Brócolis para combater e controlar o diabetes

Descubra por que o vegetal deve fazer parte da alimentação de quem tem a doença

Escrito por Deborah Busko

As pessoas que sofrem de diabetes precisam seguir uma alimentação controlada, com pelo menos seis refeições fracionadas ao longo do dia, dando preferência aos alimentos ricos em fibras e aos assados, cozidos e grelhados.

É importante também verificar atentamente os rótulos dos produtos industrializados para se certificar de que eles não contêm açúcar (sacarose, glicose) e consumir produtos dietéticos com cautela, sempre seguindo orientação médica. Outras orientações importantes são mastigar bem os alimentos, beber bastante água.

No cardápio, também devem constar alimentos que funcionam como aliados na luta diária contra a doença.

Um deles é o brócolis, que contribui de maneira positiva para a diminuição dos sintomas para quem já possui o diabetes e exerce papel importante na prevenção do problema.

Ele é saudável, saboroso e ainda tem a vantagem de ser pouco calórico. Entre outros nutrientes, o brócolis possui grandes quantidade de cálcio e de vitaminas A e C.

No entanto, a grande arma do vegetal contra o diabetes está no cromo mineral, substância é capaz de melhorar a eficácia da insulina em até cem vezes. Em pessoas que sofrem de diabetes tipo I, o brócolis auxilia na produção de insulina e age normalizando os níveis de glicose no sangue e assim para prevenir consequências do diabetes como a catarata, aterosclerose e hipertensão arterial.

Já para quem tem diabetes tipo II e não é dependente de insulina, consumir o vegetal deixa o organismo mais saudável e assim, não é preciso fazer uso de grandes quantidades de medicamentos antidiabéticos orais.

Para aproveitar os benefícios do brócolis, o ideal é consumir o equivalente a um prato de sobremesa. O modo mais indicado de preparar o vegetal é fervê-lo por um período de 3 a 5 minutos para que não haja perda de nutrientes. Depois, é só acrescentá-lo a saladas ou outros pratos.

Assuntos: Alimentação, Diabetes

Dicas pela Web