Moda e Beleza

Mais que estar na moda, assumir o cabelo branco é um ato revolucionário

Dicas de Mulher

Atualizado em 18.04.23

Até pouco tempo, assumir o cabelo branco só era comum entre as mulheres com mais de 60 anos. Entretanto, atualmente, o estilo conquistou diferentes faixas etárias. Prova disso é a chamada ‘onda grisalha’ nas redes sociais. No Instagram, a busca por #cabelobranco gera mais de 60 mil resultados. Além disso, no Facebook, existem dezenas de grupos com milhares de mulheres trocando dicas e inspirações para assumirem os cabelos grisalhos.

A tendência ressurgiu e ganhou força no início da pandemia. Impedidas de irem aos salões de beleza e de comparecerem aos eventos sociais, muitas mulheres decidiram deixar o cabelo branco crescer. Com isso, as marcas notaram a necessidade de criar linhas de produtos específicas, com shampoos para cabelos grisalhos, condicionadores e máscaras.

Acompanhe a matéria para aprender sobre o cabelo branco. Além de dicas e dúvidas esclarecidas, há uma lista de mulheres inspiradoras que assumiram o grisalho. Quem sabe, chegou o seu momento!

O que faz nascer cabelo branco?

O cabelo grisalho nasce por diferentes fatores. A seguir, Fabiane Andrade Mulinari Brenner, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica os principais:

Idade

“Com o passar dos anos, o organismo naturalmente perde a capacidade de produzir uma enzima chamada tirosinase, responsável por dar cor ao cabelo”, explica a profissional. Por isso, os fios brancos são mais comuns e progressivos no processo de envelhecimento.

Publicidade

Doenças

O cabelo branco pode ser sintoma de alguma doença. Um dos principais males associados aos grisalhos é o vitiligo, que gera manchas brancas na pele, no couro cabeludo e embranquece os fios. Outra causa comum é a alopécia areata, nesse caso, os cabelos perdem a cor rapidamente, segunda a especialista, “o paciente tende a ficar com os fios completamente brancos em cerca de um mês”.

Deficiências nutricionais

Deficiências nutricionais, principalmente de proteínas, provocam o embranquecimento dos fios. “No entanto, só costumamos ver isso em casos mais avançados, quando a pessoa já está em um estado de desnutrição”, pondera a médica. Por isso, ela não indica o consumo de suplementos para retardar o aparecimento dos fios brancos sem a orientação de um profissional.

A vontade de esconder os fios brancos está muito relacionada ao modo como a sociedade trata o envelhecimento. Entretanto, o empoderamento feminino cada vez mais incentiva a quebra de padrões, a liberdade de escolha e a autoaceitação. No próximo tópico, Fabiane Andrade esclarece mais dúvidas.

Profissional responde dúvidas sobre cabelo branco

Dicas de Mulher

Dizem muitas coisas sobre o cabelo branco por aí. Porém, será que tudo é verdade? O fato é que os fios grisalhos vão aparecer, em algumas pessoas, mais cedo, em outras, mais tarde. Com eles, chegam as dúvidas. Abaixo, confira explicações profissionais que te ajudarão a compreender melhor o assunto:

É normal ter cabelo branco aos 20 anos?

Quando os fios grisalhos aparecem antes dos 20 anos, é necessário consultar uma dermatologista. Segundo a especialista, “se a pessoa tem pele clara, é normal que alguns fios comecem a aparecer na faixa dos 20 anos. Se ela tem a pele negra, essa idade sobe para 30 anos”. Outro fator importante é a genética: se os pais ficaram grisalhos cedo, os filhos também podem ficar.

Publicidade

É verdade que se tirar um cabelo branco nasce mais?

É falso. Fabiane Andrade explica que o processo de embranquecimento dos fios progride com a idade. “Por isso, no futuro, aparecerão mais fios naturalmente. Mas isso não tem a ver com arrancar”.

Deve-se arrancar o cabelo branco?

Não. “Em nenhuma hipótese é indicado arrancar o cabelo. Já temos uma perda de fios que acontece naturalmente com a idade. Tirá-los pode fazer falta depois”, alerta a especialista.

Por que o cabelo branco volta a ficar preto?

A menos que o cabelo branco esteja surgindo devido a uma doença tratável, não é possível recuperar a coloração natural. “A insuficiência na produção da enzima que dá cor aos fios é progressiva. Por isso, alguns ficam mais acinzentados do que outros, fazendo uma espécie de degradê”, detalha a dermatologista.

O que fazer para não ter cabelo branco?

Se os cabelos já estão brancos, a única maneira de recuperar a cor é por meio de coloração ou luzes. “Apesar das múltiplas propagações de suplementos, vitaminas e medicamentos, não é possível barrar a existência deles à medida que a idade avança”, explica a especialista.

Como escurecer o cabelo branco naturalmente?

Quando o assunto é escurecer os fios, existem três opções: as tintas temporárias, as semipermanentes e as permanentes. No primeiro grupo, estão os produtos mais naturais, como a henna para cabelo e os shampoos tonalizantes. “Eles não performam uma cobertura muito potente, mas mudam levemente o tom do cabelo, o que já funciona para algumas mulheres”, comenta a dermatologista. Os tonalizantes fazem parte do segundo grupo, eles oferecem uma cobertura maior, porém com curta durabilidade. Já as tintas permanentes alteram a fibra capilar por meio de um tratamento químico, ou seja, o grisalho só reaparece com o crescimento da raiz.

Por que o cabelo branco tem mais frizz?

De acordo com a dermatologista, conforme a fibra do cabelo envelhece, ela perde proteína. Por isso, sua textura fica mais difícil de pentear, os fios arrepiam e surge o frizz.

Qual a melhor forma de cuidar do cabelo branco?

Existem três tipos de tratamento que ajudam a repor a proteína dos fios. O mais simples pode ser feito em casa com máscaras ou condicionadores que atuam na reconstrução capilar. Já o segundo é feito nos salões de beleza com produtos de linhas profissionais. O terceiro tipo é feito no consultório de dermatologistas. O profissional aplica uma máscara que o paciente deve usar por oito horas e remover em casa.

Com as dúvidas respondidas, fica ainda mais claro que o cabelo branco é natural. Muito mais que uma tendência, assumir os fios grisalhos é abraçar a pluralidade, trabalhar o autoconhecimento e se livrar dos padrões.

Publicidade

Quer parar de pintar? Veja 5 dicas para assumir o cabelo branco

A transição para o grisalho costuma ser desafiadora, pois expõe a diferença entre a raiz branca e o comprimento tingido. Para entender essa etapa, conversamos com a criadora de conteúdo Daniela De Bonis, que gerencia o grupo ‘Grisalhas Assumidas’ no Facebook, com 127 mil membros. Abaixo, confira algumas dicas:

  1. Faça por vontade própria, não por pressão externa: Daniela De Bonis acredita que a decisão requer determinação e deve ser bem pensada. “Evite fazer só porque está na moda ou porque outras pessoas estão incentivando. Se for deixar o cabelo branco crescer, faça por você”.
  2. Use acessórios para a cabeça: se a fase de transição estiver incomodando, a criadora de conteúdo incentiva o uso de acessórios, como lenços para cabelo, chapéus e até sprays de coloração temporária.
  3. Siga pessoas que se tornem referências: acostume-se a olhar para mais mulheres grisalhas. Se não tiver referências na família ou no círculo de amizade, busque nas redes sociais.
  4. Converse com mulheres com o mesmo objetivo: participe de grupos onde mulheres compartilham os desafios e as vantagens de fazer a transição para o branco. Ler e ouvir sobre as experiências de outras pessoas pode fazer toda a diferença para a sua motivação.
  5. Foque nas questões positivas: para não cair na tentação da tinta, foque nos resultados. “A textura do cabelo muda, ele fica mais saudável. Você se sente livre da obrigação de tingir e, no final, se reconhece mais no espelho”, garante a criadora de conteúdo.

Você tem todos os os motivos para amar seu cabelo branco. O envelhecimento é um ato de resistência, um processo de descobertas. Cultive o amor-próprio, abrace sua singularidade e tenha orgulho dos seus fios.

7 mulheres com cabelo branco para se inspirar

É liberdade que chama, né? Por muito tempo, atrizes, cantoras, apresentadoras e outras mulheres que trabalham com a imagem esconderam os fios brancos. Atualmente, muitas famosas exibem com orgulho as madeixas grisalhas, entre elas estão:

  • Carla Vilhena, jornalista. “Você tem que refletir se, ao pintar o cabelo, está obedecendo à sua vontade ou à vontade de outra pessoa”, disse em entrevista à Universa, em 2020.
  • Preta Gil, cantora e empresária. “Aquele ditado ‘respeite meus cabelos brancos’! Então! Está tendo! Estou amando minha mecha grisalha, não pretendo pintar por hora não!”, falou em publicação no seu Instagram.
  • Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional. “Nada contra pintar, acho ótimo, mas tem dias que não dá. Estou com pressa ou acho que é melhor fazer ioga e cuidar da cabeça”, comentou em entrevista à Claudia, em 2021.
  • Glória Pires, atriz. “Parece que o cabelo branco me autorizou, sabe? A dizer não, a fazer o que acho que preciso e me faz bem”, declarou para O Globo, em 2022.
  • Maria Cândida, apresentadora. “Não quero ser a novinha. Antes para mim, cabelo grisalho era coisa para avós, na pandemia descobri que deveria assumir sim”, escreveu no Instagram, em 2022.
  • Fafá de Belém, cantora. “Eu estou adorando meu cabelo branco. Ganhei uma força, é uma libertação”, disse à Elle em 2021.
  • Sandra Annenberg, jornalista. “Estou gostando do grisalho, nunca pintei os cabelos e pretendo deixá-los brancos. São os sinais do tempo e o resultado de uma vida bem vivida”, declarou à Quem, em 2021.

Se o processo de envelhecimento afeta a carreira profissional dos homens, a situação é ainda mais delicada para as mulheres. O machismo presente no mercado alimenta um ideal feminino. Assim, além do padrão de beleza, os fios brancos são vistos como um indicativo da aposentadoria. As profissionais apresentadas acima são a prova que eficiência, talento e profissionalismo não estão relacionados à beleza ou idade.

Vídeos sobre cabelo branco para assumir a sua liberdade de escolher

Chega do discurso ‘cabelo branco é coisa de mulher relaxada’. Assumir o grisalho é atitude de mulher empoderada! Nessa seleção de vídeos, confira a relação entre o envelhecimento feminino e as imposições sociais, relatos sobre a transição capilar, além de dicas para cuidar dos fios.

Por que a sociedade teme o cabelo branco?

Lela Brandão conta como é ter cabelos brancos aos 26 anos. Em um relato descontraído, ela fala sobre a pressão social, o medo de envelhecer e a falta de representatividade. A reflexão é essencial para entender a relação entre os fios grisalhos e os papéis impostos às mulheres.

Transição para cabelo grisalho crespo

A mulher que possui o cabelo crespo e grisalho enfrenta duas pressões sociais: tingir e alisar. O canal ‘Maduríssima’ discute o assunto com muito cuidado, reflexão e leveza. Você verá que assumir os fios brancos vai muito além da estética, envolve um conjunto de revoluções e descoberta da identidade. Aproveite as dicas para aplicar durante a transição.

Cronograma capilar para o cabelo cacheado grisalho

Os cachos da Luciana Alexandre são fabulosos. Nesse vídeo, ela fala sobre a estrutura do fio branco e sobre seu cronograma capilar. Acompanhe as dicas de nutrição, uma etapa essencial para o cabelo grisalho, que costuma ser mais seco e poroso. Os produtos são acessíveis e o processo é muito fácil.

Preparada para assumir o cabelo branco? Respeite o seu tempo, o seu desejo e saiba que a decisão é sua. O etarismo, isto é, o preconceito baseado na idade, gera uma visão equivocada do processo de envelhecimento, além consequências dolorosas. A ideia não é criticar quem optar por tingir os fios, mas frisar, outra vez, que você tem a liberdade de escolha.

Jornalista há 10 anos, escreve sobre comportamento, sexualidade, maternidade, entretenimento e saúde. Adora contar histórias e, nas horas vagas, estuda sobre astrologia e espiritualidade.