Casa e Decor

8 tutoriais de bordado à mão para quem quer aprender a bordar

Bordadê

Atualizado em 21.06.22

O bordado à mão é algo que nunca saí de moda e está sempre sendo reinventado. Extremamente versátil, ele pode ser feito em diferentes materiais, como toalhas bordadas, desenhos, como lindas flores, linhas e estilos. Quer investir nessa arte maravilhosa? Então, aprenda os tipos, pontos e busque inspirações!

Índice do conteúdo:

Tipos de bordado a mão para você aprender o básico

Começar a bordar é uma tarefa muito mais simples do que você imagina. Com os materiais certos em mãos, você já pode começar a dar os seus primeiros pontos. E para te orientar melhor, a dica é conferir quais são os principais tipos de bordado:

  • Vagonite: o tipo mais básico que existe, o vagonite é feito a partir de linhas retas e simétricas. Aqui, a agulha não ultrapassa a parte de trás do tecido! E ainda dá para fazer com linha ou fita.
  • Ponto cruz: outro bordado muito famoso, esse tipo resulta em um trabalho bem delicado e preciso. Como o próprio nome já diz os pontos são em formato de cruz.
  • Ponto russo: quem já viu uma máquina de costura trabalhar, deve ter observado o movimento da agulha de entrada e saída do tecido. E é o mesmo princípio desse ponto. Mas, atenção: no ponto russo, o bordado é feito no avesso do tecido.
  • Bordado com fitas: muito comum em toalhas, esse tipo de bordado permite brincar com vários desenhos e formatos. Muito fácil de fazer, ele é uma ótima opção para quem quer vender o trabalho!
  • Bordado livre: se você já está familiarizada com vários tipos de bordado, então o bordado livre é uma excelente opção, pois ele permite misturar e brincar com os mais variados pontos!

São vários os tipos de bordado que você pode escolher. Comece pelo vagonite, que é mais fácil e simples de ser feito. Escolha desenhos práticos e treine diariamente. Assim, fica mais fácil pegar a prática e costurar com perfeição!

Como fazer bordado à mão

Agora que você já sabe quais os tipos de bordado mais comuns e usados, chegou a hora de conferir como eles são aplicados na prática. E para isso, confira os vídeos a seguir que ensinam o passo a passo de como fazer diferentes bordados, desenhos e diversos materiais:

Publicidade

Bordado à mão para iniciantes

Quem nunca bordou nada na vida pode começar por esse vídeo! Muito explicativo, ele ensina o passo a passo de como fazer oito pontos básicos: ponto atrás, ponto pirulito, ponto haste, ponto caseado, ponto corrente, corrente pesada, ponto mosca e nó francês!

Como bordar letras

Um dos bordados mais comuns, sem dúvidas, é o de letras. Com elas, você consegue escrever nome e lindas frases! Para aprender a fazer diferentes modelos, a dica é conferir esse vídeo, da querida Rosália Rosarinha Bordado.

Bordado à mão com pontos fáceis

Mais um vídeo para quem está começando, esse tutorial ensina a fazer um lindo bastidor com um desenho bem simples. Ele é ótimo para praticar traços mais básicos e pegar o jeito gradualmente. Ficou curiosa? Então, confira e teste aí na sua casa!

Publicidade

Bordado no bastidor

Uma moda para lá de charmosa, o bordado no bastidor é perfeito para quem quer investir no ramo e abrir uma lojinha de bordados lindos e bem variados. Fácil, esse tutorial parte do zero com um desenho bem simples e fácil de acompanhar!

Bordado à mão em toalha de rosto

Outra opção para quem quer investir na venda de produtos com bordado, a toalha de rosto é uma aposta incrível! Um pouco mais detalhado, esse desenho requer uma experiência e concentração extra, ok? E não deixe de investir nas cores de linhas, assim, o desenho fica ainda mais bonito!

Bordado à mão em camiseta

Sabe aquela camiseta basicona totalmente lisa que você tem aí no seu armário? Que tal dar uma repaginada nela? Com um bordado bem simples, você consegue deixar a peça bem divertida, bonita e diferentona. Escolha o seu desenho e corra para pegar a agulha e as linhas!

Como bordar rosas

Uma das flores mais lindas e amadas, a rosa exala beleza! E se você ama essa florzinha especial, então a dica é aprender a bordar rosas bem detalhadas em qualquer pano. Não se esqueça de investir em linhas que tenham uma cor bonita e que combinem entre si, hein!

Publicidade

Como bordar margaridas

Agora, se você prefere uma flor mais delicadinha, então se jogue no bordado de margaridas! Perfeitas para peças mais claras, elas são fáceis de fazer e fica um charme. Você pode aproveitar a simplicidade dessa flor para combinar com outros desenhos, fica lindo!

O que não falta são opções de pontos, desenhos para você começar a sua jornada pelo mundo do bordado. A dica é sempre partir de algo mais básico, assim, você consegue pegar a prática e logo estará fazendo trabalhos simplesmente lindos!

20 fotos de bordado à mão para você se inspirar em desenhos e estilos

Que tal aproveitar que você já conhece os tipos de bordado e as maneiras de fazê-los para buscar inspirações em desenhos, traços e materiais? A lista a seguir apresenta várias ideias incríveis para você ter aquele insight e já começar a produzir a sua arte hoje mesmo. Confira:

1. Como você já sabe, o que não falta são tipos de bordados

2. Tem para todos os gostos e estilos

3. Seja para fazer um lindo bastidor bordado à mão

4. Uma peça de roupa bem bonita

5. Ou uma toalha de rosto com flores bordadas à mão

6. Você pode dar asas à imaginação

7. E investir nos desenhos mais variados

8. A dica é começar o bordado à mão por algo mais simples

9. Assim, você progride aos poucos

10. E vê a evolução do seu trabalho

11. Dá até para abrir uma lojinha de bordados

12. Você pode apostar em objetos de decoração bordados à mão

13. Ou acessórios pessoais, como um lindo colar

14. Aquele cliente especial merece um desenho exclusivo, certo?

15. Então, invista na originalidade do bordado à mão

16. E faça trabalhos que sejam a sua cara e vendam a sua marca

17. Ou, apenas tenha o bordado à mão como um hobbie

18. De qualquer forma é um trabalho incrível

19. E extremamente satisfatório ao mesmo tempo

20. Não tem como não se apaixonar!

Aproveite que você já sabe tudo sobre essa arte e confira esses lindos jeans bordados para customizar aquela sua calça básica!

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.