Cabeleireira transforma visual de cliente com depressão profunda

A cabeleireira deu uma lição de empatia ao perceber o quanto seria importante para essa cliente se sentir ela mesma novamente

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

As doenças da mente, tais como a depressão, a ansiedade e a bipolaridade, estão ganhando mais destaque nos meios de comunicação, e com isso a nossa consciência sobre elas está aumentando dia após dia.

Hoje, a ciência sabe que as doenças mentais não dependem da vontade da pessoa e são tão verdadeiras quanto as doenças físicas, embora esse conceito ainda não esteja completamente difundido entre a população leiga.

Às vezes, algumas pessoas não são capazes de reconhecer os sintomas de uma doença psíquica e acabam atribuindo julgamentos errôneos aos pacientes, considerando-os preguiçosos ou achando que eles apenas querem chamar atenção.

Felizmente, esse não foi o caso de Kate Langman, uma cabeleireira de um salão de beleza no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, que reconheceu sinais de depressão em uma cliente e proporcionou momentos valiosos para ela, relatados no Facebook de Kate.

Seis meses sem sair da cama

Cabeleireira Kate Langman – Foto: Facebook/Kate Langman

A história de empatia começou quando Kate reparou em uma cliente que entrou no salão e começou a olhar todos os produtos para cabelo que estavam na prateleira. A cabeleireira resolveu se aproximar da cliente para verificar se ela precisava de ajuda.

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As duas começaram a conversar e Kate logo ficou sabendo que a cliente sofria com depressão profunda – tanto que ela havia passado seis meses na cama por causa da doença. Uma das consequências disso foi que a mulher negligenciou totalmente os cuidados com os cabelos, deixando de lavá-los e penteá-los.

Ela havia feito um coque com os fios e, com o passar do tempo, ele se tornou um grande nó. “Parecia que ela tinha uma pedra na parte de trás da cabeça”, escreveu Kate em seu post no Facebook.

Ao saber da história da cliente, Kate se ofereceu para ajeitar seu cabelo, marcando um horário para o dia seguinte – afinal, ela sabia que a mulher iria gastar centenas de dólares levando tantos produtos e eles não teriam o efeito desejado. No outro dia, porém, a mulher não apareceu. Duas semanas depois, a cliente ligou para marcar um novo horário – e ela faltou de novo. “Fiquei com o coração partido. Eu queria muito ajudá-la”, contou Kate.

Felizmente, cerca de um mês depois, a cliente voltou ao salão e perguntou se Kate poderia arrumar seu cabelo naquele dia mesmo, quando ela finalmente havia conseguido sair da cama de novo. A cabeleireira aceitou.

Oito horas e meia de trabalho

Antes e depois – Foto: Facebook/Kate Langman

“Eu não me importava se trabalharia até tarde. Eu queria ter certeza de que ela fosse vem cuidada”, escreveu Kate em seu post. A primeira solução normalmente oferecida para o caso dessa cliente seria simplesmente cortar seu cabelo bem curto, porém a mulher disse que gostaria de mantê-lo comprido se fosse possível.

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Mesmo que a tarefa não parecesse nada fácil, Kate resolveu encará-la e trabalhou por oito horas e meia no cabelo dessa cliente: 4 horas e meia para lavar e desembaraçar, 3 horas para colorir e meia hora para cortar. O resultado foram fios desembaraçados, hidratados e com um belíssimo ombré rosa-avermelhado.

“Quando terminei, eu podia vez o brilho em seus olhos e também vi suas bochechas ficarem cor-de-rosa pela alegria de não apenas poder passar seus dedos pelos cabelos, mas também por se sentir ela mesma de novo”, contou a cabeleireira. “Eu mudei a vida de alguém hoje. E eu nunca vou me esquecer disso. EU AMO A MINHA PROFISSÃO!”, completou Kate.

A cliente, por sua vez, compartilhou o post da cabeleireira em seu próprio perfil e a agradeceu por lhe dar a coragem que ela precisava para tentar e mudar sua vida. “Obrigada do fundo do meu coração. Você me salvou e me ajudou a voltar da beirada do precipício onde eu estava. Você sempre terá a minha gratidão”, escreveu ela.

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