Moda e Beleza

Guia do cabelo curto cacheado: cortes e tendências para cachos poderosos

Ana Lídia Lopes

Com colaboração da cabeleireira Jade Costa

Atualizado em 09.01.24

O cabelo cacheado curto é sinônimo de atitude e praticidade. Quer ter um visual moderno com cachos definidos e saudáveis? Acompanhe as dicas de cuidado da cabeleireira Jade Costa, os cortes do momento e os penteados que valorizam essa textura e comprimento de fio. Você ficará encantada e expert em cachos!

Conheça a especialista

Jade Costa é cabeleireira, especialista em cachos, colorista, hairstylist e visagista. Influenciadora, em seu instagram, compartilha dicas para facilitar o cuidado com as madeixas.

Cortes para cabelo curto cacheado: conheça as trends

Os curtinhos têm conquistado o coração das cacheadas. Além de serem mais práticos de manter, dão um up no visual e na autoestima. Em conversa com o Dicas de Mulher, Jade Costa falou sobre os cortes mais pedidos no salão. Descubra quais são e confira referências:

Corte pixie

Na altura da nuca e com os cachos concentrados no topo da cabeça, o pixie cut cacehado é perfeito para quem gosta dos cortes bem curtinhos. O visual combina com diversas curvaturas e pode ser estilizado com ou sem franja. Conheça referências modernas e cheias de estilo:

Carla Moraes

Publicidade

Short bob

Com as pontas levemente mais compridas na parte da frente, o short bob é uma versão curta do long bob. Por ajudar a esculpir os cachos, o corte é ideal para quem quer adicionar volume natural às madeixas. Confira referências em diferentes curvaturas:

Charmaine

Publicidade

Cabelo curto cacheado com franja

A especialista comenta que o “bob com franja é um dos cabelos mais pedidos no salão”. A franjinha traz jovialidade ao visual e harmonia para diversos formatos de rosto. A seguir, confira 5 cortes de cabelo cacheado com franja em diferentes estilos:

Curly Cry Baby

Publicidade

Chanel

O chanel cacheado é um corte atemporal, que está sempre ganhando novas versões. Além do clássico, na altura do queixo, o corte com bico chega pra agradar as mulheres modernas. Uma opção versátil para quem está pensando em dar uma primeira chance aos fios curtos. Confira referências:

Repicado

O repicado traz movimento aos cachos, valorizando a textura natural dos fios. Os cortes com esse tipo de acabamento estão entre as tendências dos últimos anos, como o wolf cut e o shaggy hair. Inspire-se!

Corte assimétrico

Nos cortes assimétricos, os fios são mais longos em um dos lados da cabeça. Essa assimetria traz dinamismo e elegância para o visual. Mulheres alternativas podem apostar em um franjão. Veja como há opções para todos os estilos:

Formato coração

Para quem gosta de um visual esculpido, Jade cita o “corte coração, que tem um volume mais alto e fica na altura do pescoço”. É um modo para dar forma aos cachos, resultando em um look estiloso e original. Apaixone-se pelo formato coração:

Degradê

A especialista afirma que “assim como o undercut e o sidecut raspados na lateral, o corte degradê arredondado está entre os favoritos das cacheadas”. Esses cortes são caracterizados pelo volume no topo da cabeça, mas bem rentes à nuca e laterais. Em busca de um corte de atitude? As fotos a seguir vão te conquistar!

É possível adaptar os cortes conforme a curvatura e o seu tipo de cacho. Lembre-se de considerar a mensagem visual que você deseja transmitir: os assimétricos e o chanel combinam com as sofisticadas. Já as ousadas podem optar pelo pixie ou investir em um detalhe raspado.

5 penteados para cabelo curto cacheado

Que tal aproveitar todo o potencial do seu novo visual com um penteado para cabelo cacheado curto? Abaixo, confira opções práticas e estilosas para o dia a dia e ocasiões especiais.

Coque

O coque em cabelo cacheado, além de prático para o cotidiano, é um penteado elegante para festas e ocasiões que pedem formalidade. Se você procura uma versão despojada, invista no coque abacaxi ou deixe algumas mechinhas frontais soltas. Confira referências:

Trança

As tranças em cabelo cacheado curto são uma combinação perfeita. Além de deixarem o visual mais estiloso, há modelos com significados poderosos. Seja rente ao couro cabeludo ou no estilo box braid, os penteados fazem sucesso.

Moicano

Símbolo do movimento punk, o penteado moicano concentra todo o volume dos cachos no centro da cabeça. Se você apostar em um corte com as laterais raspadas, o moicano ganha um visual ainda mais ousado. Uma forma de expressão cheia de estilo.

Space buns

Os “coques espaciais” são tendência, principalmente entre as mulheres jovens e as adeptas de estilos divertidos. Com um coque de cada lado da cabeça, esse penteado é uma fofura para o dia a dia, além de fashionista! Se os seus fios estiverem mais curtos, vá ajeitando com grampos e presilhas e use gel para fixar.

Rabo de cavalo alto

Assim como os coques, o rabo de cavalo é um penteado fácil de fazer. Entretanto, com as madeixas mais curtas, nem sempre dá para amarrar como queremos, certo? A dica é jogar os fios para o alto e prender no topo da cabeça, como nas inspirações a seguir:

Além de fáceis e práticos, os penteados apresentados combinam com diversas ocasiões. Para manter os fios no lugar, utilize gel e outros fixadores. Uma ideia charmosa de finalização é dar destaque para os baby hair.

Dicas profissionais para cuidar do cabelo curto cacheado

Apesar dos curtinhos oferecerem praticidade, os fios cacheados demandam cuidados e produtos específicos. Acompanhe as dicas da especialista em cachos Jade Costa e aprenda a manter o seu cacheado saudável, brilhante e definido!

  • Invista em um cronograma capilar: Jade recomenda os shampoos com ativos para as etapas de nutrição, hidratação e reconstrução. “A cacheada pode numerar os produtos para facilitar e ir alternando ao longo das semanas”.
  • Escolha do shampoo: “às vezes, nos preocupamos tanto com a máscara e acabamos deixando o shampoo de lado, mas o segredo está na escolha do shampoo, que deve ser livre de sulfato”.
  • Faça umectações: para manter o brilho e a saúde dos cachos, a cabeleireira enfatiza a importância da umectação (umedecer os fios com óleos). Jade recomenda o óleo de coco, ótimo para tratar quedas e pontas duplas e o óleo de rícino, opção para cachos fechados, que auxilia no crescimento e na definição.
  • Faça um pré-poo: antes de lavar o cabelo, Jade aconselha preparar os fios. “Passe condicionador no cabelo seco mesmo. Depois, é só lavar normalmente com shampoo, condicionador e usar um modelador de cachos na finalização”.
  • Não exagere na máscara: a especialista pede cautela no uso de máscaras como substitutos para condicionadores. “Os cremes de tratamento devem ser utilizados apenas 1 vez na semana ou a cada 10 dias”, para o cabelo não pesar. Também tome cuidado com o excesso de ampolas.
  • Respeite o tempo indicado nos produtos: Jade usa o exemplo das ampolas de tratamento para ressaltar que é importante seguir as indicações das embalagens de cada cosmético. “Deixar um produto por muito tempo pode deixar o cabelo elástico e fragilizado”.
  • Escolha um bom modelador de cachos: a cabeleireira compartilha que o segredo de uma boa finalização para cabelo cacheado está no modelador de cachos. “Os cachos grossos aceitam produtos pesados e até as gelatinas. Já os fios finos pedem produtos leves que deem movimento às mechas”.

Por fim, Jade aconselha que as cacheadas consultem uma cabeleireira que teste um leave-in e os produtos ideais de acordo com a curvatura e o tipo de cacho, já que cada cabelo apresenta particularidades.

Como cortar cabelo curto cacheado

Se você não tem intimidade com a tesoura, procure uma profissional. Abaixo, acompanhe uma seleção de tutoriais com dicas práticas para cortar seu cacheado curtinho em casa.

Corte em camadas para cabelo cacheado curto

Acompanhe um passo a passo do corte curto em camadas. Para facilitar a divisão de mechas, deixe o cabelo de úmido a seco. Utilize um pente-fino e elásticos para separar as camadas.

Cabelo cacheado curtíssimo: como fazer sozinha

É daquelas que não tem medo da tesoura? Então, essa é a inspiração certa para você. Veja como fazer um corte curtíssimo em cabelo cacheado na altura da nuca. O melhor desse visual é que os cachos ficam superdefinidos e volumosos!

Tutorial: chanel cacheado sozinha

Aprenda os truques para conseguir um chanel cacheado em casa, utilizando elásticos. Vá acertando as pontinhas com calma e lembre-se que o cabelo cacheado encolhe, então, cuidado para não cortar demais.

Além do fator de encolhimento, cada tipo de cacho pode gerar um resultado e um formato diferente no corte. Outra opção moderna, perfeita para as madeixas curtinhas e médias, é o chanel de bico cacheado.

Adora viajar, conhecer novos idiomas e culturas. Apaixonada por ícones da cultura pop, roupas extravagantes e narrativas de todo tipo. Comunicóloga, atualmente cursa Relações Internacionais.