de pesquisar e investir em produtos de qualidade e que sejam específicos para o seu cabelo. E muita atenção: é indispensável o uso de protetores térmicos na hora de fazer a escova, pois elas ajudam muito a não queimar os fios e manter a saúde das madeixas!

Seguindo essas dicas e fazendo uma escova bem caprichosa, o seu cabelo fica liso por mais tempo e ainda com um brilho extra!

Saiba mais sobre a escova caseira

Que tal ver na prática como você pode fazer aquela escova de respeito? Os vídeos a seguir trazem truques e informações bem legais para os mais variados gostos e estilos de cabelo. Confira, anote todas as dicas e já teste o passo a passo de cada um deles:

Como fazer escova com escova modeladora

Se você tem uma escova modeladora em casa e não sabe como usar essa maravilha, então está na hora de tirar da caixa e colocá-la em prática. Muito fácil de se trabalhar, essa ferramenta é uma mão na roda para quem tem dificuldade de coordenar uma escova e um secador ao mesmo tempo. Assista ao vídeo e aprenda todas as técnicas!

Como fazer escova em cabelos cacheados

Por mais lindos que sejam, os cachos às vezes dão aquela enjoada, não é mesmo? E se você é uma cacheada que quer repaginar o visual para arrasar em diferentes ocasiões, a dica é conferir esse tutorial completo de como fazer uma linda escova nos cachinhos e ainda manter o brilho e a maciez dos fios.

Publicidade

Cabelo escovado com efeito volumão

Se você adora uma escova mas não curte um efeito superliso, então esse vídeo é para você! Nele, a querida Talita Alves ensina o passo a passo de como alisar os fios e finalizar com um efeito volumão lindo e digno dos melhores salões de beleza. Ficou curiosa? Então assista ao tutorial!

Com essas dicas, o seu cabelo vai ficar lisinho e brilhante, parecendo que acabou de sair do salão! E para investir no visual completo, não deixe de conferir essa matéria sobre cortes de cabelo liso que são pura inspiração.

Assuntos: Cabelos