Botox na boca: um método não indicado por profissionais

Escrito por
Atualizado em 07.10.21

iStock

Por
Atualizado em 07.10.21

A busca por procedimentos para deixar os lábios mais bonitos e carnudos cresceram nos últimos anos. Existem diversos procedimentos e uma dúvida comum é se pode aplicar botox na boca. Confira a seguir a explicação do cirurgião dentista Dr. André Roque (CROSP 139703), especializado em Harmonização Orofacial, e do cirurgião plástico Dr. Juliano Souto (CRM 116386), sobre essa questão e conheça os procedimentos alternativos para ter lábios mais volumosos.

Publicidade

Pode colocar botox na boca?

Segundo os profissionais o botox na boca não é aplicável de maneira alguma, pois pode deformá-la. “A toxina botulínica deve ser evitada na região perioral devido ao risco de causar a paralisação dos músculos rima labial, o que pode resultar na assimetria no sorriso”, explicou o cirurgião plástico Juliano.

Além disso, André explicou que a toxina botulínica “só pode ser aplicada utilizando a técnica correta para tirar linhas de expressões na testa, rugas da região periocular (pés de galinha) e região da glabela”. Para ele, o botox pode ser usado para corrigir o sorriso gengival, “mas o produto não é aplicado diretamente na boca e, sim, na asa do nariz e no músculo próximo ao zigomático”.

Quais são os procedimentos recomendados pelos profissionais

Agora que você já sabe que não se aplica botox na boca, confira a seguir, os principais procedimentos recomendados para os lábios e como funcionam:

Procedimento com ácido hialurônico

iStock

Os profissionais informaram que o procedimento com aplicação de ácido hialurônico tem como objetivo promover volume, definição e projeção para os lábios, além de corrigir a assimetria. O cirurgião dentista André explicou que o procedimento é minimamente invasivo e existem alguns cuidados pós-operatório.

“Não pode beijar e fazer sexo oral por 15 dias, além de manter cuidados para não desenvolver infeções”, alertou André. Ademais, ele informou que os lábios podem ficar inchados e com edema, então anti-inflamatórios podem ser recomendados. Esses sintomas tendem a desaparecer totalmente em até 72 horas após a aplicação.

Micropigmentação

Outro procedimento que pode ser feito para dar contorno aos lábios é a micropigmentação. Segundo André, trata-se de um “procedimento estético não cirúrgico que não são realizados por dentistas especializados em harmonização orofacial ou dermatologistas, e sim por esteticistas”. A técnica é feita com demógrafo e implanta pigmentos na camada superficial da pele para corrigir imperfeições e assimetrias nos lábios deixando-os proporcionais e com a sensação de mais volume.

Laser e microagulhamento

iStock

Publicidade

Procedimentos como laser e microagulhamento também podem ser feitos para tratar rugas periorais, linhas que se formam ao redor da boca, também conhecidas como código de barras. O microagulhamento trata essas rugas, assim como o laser estimula a produção de colágeno nessa região.

“Os lábios se estendem até a área que ficam os ‘códigos de barra’, existe o vermelhão dos lábios que é a parte vermelha mesmo e tem a parte acima dessa região que também formam os lábios. O laser e o microagulhamento são para tratar essa parte. Mas para deixar o vermelhão dos lábios mais volumosos, o preenchimento indicado é com ácido hialurônico”, explicou o Dr. Juliano.

Preenchimento com gordura

A lipoenxertia, técnica que utiliza a gordura do próprio corpo para definir, preencher e dar volume em outras áreas, também pode ser feita por um cirurgião plástico para fins estéticos nos lábios. Para o Dr. Juliano, “o preenchimento labial pode ser feito com a própria gordura do corpo, que na minha opinião é melhor. Nesse caso, aspira-se uma quantidade pequena de gordura de qualquer parte do corpo e coloca na boca, porém é um procedimento um pouco mais complexo”.

Além disso, o cirurgião dentista André alertou sobre a importância de buscar profissionais especializados para realizar qualquer procedimento. “Desconfie de orçamentos muito baratos, pois o ácido hialurônico, a toxina botulínica e muitos outros materiais estéticos são importados sendo bastante caros”, indicou o profissional.

Botox X preenchimento labial

Muitos confundem o preenchimento labial com aplicação de botox na boca, porém o cirurgião plástico Dr. Juliano esclareceu que “a toxina botulínica bloqueia a ação dos músculos onde é aplicada e o ácido hialurônico tem a finalidade de preenchimento, não alterando a ação dos músculos”. Por fim, o dentista André ressaltou: “o botox na boca pode ‘derrubar’ os lábios e a aplicação de ácido hialurônico que faz essa região ficar com projeção, contorno e volume. Ou seja, aplicar botox na boca jamais”!

Como mencionado anteriormente, é fundamental realizar qualquer procedimento com um profissional realmente habilitação. Além disso, como informado, o botox na boca não é aplicável, então é importante tomar muito cuidado! Aproveite e saiba mais sobre preenchimento labial.