Buquê de noiva: como encontrar o modelo ideal para você

Tudo o que você precisa saber para entrar no casamento com o buquê dos seus sonhos

Escrito por Priscilla Ázara
Noiva segurando buquê

Foto: Reprodução / Floriana

Quando os trompetes anunciam a marcha nupcial, todos os olhares se direcionam para onde a noiva finalmente vai entrar. Nessa hora, a emoção toma conta e os lencinhos entram em ação enquanto ela passa com seu vestido dos sonhos, segurando o buquê de flores que foi cuidadosamente escolhido para aquele momento.

Engana-se quem pensa que o buquê tem como função apenas compor o visual da noiva. Ele faz isso muito bem, mas também simboliza alegria e fertilidade. Lá nos primórdios, a fim de levar sorte e felicidade, as pessoas davam flores para as noivas durante o caminho até a igreja. Chegando ao altar elas tinham um buquê nas mãos.

Hoje, a essência continua, mas é papel da noiva decidir cada detalhe do seu buquê. Se por um lado tantas opções de modelos e flores oferecem uma variedade infinita, por outro acabam confundindo quem ainda busca pelo modelo e flores ideais.

Se este é o seu caso, fique tranquila, é comum não saber por onde começar. Por isso, reunimos tudo o que você precisa saber para encontrar o buquê de flores perfeito que te acompanhará em um dos dias mais especiais da sua vida.

O que considerar na hora de escolher o buquê

Casal em detalhe com foco no buquê

Foto: ​ ​Reprodução ​ ​/ ​ ​AMW Studios

Para ajudar nesta difícil tarefa, pedimos para uma especialista nos contar os segredos para encontrar o buquê ideal. A designer de eventos Ana Carla Costa listou o que deve ser levado em consideração nesta fase. A parte boa é que não é um bicho de sete cabeças como parece.

Leia também: 40 ideias para você mesma fazer a decoração do seu casamento

“Pode soar como clichê, mas o mais importante de tudo é o gosto da noiva. A partir desse desejo, o especialista estuda todas as características do casamento, do vestido e do tipo físico dela para chegar a um modelo ideal”. Achou confuso? Calma, vamos dividir cada passo, veja:

Estilo do vestido: o vestido sempre dá o tom do buquê, pois os dois precisam estar em completa harmonia. Se o seu vestido é estilo princesa, o seu buquê precisa passar a mesma mensagem de romance. Nesse caso, os buquês simétricos são os mais indicados. Já vestidos mais modernos combinam com buquês mais despojados e assimétricos.

Local e horário do casamento: o buquê também precisa estar em sintonia com o tipo de cerimônia. Casamentos no campo, ao ar livre e durante o dia permitem maior mistura de flores, cores e folhagens. Enquanto isso, a cerimônia na igreja pede modelos mais tradicionais, como o redondo e o cascata.

Estatura da noiva: outro ponto de atenção é o tamanho do buquê de acordo com a estatura da noiva. Os maxi buquês estão em alta, mas as noivas mais baixinhas devem ficar atentas para não correr o risco de ficar desproporcional. Para elas, os modelos de buquês menores ficam mais harmônicos.

A estação do ano: algumas flores não florescem em determinadas épocas do ano, como as tulipas, que não resistem a altas temperaturas. Opções de belas flores tropicais não faltam no Brasil, por isso, não deixe de pesquisar e selecionar as suas favoritas.

Leia também: Decoração de casamento simples: elegância sem gastar muito

Para a designer Ana Carla, cada item selecionado reflete na decisão dos próximos. “Vou te dar um exemplo: é muito difícil encontrar uma noiva que se casará no campo com um vestido bem tradicional, cheio de bordados. Isso porque ao definir o tipo de casamento, ela tenderá por um vestido mais fluido, que, por sua vez, pedirá um buquê mais leve”.

Diferentes tipos de buquê para você escolher

Agora que os conceitos ficaram um pouco mais claros, conheça os tipos de buquê mais comuns atualmente:

Buquê redondo

Foto: Reprodução / Corbin Gurkin Photography

O modelo preferido das noivas mais clássicas é muito versátil e combina com quase todos os tipos de vestido e estilos de casamento. Há variações do modelo que permitem que ele seja mais arredondado ou mais despojado, com um tipo de flor ou com vários. Então, sinta-se livre para escolher!

Buquê assimétrico

Foto: Reprodução / Wellington Feitosa

O buquê assimétrico é o oposto do redondo: uma combinação de flores e folhagens dispostas de maneira desorganizada. Os modelos grandes caem muito bem em noivas mais altas. Para as mais baixas, os menores são perfeitos. O buquê assimétrico é o mais escolhido para cerimônias realizadas ao ar livre.

Buquê cascata

Foto: Reprodução / AMW Studios

Um clássico do universo casamenteiro, o buquê cascata continua atual. É composto por uma mistura de flores em queda natural, similar a um cacho de uvas. Por ser rico em detalhes e chamar bastante atenção é muito utilizado por noivas mais altas e em casamentos noturnos.

Leia também: Flores para casamento: conheça as melhores opções para cada tipo de cerimônia

Buquê braçada

Foto: Reprodução / Armazém Bouquet & Flowers

O buquê braçada é feito com flores de caule longo para que ele seja apoiado no antebraço da noiva. Por isso o nome “braçada”. Combina com noivas modernas e estilosas e é indicado, especialmente, para cerimônias durante o dia.

Com essas dicas já deu chegar mais perto do buquê dos seus sonhos, não deu? Então continue por aqui porque tem muito mais!

DIY: 3 buquês de noiva para você fazer em casa

A gente sabe como um casamento custa caro. Se a grana está apertada com tantas despesas, você pode economizar fazendo o seu buquê de noiva em casa. Lembre-se que os buquês com flores naturais podem ser montados no máximo com um dia de antecedência do casamento e devem ser mantidos sob refrigeração. Confira os três vídeos que selecionamos com diferentes níveis de dificuldade.

1. Buquê simples

Neste tutorial você vai ver como se monta um buquê simples e muito bonito com apenas um maço de lírios naturais e um de gipso. O vídeo tem menos de 4 minutos de duração e o grau de dificuldade é baixo. Se você já tiver um buquê para o casamento, faça um deste para utilizar nas suas fotos externas.

2. Buquê colorido

Já este tutorial ensina o passo a passo de como fazer um buquê misturando flores e cores de maneira harmoniosa. Como o vídeo é em inglês, você pode ativar as legendas em português ou apenas prestar atenção nos movimentos, que são bem detalhados. O resultado é impressionante!

Leia também: 80 vestidos de noiva simples para você se apaixonar

3. Buquê de pérolas

Para quem não quer casar com um buquê de flores, este passo a passo, super completo, ensina a fazer um lindo buquê de pérolas, que pode ser personalizado de acordo com o seu gosto. Por envolver pedrarias, o grau de dificuldade é alto, mas se você leva um pouquinho de jeito com trabalhos manuais vai tirar de letra.

Mais fotos de buquês para inspirar o seu

Agora que você já sabe tudo sobre buquês, aqui vai mais alguns modelos lindos para você se inspirar:

Foto: Reprodução / Jackelini Kil Fotografia

Foto: Reprodução / Cindy Habel

Foto: Reprodução / Jackelini Kil Fotografia

Foto: Reprodução / Nilson Versatti

Foto: Reprodução / Modwedding

Foto: Reprodução / Armazém Bouquet & Flowers

Foto: Reprodução / Kate Ann

Foto: Reprodução / Armazém Bouquet & Flowers

Foto: Reprodução / Pinnola Fotografia

Foto: Reprodução / Rustic Folk Weddings

Foto: Reprodução / Yan Rissatti

Foto: Reprodução / Floriana

Foto: Reprodução / Lucinda May

Foto: Reprodução / Prime Foto Cinema

Foto: Reprodução / Armazém Bouquet & Flowers

E então, conseguiu encontrar o buquê dos seus sonhos ou pelo menos chegar mais perto dele? Fique ligada no site e nas redes sociais para ver mais dicas e inspirações e ficar por dentro de tudo que acontece no universo casamenteiro!

Assuntos: Casamento

Dicas pela Web
Comentários